A partir do ano de 2004, as redes sociais começaram a fazer parte do nosso cotidiano, atualmente, elas têm papel importante em nosso dia a dia: seja para diversão, entretenimento e comunicação e até mesmo no que diz respeito à informação. 

Também percebemos que sempre surge uma nova rede social. Como exemplo, recentemente, vimos o crescimento sem limites do TikTok que rapidamente ganhou o gosto popular. 

Algumas redes surgem e permanecem, outras crescem e logo caem no esquecimento. Por esse motivo, as mais populares têm apostado na diversidade de funcionalidades dentro das plataformas, para torná-las mais interessantes e interativas. 

Maiores redes sociais em número de usuários 

Logo abaixo, veremos as 5 maiores redes sociais utilizadas em 2021, confira: 

  • Facebook: 2.7 bi de usuários (A maior rede social) 

O Facebook é a maior rede social do mundo. Ela foi lançado no dia 04 de fevereiro de 2004, sendo que, no ano de 2012 a plataforma alcançou a marca de 1 bilhão de pessoas ativas. Atualmente, a mesma é a rede social mais usada e conta com mais de 2.7 bilhões de usuários ativos ao redor do planeta. 

O Facebook ainda é o mais usado no mundo e a plataforma de Zuckerberg está em constante atualização e crescimento. Atualmente, ela conta com várias ferramentas que possibilita a interação entre os usuários. 

  • YouTube – 2. 291 bilhões de usuários 

O YouTube foi criado, em 2005, com o intuito de ser um local para fazer upload de vídeos, porém, devido ao crescimento sem controle da plataforma, em 2006 o Google acabou comprando. A mesma foi o responsável por revolucionar a forma com que as pessoas consumem conteúdos audiovisuais. Atualmente, são mais de 2.2 bilhões de usuários ao redor do mundo. 

Alémde ser considerado uma rede social de muito sucesso, o YouTube é também o segundo maior buscador, ficando atrás apenas do Google. 

O grande sucesso e crescimento sem limites da plataforma se dá graças a sua diversidade de conteúdos e sua facilidade na utilização. 

No YouTube, encontramos vídeos de todos os segmentos e para todas as idades. Seja um tutorial, um vídeo clip, desenhos animados ou até mesmo uma reportagem jornalística. A plataforma realmente é completa e temos a possibilidade de utilizá-la tanto logado ou não, isso a depender do tipo de conteúdo. 

  • WhatsApp – 1.5 bi de usuários 

Considerada a 3° maior rede social. O WhatsApp é um dos melhores aplicativos para o envio de mensagens. Também, é possível o envio de vídeos, documentos, áudios e imagens. Atualmente, o aplicativo é usado por mais de 1.5 bi de pessoas. 

Durante a pandemia, com a diminuição nos encontros presenciais, o WhatsApp passou a ser a principal ferramenta de comunicação entre as pessoas. Porém, com as novas políticas da plataforma, outros mensageiros como o Telegram e Signal se tornaram grandes concorrentes do aplicativo. 

O WhatsApp também disponibiliza o app para empresas, denominado WhatsApp Business, onde há uma série de ferramentas para a comunicação entre empresa e cliente. 

  • Instagram– 1.2 bilhões usuários 

Lançado em outubro de 2010, o Instagram está na lista das maiores redes sociais no mundo, sendo que a mesma é a 4° maior rede social no Brasil. Atualmente, a plataforma conta com mais de 1.2 bilhões de usuários. 

O Instagram é utilizado para o compartilhamento de fotos e vídeos. Existe a possibilidade de compartilhamento de vários tipos de formatos de conteúdos, tais como: vídeos, fotos, histórias em vídeos até vídeos ao vivo.  

A plataforma também disponibiliza o perfil para negócios, onde há uma análise mais detalhada da conta que podemos ver várias estatísticas. 

  • TikTok – 689 milhões de usuários 

TikTok é um aplicativo de criação e compartilhamento de vídeos curtos, o mesmo foi criado na China. Com pouco tempo de criação, ele passou a ser conhecido mundialmente e ganhou muita popularidade entre os jovens. Em 2019, ele foi o app mais baixado na play store. 

O TikTok é pertencente à empresa ByteDance, fundada por Zhang Yiming. Atualmente, a mesma conta com mais de 689 milhões de usuários ativos. E, até data dessa publicação, a rede social não para de crescer. 

Veja também: O que é e como funciona o Twitch TV 

Conclusão: 

A uns 17 anos atrás, jamais iríamos imaginar que as redes sociais ganhariam o mundo com tal proporção. Atualmente, elas disputam entre si e crescem de maneira incontrolável. O Facebook, por sua vez, têm se mantido firme na primeira posição. Porém, sabemos que, ninguém pode prever próximos capítulos.