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A-COMMERCE: ENTENDA COMO A AUTOMATIZAÇÃO PODE AJUDAR O VAREJO

    A automação atingiu diversos setores da sociedade, como o comércio. O uso de recursos tecnológicos no a-commerce para varejo está se tornando cada vez mais ativo. 

    Afinal, a automação do processo de vendas já está revolucionando o mercado. Hoje, nos deparamos com sistemas de gestão como ERP, CRM e plataformas de análise de dados que agilizam as atividades e aumentam a eficiência da loja no ambiente online e até físico.

    Portanto, o próximo passo na transformação é o a-commerce, ou a automação do comércio eletrônico.

    Ela transforma a aplicação da tecnologia de forma adequada para melhorar a competitividade, praticidade e personalização na hora da compra. Saiba tudo sobre o a-commer no texto abaixo.

    O que é a-commerce?

    A-commerce refere-se ao uso de tecnologia de ponta para melhorar comércios e prestação de serviços.

    A prioridade atual de uma empresa de varejo não é alugar espaço comercial, por exemplo, mas implementar recursos técnicos no processo de venda de brinquedos para cachorros hiperativos e demais produtos.

    No entanto, para entender a estratégia do a-commerce, você precisa saber quando e onde seus clientes estão para fornecer uma experiência de compra automatizada e adaptada às necessidades reais que apresentam.

    Desse modo, o a-commerce é muito mais sobre criar uma experiência personalizada por meio da automação de processos.

    Onde o a-commerce pode ser utilizado?

    A automação é uma tática importante para evitar que as empresas percam tempo. Afinal, quando uma operação é automatizada, todo o fluxo de trabalho, desde o serviço de contabilidade preço até a entrega do produto, é agilizado.

    O principal objetivo da automação é otimizar o tempo de operação e os recursos. Portanto, se você deseja crescer no mercado, é fundamental automatizar suas tarefas de e-commerce. E se você deseja melhorar seus negócios, este artigo apresentará três processos típicos do comércio eletrônico que podem ser beneficiados pela automação. 

    1. Gestão de estoque 

    Como você confirma o pedido quando sua loja o recebe? É muito provável que os funcionários precisem verificar manualmente se um produto está em estoque, categorizar esse item e atualizar o sistema. 

    Imagine que um cliente compra peças para CNC no e-commerce, mas assim que a empresa recebe o pedido, percebe que o item está em falta. Isso é uma falta de sincronização entre a loja virtual e o estoque físico. 

    Apesar de muito comum, situações como essa prejudicam o relacionamento com o consumidor e a imagem da marca.

    Esta etapa geralmente resulta em erro e requer retrabalho. Isso porque o estoque é uma das fases do e-commerce focada na armazenagem e na quantidade de informações e ações, permitindo todo o gerenciamento de vendas e envios. 

    Assim, quanto mais manual, maior a taxa e risco de erro. 

    Idealmente, deve existir um sistema integrado na loja, como um sistema de gerenciamento de produtos, que verifica automaticamente as lojas virtuais, páginas de produtos e estoque. 

    É esta automatização no e-commerce que reduz o trabalho de gestão de estoque e, por consequência, o risco de erro.

    1. Fluxo de pagamento

    O fluxo de pagamento do e-commerce é gerenciado por um responsável pela confirmação de pagamentos, emissão de notas fiscais e acompanhamento da finalização dos check-outs. 

    É muito comum que os fluxos de pagamento sejam feitos manualmente. Mas o grande problema é que leva tempo para os funcionários, demandando alta atenção, além de expor o processo a erros.

    A opção por automatizar o fluxo de pagamentos com sistema de gestão financeira para pequenas empresas resulta essencialmente em uma integração eletrônica das operações financeiras externas e internas da empresa.  

    1. Ações de Marketing 

    O marketing como um todo precisa ser escalável e eficiente. Ou seja, é pertinente fugir das ações manuais que são muito comuns nessa área.

    E-mail marketing, postagens em redes sociais e criação de newsletters, na maioria das empresas, tudo é feito manualmente. No entanto, o a-commerce também facilita muito as atividades de marketing e comunicação eficiente com os clientes e leads.

    Isso ocorre porque você pode usar a automação para agendar postagens e artigos, criar modelos de newsletters e listas de discussão, além de publicar artigos e vídeos. 

    Com esse tipo de programação, tudo é centralizado e se torna mais rápido e eficiente, otimizando o alcance e os resultados de conversão.

    Quais são os benefícios do a-commerce?

    A automação pode ser aplicada a uma variedade de atividades organizacionais, como facilitar o compartilhamento de informações para terceirização financeira.

    Quando usada corretamente, ela tem muitos benefícios. Confira-os a seguir.

    Aprimora o atendimento

    A tecnologia contribui significativamente para melhorar o relacionamento com os clientes. Um bom exemplo é o uso de chatbots, que são robôs programados para simular interações humanas com consumidores em chats e outros canais de atendimento.

    Os chatbots ficam disponíveis 24 horas por dia e comunicam-se rapidamente com pessoas interessadas em realizar um negócio, seja ele voltado a serviços, como a instalação de portas corta fogo, ou mesmo a compra de um produto efetivamente, como uma peça de roupa. 

    Essa agilidade na resposta e atendimento reduz dúvidas e aumenta as chances de conversão.

    Com todos esses benefícios, os chatbots podem ser usados em diferentes tipos de plataformas, inclusive nas redes sociais.

    Integra as informações

    Um dos maiores problemas para as empresas é a falta de transparência na comunicação. Isso ocorre porque muitos departamentos não compartilham informações, o que dificulta a integração da equipe.

    A tecnologia é crucial nesse aspecto, possibilitando a integração e tomada rápida de decisão. 

    Afinal, por exemplo, para trabalhos de balanceamento, toda a empresa tem acesso aos dados em tempo real, aos valores gastos e recebidos e conforme a necessidade de acesso aos documentos, o que é fundamental para realizar os ajustes necessários em tempo hábil.

    Isso também se aplica a informações sobre serviços, transações de compra e outras tarefas executadas por vários departamentos do escritório de contabilidade São Paulo.

    Entrega mais eficiência

    A automação do e-commerce elimina processos que não se adequam ao dia a dia da sua empresa e reduz o trabalho manual.

    Dessa forma, a tecnologia ajuda a acelerar tarefas e melhorar a eficiência, possibilitando o foco em outras demandas mais estratégicas ou que envolvam criatividade e tomada de decisão.

    Nesse sentido, seguindo o exemplo anterior, uma empresa de contabilidade pode implementar um sistema para armazenar dados de clientes e contribuir com os cálculos.

    Portanto, é possível acessar informações relacionadas à preparação da iniciativa de financiamento com um clique.

    Tenha uma equipe que se comprometa mais com a empresa

    Outro benefício de automatizar o processo está relacionado ao envolvimento dos funcionários nos diferentes processos e atividades, inclusive para empresas de manutenção de elevadores.

    Você pode imaginar o impacto positivo de remover tarefas repetitivas dos ombros de uma equipe. A automação certamente motivará e engajará ainda mais todos em seu trabalho, que se sentiram parte importante do negócio.

    Os funcionários só precisam verificar o sistema de tempos em tempos para garantir que tudo esteja funcionando conforme o planejado.

    Por exemplo, se você vende online mas não tem site e faz tudo via WhatsApp, implementar uma ferramenta que integre sua planilha de acompanhamento de clientes com seu software financeiro resultará em gerenciamento de clientes e faturas, permitindo que em contatos com os clientes, os operadores já compreendam o cenário e as demandas desse público.

    Dicas para automatizar sua loja online

    Aqui estão algumas dicas para automatizar serviços e processos de e-commerce para tornar suas atividades mais organizadas e eficazes.

    Automatize processos internos

    Como mencionado anteriormente, administrar um negócio online pode ser uma tarefa assustadora sem a otimização do fluxo de trabalho do comércio eletrônico.

    Para evitar isso e manter o e-commerce crescendo, você precisa automatizar sua loja. Primeiro, contudo, precisamos definir o que é uma tarefa repetitiva. 

    Para isso, imagine atividades como a impressão de etiquetas e informações de rastreamento. No caso de uma empresa receber vários pedidos, considere que ela precisará aplicar manualmente cada detalhe à transportadora. 

    Isso demandaria muito tempo e é uma atividade considerada de fácil execução para maquinários adequadamente configurados.

    Enquanto isso, no formato manual, o fluxo ainda precisará da impressão da etiqueta para envio. Mais ainda, pode ser necessário procurar o número de rastreamento diariamente e adicioná-lo manualmente ao mercado. Outro passo muito importante é notificar o cliente.

    No entanto, há softwares que podem resolver todas essas etapas rapidamente e deixar a equipe livre para se dedicar a outras áreas da loja, melhorando os resultados sem prejudicar a entrega da máquina de fazer gelo em cubo industrial preço para uma rede de restaurantes, por exemplo.

    Monitore cada compra

    Comentários e notas são fundamentais no atendimento online. Por esse motivo, certifique-se de que sua loja online tenha uma boa reputação.

    Para isso, você precisa manter contato com seus clientes mesmo depois de receber o pedido deles.

    Primeiro, pergunte se ele gostou do item e se a entrega foi bem sucedida. Em seguida, peça educadamente um feedback sobre a loja virtual.

    A melhor maneira de fazer isso é enviar um e-mail automático. Afinal, ligar para cada cliente pode parecer mais eficaz, mas leva mais tempo.

    A criação de e-mails automáticos que incluem pesquisa é a solução mais eficiente em termos de tempo para coletar feedback e efetividade ao mensurar essas respostas, visto que a automação da coleta de dados também pode ser feita.

    Lembre-se de que as avaliações afetam as vendas. Automatizar esse processo ajudará você a se tornar uma loja online escalável.

    Desenvolva estratégias de nutrição de leads

    Você sabia que ao trabalhar com e-commerce, apenas 3% dos leads estão prontos para fechar uma transação? Além disso, 47% ainda não estão convencidos a comprar e 50% nem mesmo comprarão.

    Em outras palavras, 47% dos visitantes ainda não compraram na loja online, mas se houver investimento no desenvolvimento de leads, poderão se tornar compradores no futuro.

    Por isso, a estratégia de desenvolvimento de leads é crucial e tem de ser sutil e amigável, demandando ações estratégicas e personalizadas. Nesse sentido, é necessário evitar o envio de mensagens e promoções aleatórias constantemente.

    Tudo o que você precisa criar é um conjunto automatizado de e-mails que guiarão os leads por todas as etapas do funil de vendas para concluir a compra. 

    Isso pode ser feito por meio da classificação do relacionamento dos leads ou conforme os contatos realizados e conteúdos/páginas acessados.

    Use o Lead Scoring

    Existe uma ferramenta de qualificação de leads chamada lead scoring. É bastante completa, considerando aspectos diversos ao analisar leads e fornecendo notas para leads. 

    As notas são baseadas no histórico de resultados do e-commerce. A ferramenta avalia o perfil de cada lead, levando em consideração as seguintes informações: 

    • Faixa etária; 
    • Localização geográfica;
    • Nível de escolaridade; 
    • Profissão;
    • Relacionamento com a marca.

    A ideia é que a pontuação de leads revele quais têm o maior potencial de compra para transformá-los estrategicamente em compradores.

    Esses são os pontos fundamentais do a-commerce, a automação para o varejo eletrônico. Planeje-se e capacite sua equipe para aproveitar esses benefícios e tornar os fluxos mais dinâmicos, potencializando as oportunidades de lucros e novos negócios.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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