Pular para o conteúdo

4 benefícios da gestão de frete

    Se tem algo que mudou nosso modo de pensar o universo comercial de compra e venda, é o comércio eletrônico, sem sombra de dúvida. Mas ele envolve aspectos menores aos quais nem sempre nos atentamos, como é o caso da gestão de frete.

    Alguns gestores, empresários e empreendedores em geral talvez cheguem ao ponto de nunca ter ouvido falar nesse termo. Obviamente, sabem da importância do frete, mas não encaram essa questão fundamental pela ótica de uma gestão propriamente dita.

    Nisto reside o fato de muitas marcas tentarem marcar presença na internet, até criarem uma loja virtual ou se inscrever em um marketplace, mas não obter o sucesso desejado. Já uma empresa de serviços como instalação de letreiro fachada, não tem esse problema.

    Claro, pois todo setor de prestação de serviços dispensa a necessidade de frete e despacho, certo? Nem tanto, pois em algum momento, também precisará entrar em contato presencial com seu cliente, quando for a hora de executar o serviço negociado pela internet.

    Isso mostra como a esfera digital é multifacetada, ou seja, capaz de abranger uma série bastante diversificada de soluções e propostas comerciais. O que, por sua vez, retorna ao ponto de que é preciso saber implementar soluções de gestão.

    Tanto que hoje, quando o assunto é venda pela internet, já se fala até em Same Day, que nada mais é do que a entrega ocorrida no mesmo dia. Assim, se a pessoa compra uma câmera de monitoramento com áudio, ela quer receber em menos de 24h.

    Agora, se o item será entregue pela transportadora em menos de um dia, imagine como não precisa ser a gestão interna que a empresa tem em relação aos itens vendidos. Algumas demorariam mais de 24h só para fazer a logística interna, o que seria prejudicial.

    Daí que tenhamos decidido escrever este texto, por achar que o assunto é fundamental para a reputação e os resultados de qualquer empresa que está no comércio eletrônico. Além disso, falar de frete inclui também segurança e preço justo, como veremos.

    Tudo isso ganha ainda mais importância diante do fato de que atualmente as novas gerações de clientes e compradores estão cada vez mais exigentes. Com elas, tudo precisa acontecer na velocidade da tecnologia, ou a empresa vai ficar para trás.

    Inclusive, já não depende do segmento ou do modelo de negócio, pois toda marca precisa otimizar seu processo e ser ágil, seja uma firma que lida com algo popular como limpeza de carpete automotivo ou alguém do setor industrial mais nichado.

    Dito isto, se você ficou curioso sobre como implementar os principais benefícios da gestão de frete que podem tornar seu e-commerce muito mais competitivo, aumentando as vendas e a satisfação da sua clientela, basta seguir com a gente até o fim deste artigo.

    Afinal, o que é gestão de frete?

    Como já deu para entender até aqui, a gestão de frente é uma administração empresarial que visa lidar com o despacho de produtos de modo racionalizado, em vez de simplesmente deixar os setores envolvidos seguirem sem regras.

    Para isso, é preciso reconhecer que existe toda uma cadeia de departamentos, equipes e colaboradores que podem estar envolvidos. Sem falar no volume de processos, informações e prazos que também costumam envolver esse universo.

    Quando a empresa lida, ela própria, com transporte expresso e logística, tudo isso fica mais evidente, já que seu carro-chefe é a própria realidade da entrega de produtos, volumes e itens em geral. Mas, e quando a empresa vende itens como celulares ou roupas?

    Certamente, a importância de racionalizar o processo é a mesma. O que pode passar pelo levantamento dos seguintes pontos essenciais:

    • Planejamento estratégico;
    • Centralização de informações;
    • Otimização de processos;
    • Treinamento e reciclagem geral;
    • Automatização de processos internos;
    • Cotações e comparativos;
    • Emissão de notas fiscais e afins.

    Ou seja, o que tudo isso mostra é que existe uma diferença básica entre operação, que é algo que a empresa vai fazer de qualquer jeito, pela correria do dia a dia, e gestão. Neste segundo caso, o que temos é o domínio teórico, técnico e prático da operação rotineira.

    Além de responder o que é a gestão de frete, isso também já mostra sua importância para as empresas que realmente queiram se destacar no universo digital.

    Até porque, se por um lado a internet oferecer mil e uma oportunidades, também é verdade que ela se tornou competitiva e tende a afastar as marcas que não conseguem agradar o seu público-alvo de maneira contínua.

    Nesse sentido, é fundamental montar um plano estratégico, alinhar equipes, antecipar demandas, automatizar processos e tudo o mais que nos encaminha para os benefícios de uma gestão de frete bem feita, o que contribui para um negócio sólido e sustentável.

    1. Modernização da empresa

    Um aspecto indiscutivelmente vantajoso ou benéfico sobre implementar uma gestão de frete é que isso vai modernizar a empresa, criando um círculo virtuoso que tenderá a impactar na própria cultura do negócio. Ou seja, na sua filosofia de trabalho como um todo.

    Afinal, não é possível falar da gestão sem falar da produção, ou do almoxarifado, ou do estoque e da logística. Assim, a firma ganha uma visão holística sobre seu próprio negócio, o que pode fazer toda diferença em termos de modernização.

    Um exemplo muito claro disso é a implementação de softwares, programas e até aplicativos que ajudam com a gestão de frete.

    Como uma empresa que vende a matéria-prima para quem instala letreiro luminoso para fachada de loja, que ao implementar um programa de gestão vai ter a chance de conhecer melhor toda sua cadeia de compra de insumos.

    Assim, é possível cotejar esses materiais em relação aos seus fornecedores, talvez encontrando oportunidades que se mostrem mais interessantes do que a atual.

    Ou seja, o foco começou na gestão de frete, mas acaba em algo muito mais abrangente, que inclusive também vai melhorar a eficiência do próprio despacho dos itens, com isso impactando positivamente tanto o público, quanto o caixa da firma.

    2. A opinião do seu público

    Ninguém que atua na internet pode ignorar a importância da opinião dos clientes, já que hoje em dia eles nem sequer precisam do seu SAC para se expressar. Eles podem correr até as redes sociais e dizer para todo mundo o que acham do seu trabalho.

    Diante disto, é fundamental manter o comprador sempre satisfeito, sendo que um dos aspectos mais importantes para isso tem a ver, justamente, com fretes e prazos.

    Mesmo no caso B2B (business to business) é assim, e talvez até mais exigente. Imagine a correria de alguém que precisa de uma vistoria cautelar caminhão para poder seguir com sua operação diária.

    Certamente, se esse empresário contratar qualquer serviço ou comprar algum produto pela internet, ele terá uma expectativa de excelência.

    Depois, a experiência que ele teve vai se transformar em opinião pública. Assim, uma gestão de frete bem feita é algo que impacta diretamente no seu reforço de marca, gerando o benefício do fortalecimento do seu negócio.

    3. Um controle mais centralizado

    Já falamos sobre o aspecto da tecnologia, mas isso tem outra implicação, que é a da centralização de controle, o que vai desde traços financeiros até traços estratégicos de médio e longo prazo.

    Neste sentido, a gestão de frete é uma maneira inteligente de compreender a empresa, o que também acaba por evitar a ocorrência de erros e prejuízos gerais.

    Um exemplo prático do que essa centralização permite é a geração de relatórios. Com isso, até uma empresa que fornece endereço fiscal para abertura de empresa pode gerar métricas e monitorar sua operação, sempre com vistas ao crescimento.

    Afinal, se você criou um banco de dados em função da gestão de frete, depois isso vai permitir uma aplicação que se aproxima do famoso BI (Business Intelligence). Em outros casos, a centralização permite até mesmo um monitoramento em tempo real.

    4. O ganho da economia geral

    Não é possível falar sobre crescimento corporativo sem mencionar a necessidade de otimizar processos e enxugar os gastos e o tempo perdido.

    Ou seja, é preciso ganhar tanto em termos financeiros, quanto em agilidade. Acima falamos sobre Business Intelligence, justamente porque uma das grandes vantagens que ele traz é a da economia ou redução de custos e gastos.

    Até um negócio local como o de martelinho de ouro pequenos amassados precisa entender que informação é poder, como se diz. Deste modo, a gestão de frete dá os subsídios de que os donos precisam para traçar metas de crescimento e cenários futuros.

    Dessa maneira, a economia geral de tempo e de recursos instala a empresa em uma realidade que vai permitir análises bem mais amplas, e tomadas de decisão mais assertivas.

    Considerações finais

    Uma das maiores preocupações que uma marca precisa ter no universo digital é a da gestão de fretes, algo diretamente ligado à satisfação do cliente e ao crescimento do negócio.

    Para isso, seus donos e gestores precisam dominar aspectos como modernização da empresa, automatização de processos, centralização de dados, opinião do público e muito mais.

    Com os conceitos básicos e os benefícios práticos trazidos acima, você já pode começar a mergulhar de cabeça nesse universo, extraindo disso os melhores resultados.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.