Conheça quais os 5 truques para desobstruir canos em casa e evitar que entupam, através das simples dicas que daremos aqui neste artigo.

Os canos e ralos de nossa casa costumam ficar entupidos de vez em quando. Para resolver este incômodo problema, alguns cuidados devem ser adotados, como exemplo, evitar jogar  restos de comida nas pias quando lavamos a louça, lenços umedecidos e papel higiênico que despejamos nos vasos sanitários, cabelos que, ao pentearmos ou tomar banho, acabam sendo engolidos pelo ralo das pias e chuveiros, etc.

Com o uso e, sobretudo, por falta de cuidado, às vezes os canos entopem causando maus odores e gerando entupimentos irritantes e pouco higiênicos. Quando o caso é grave, o correto é contratar um profissional que realiza o caça vazamento.

Como resolver o problema? Às vezes, se a obstrução não for muito grave, não é necessário avisar uma empresa para o desbloqueio ou ter os serviços de um encanador, podemos consertar em casa com facilidade e com produtos de fácil descoberta. Mas a primeira coisa é saber prevenir.

Como evitar entupir o cano

  • Não deixe passar restos de comida. Jogue os restos no lixo, antes de colocar pratos, panelas e potes na pia.
  • Não jogue papel não degradável no vaso sanitário.
  • Não jogue o óleo das latas na pia, melhor despejar em vasilhames e jogar fora ou em um ponto limpo, pois é criado um filme que faz com que os alimentos fiquem presos e entupam os canos.
  • Uma vez por semana, despeje uma panela com água fervente na pia para derreter a gordura acumulada e evitar o entupimento.

Maneiras de desentupir um cano em casa

Confiram a seguir quais as principais formas de desentupir um cano em casa:

Desentupidor

O principal método para obstruções menores. Encha a pia um pouco com água, coloque o êmbolo no orifício de drenagem e pressione para bombear.

Bicarbonato de sódio e vinagre

Um truque clássico e eficaz. Despeje meio copo de bicarbonato de sódio e metade de uma embalagem de vinagre branco na pia ou ralo. Deixe descansar por 15-20 minutos (você verá muitas bolhas), em seguida, jogue uma panela com água fervente pelo mesmo orifício. Repita o processo quantas vezes forem necessárias.

Produtos químicos

Você pode fazer uso de produtos específicos para limpar os canos, como soda cáustica, ou, ácido clorídrico. Lembrando que deve seguir passo a passo as instruções do fabricante, pois geralmente são produtos perigosos. NUNCA adicione soda cáustica com ácido ao mesmo tempo, escolha um dos dois produtos.

O melhor é deixar o produto de sua escolha agir durante a noite, sem adicionar água.

Cabide ou fio

Outro truque muito usado é pegar um arame ou cabide fino (melhor se terminar em U) e colocar no ralo para tentar pegar os cabelos que caem no ralo na hora do banho ou de pentear os cabelos.

Limpando o sifão

Os coletores de esgoto têm rosca e são muito fáceis de limpar. Feche a água da torneira e coloque um balde sob o sifão. Ao desenroscar, toda a água e sujeira acumulada cairão. Aperte de volta e pronto.

Essas são dicas simples que podem ajudá-los a evitar o entupimento de canos em sua residência, mas que se colocadas em prática proporcionam ótimos resultados e você se verá livre de problemas como este.

Se depois de tentar esses truques caseiros ainda tiver problemas com canos e ralos entupidos, é melhor entrar em contato com um profissional qualificado em desentupimento e vazamentos, seja um encanador ou uma empresa de limpeza que pode resolver o problema.