Com um mercado cada vez mais competitivo e um público mais exigente, as empresas precisam desenvolver os seus processos e produtos para manterem-se relevantes. Assim, o uso do CRM logística é crucial para a melhoria do desempenho e para a estratégia de crescimento e organização empresarial.

A análise e o aprimoramento de todas as etapas ajudam a identificar o perfil dos clientes, a satisfazer suas necessidades e a proporcionar uma boa experiência, mas também facilitam a ordenação, automatização, transparência e facilitação de todo o processo.

Mas, o que exatamente é o CRM e porque ele deve ser aplicado aos processos de logística das empresas?

O que é CRM?

O Customer Relationship Management, mais conhecido como CRM, é uma ferramenta de marketing que promove a visualização gráfica de todas as etapas do setor de vendas. 

Na prática, ela permite o gerenciamento de cada uma das áreas, desde a captação de prospects até o relacionamento pós-venda.

O fato é, que quando as informações sobre o fornecimento, as vendas, o envio de produtos e tudo mais, passa a estar concentrado em um único ambiente, a organização e o aprimoramento de cada etapa se torna mais fácil de realizar.

Nesse aspecto, o supply chain (cadeia de suprimentos) das organizações têm um peso considerável no sucesso de uma venda e na satisfação do cliente. 

Por isso, o aperfeiçoamento de todo esse sistema resulta em melhores vendas e resultados mais satisfatórios para toda a empresa.

Os benefícios de utilizar o CRM

As ferramentas de CRM tem grande impacto, inclusive nos processos de logística. Até porque, a funcionalidade e a otimização dessas etapas impactam diretamente na experiência final do cliente.

Assim, os softwares de gerenciamento podem centralizar informação de diversos setores da logística e disponibilizá-las em tempo real para todos os colaboradores, por exemplo, as informações sobre:

  • Armazenagem;
  • Despacho de carga;
  • Transporte;
  • Rastreamento de mercadorias;
  • Integração das etapas da cadeia de suprimentos.

Assim, a integração de todas essas etapas pode ajudar a empresa, trazendo benefícios como:

  • Crescimento da satisfação do consumidor

Por meio do uso dos softwares de CRM, a empresa é capaz de identificar os setores que mais têm apresentado problemas no processo de venda e solucioná-los com maior eficiência e rapidez. 

Isso torna o serviço prestado mais ágil e deixa o consumidor mais satisfeito.

Além disso, é possível acompanhar cada um dos processos de venda e, dependendo do programa utilizado, monitorar todas as interações, desde as conversas, datas e até o atendente responsável por aquela venda.

Assim, é possível analisar o desempenho do atendimento, providenciar uma sessão de treinamento e fazer com que a experiência seja ainda mais satisfatória para os consumidores, bem como identificar as formas de tratativas mais eficazes. 

Lembre-se que essa experiência positiva é crucial para o seu negócio. Isso porque, estudos indicam que clientes satisfeitos gastam até 67% mais do que os novos consumidores, e esses investimentos tendem a crescer a cada nova compra bem sucedida, principalmente quando adequadamente acompanhada – da compra à entrega.

  • Fidelização dos clientes

Uma vez que os consumidores estejam satisfeitos com o serviço prestado, o atendimento e o produto recebido, essas ferramentas de gestão de clientes podem, ainda, possibilitar as ações de fidelização do cliente.

Esse tipo de investimento é mais barato do que a captação de novos leads e ainda trazem bons benefícios ao seu negócio. 

Isso porque, ao converter um freguês em um fã do seu negócio, esse encantamento gerado aumenta a probabilidade de recomendação e promoção gratuita.

Dados sugerem que os clientes que chegam a sua empresa por meio da recomendação vinda das redes sociais têm até 43% mais chances de finalizar a compra. 

Mais ainda, esse número sobe para 92% quando essas pessoas são recomendadas por conta da satisfação de um amigo ou familiar.

Assim, manter o relacionamento pós-venda é essencial para a melhoria do faturamento da empresa e para a referência do negócio perante o mercado.

  • Agilidade na automatização dos processos

Uma das principais vantagens da CRM logística é a automatização dos processos e a compilação das informações em um único local, que pode ser acessado remotamente ou por um computador de mesa, principalmente para identificação de qual etapa do processo está um serviço/produto.

Deste modo, é possível facilitar o acesso às informações detalhadas sobre o armazenamento de produtos, transporte, monitoramento de carga, data e horário de entrega, entre outros processos que vão trazer mais segurança e controle sobre o produto final e, consequentemente, na melhora da experiência do cliente. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.