Como surgem as varizes?

O corpo humano transporta o sangue através de dois tipos de vasos sanguíneos: as artérias, elas levam o sangue do coração, que contem oxigênio, para o restante do corpo, e as veias, transportam o sangue cheio de gás carbono para o coração e pulmão.

Tendo em mente o transporto do sangue por estes vasos podemos perceber que as veias dos pés e das pernas tem que trabalhar mais, estando contra a gravidade, por este motivo o nosso corpo tem espécie de válvulas.

Essas estruturas funcionam com o objetivo de mandar o sangue para cima impedindo que ele volte, há casos em que pode estas válvulas podem ocorrer defeitos, e o sangue voltar. O resultado disso é o acumulo de sangue nas veias, causando uma dilatação e começam a ficar tortas, formando as varizes.

Quais os principais fatores para surgirem varizes?

Há vários fatores que ocasionam o risco de se surgir varizes, o principal deles é a hereditariedade. Sendo assim que parentes seus mais próximos, tipo pais, tios ou avós, sofrem com varizes, existe uma grande chance de você também desenvolver esses problemas.

Isso acontece pois pode se herdar veias mais frágeis, tendo um risco maior de causar as varizes.

Ser mulher

Hormônios femininos, podem ter a dilatação das veias, diminuir a força das paredes dos vasos e dificultar o funcionamento das válvulas responsáveis pelo retorno venoso.

Gravidez

Durante a gravidez a produção de hormônios femininos aumentam, tendo uma chance maior de ocorrer estes problemas.

Idade

Com o passar da idade a probabilidade de ter varizes aumenta, a partir dos 30 essa chance já começa a aumentar, e com o passar da idade tende a piorar.

 Tratamentos

Médicos podem recomendar exercícios, colocar as pernas para cimas, evitar roupas apertadas, utilizar meias próprias para aliviar tais áreas.

E pode se perceber que algumas vezes zera necessário cirurgia de varizes goiania, apesar de mais evasivo, este método pode ser mais rápido.