A tecnologia da automação residencial

 

A tecnologia tem sido um dos elementos mais importantes do nosso cotidiano. Com o passar dos anos, lidar com a tecnologia é tão simples e fácil que chegamos à conclusão que já não é possível viver neste mundo tão tecnológico.

 

Com isto, passámos de dispositivos para eletrodomésticos até à nossa casa. Você já imaginou viver em uma casa que responde a suas ordens através de um smartphone? Já ouviu falar sobre as casas inteligentes ou casas que funcionam através da automação residencial?

 

Pois é, na postagem de hoje, explicaremos em que consiste a automação residencial e alguns pontos principais que fazem parte dessa tecnologia.

O que é a automação residencial?

 

Automação residencial é um sistema que você pode incorporar em sua de forma a controlar desde portas, janelas, iluminação, eletrodomésticos ou até o sistema de irrigação do seu jardim, desde o conforto do seu sofá se tiver internet em casa ou de forma remota através do seu smartphone.

 

Estes são os 7 fatores do boom da automação residencial

 

Em 2021, tudo indica que estamos no boom do grande sucesso da automação residencial e dos edifícios inteligentes.

 

Os serviços com Amazon Home & Business Services estão facilitando o desenvolvimento da Internet das Coisas, pois oferecem uma programação muito simples, uma logística confiável, um preço já definido por aparelho, termostato ou switch, e conhecimento geral de todos os serviços oferecidos.

 

Muitos consumidores já conhecem e sabem que existem empresas que já oferecem este tipo de facilidades e que desta forma a procura e a oferta tem aumentado e assim continuará crescendo ao longo do ano.

 

  1. Grande visibilidade

 

Grandes marcas como a Apple, no ano passado, aumentaram significativamente a oferta de aparelhos para casas inteligentes. Este aumento perceptível motiva os consumidores a considerarem fazer uma compra, vendo um grande aumento no interesse em automação residencial e edifícios inteligentes.

 

  1. Tecnologia sem fio

 

Pode ser mais fácil instalar todos os dispositivos sem fio. Mas o desenvolvimento dessa tecnologia pode prejudicar a rede doméstica. Como a realidade virtual, a distribuição de vídeo 4K e a televisão OTT podem interromper uma infraestrutura sem fio que é compartilhada com dispositivos de automação residencial. Enquanto a tecnologia sem fio continua sendo desenvolvida, é necessário usar instaladores de tecnologia domésticos.

 

  1. Facilidade de instalação na maioria dos casos

 

Você pode instalar o sistema de automação residencial que desejar. Pode automatizar o sistema de iluminação ou ar condicionado e ligá-lo ou apagá-lo mesmo que esteja no seu local de trabalho. Hoje em dia qualquer dispositivo ou elemento do seu lar pode ser controlado remotamente. Em muitos casos a instalação é bem simples e nem precisa chamar alguém especializado para o ajudar.

 

  1. Dispositivo de Domótica como um presente

 

Tornou-se um tipo de presente muito frequente, expandindo o mercado para um novo segmento da população que não se interessava muito pela automação residencial. Tudo indica que 20% da população já possui algum desses dispositivos para casas inteligentes e os adquiriu como presente. Os sistemas de automação residencial ajudam a controlar os consumos de sua casa. Oferecer um sistema deste tipo é uma excelente forma de você ajudar sua família a baixar as contas de energia.

 

  1. Melhor logística

 

Hoje em dia é mais fácil encontrar, comprar e receber um produto eletrônico,  e recebê-lo no mesmo dia em casa, aproveitando uma melhor logística na instalação e na prestação do serviço.

 

  1. Cibersegurança

 

Quanto mais aparelhos digitais em casa e que sejam automatizados, cada vez mais se cria a necessidade de uma cibersegurança mais eficiente, multiplicando os sistemas de segurança física e digital, de forma a proteger os dados e a privacidade dos usuários. Por isso, automatizar a sua casa é sinónimo de segurança!

 

  1. O auge da realidade virtual e realidade aumentada

 

O serviço de automação residencial no uso de realidade virtual e realidade aumentada é um grande fenômeno que já se começa a verificar esse ano. Essa tecnologia pode ser utilizada de forma que se possa interagir com um cliente, conseguindo resolver algum tipo de problema de forma virtual evitando a necessidade de deslocamentos de técnicos, por exemplo.