O que é comunicação visual?

Comunicação visual é um tipo de linguagem que utiliza recursos para transmitir uma mensagem.

Estamos rodeados de informações visuais, por exemplo, as placas de trânsito, as cores do semáforo, as placas indicativas dos banheiros feminino e masculino, os anúncios em outdoor ou anúncios na tv. 

O uso de imagens para transmitir uma informação, pode ser mais eficaz que o uso de um texto escrito, pois uma imagem chama mais atenção. 

Uma marca famosa, por exemplo, procura usar menos texto explicativo. De fato, a comunicação visual é fundamental para publicidade, pois exige um tempo menor para veicular uma ideia.

Estratégias da comunicação visual

  • Usar imagens para mostrar o impacto do seu trabalho
  • Usar as cores para chamar a atenção
  • Usar recurso visuais para contar histórias

A criação de uma imagem é um tipo de linguagem que utiliza elementos da comunicação visual. 

Um mapa, por exemplo, utiliza  elementos da linguagem visual como linhas, cores, contraste, ponto e movimento. 

São a partir desses elementos que interpretamos o que cada mensagem deseja nos transmitir.

Para desenvolver uma estratégia eficiente, é importante estar atento para o seu público-alvo.

 O público jovem prefere produtos mais modernos, enquanto outros podem preferir produtos mais clássicos.

 Vale lembrar que isso vai depender do seu tipo de negócio.

O uso das cores é fundamental para uma boa comunicação visual, elas despertam sensações, fazendo com que sua marca ou produto sejam a solução para aquilo que foi despertado.

Importância da comunicação visual

A comunicação visual é importante para a publicação de algo ou para que as pessoas entendam mais rápido e fácil o que uma empresa está querendo dizer.

A grande concorrência no mercado empresarial faz com que a disputa pelo sucesso se torne intensa. 

Como vemos muitas empresas espalhadas, é natural que a disputa seja acirrada nos meios de comunicação.

Para alcançar o tão sonhado sucesso e se destacar entre os concorrentes que oferecem o mesmo tipo de produto ou serviço que o seu, é essencial procurar alternativas de melhora e visibilidade do negócio, para que ele nunca fique estagnado.

Uma das estratégias que as empresas devem optar, além de oferecer um serviço de qualidade, é apostar nas técnicas de comunicação visual. 

O setor de comunicação visual tende a desenvolver projetos e produtos visuais para atrair novos clientes, por meio da divulgação e criação de campanhas publicitárias.

Não é somente com o uso dos outdoors e panfletos que a comunicação visual trabalha, existe uma vasta opção de trabalho, seja ela impressa ou não. 

7 principais formatos de comunicação visual

  • Infográficos
  • Diagramas
  • Fluxogramas
  • Roadmaps
  • Gráficos e tabelas
  • Relatórios
  • Apresentações

 

Personalização

Muitas empresas optaram por personalizar seus produtos, colocando sua identidade visual aos elementos da empresa.

Isso é essencial porque facilita a visualização da marca, e os clientes tendem a lembrar mais de imagens do que textos enormes.

Tem um ditado que diz: quem não é visto não é lembrado, e isso é uma verdade, se você não divulga sua marca, como as pessoas vão saber que você existe?

A personalização pode ser através de:

  • Canecas
  • Sacolas 
  • Mochilas
  • Uniformes 
  • Etiquetas
  • Cartões de visitas
  • Carros personalizados
  • Canetas
  • Blocos de anotações
  • Chaveiros
  • Calendários
  • Garrafinha de água

Comunicação visual é importante porque tem um alcance de entendimento maior, podendo ser visto por pessoas de vários países, com idiomas diferentes, pois não há a necessidade das palavras. 

Desse modo,a linguagem visual acaba sendo mais acessível, chegando de maneira mais rápida a um maior número de pessoas.

Vale lembrar que não é porque uma ideia está sendo transmitida por meio da linguagem visual que ela não pode ser informada também pela linguagem escrita ou sonora. 

Muitas vezes, os gráficos e desenhos vêm como uma forma de complementar a mensagem, garantindo que as pessoas compreendam de forma mais facilitada.

O termo comunicação visual está relacionado à publicidade e marketing, pois essas são áreas do mercado de trabalho que se utilizam dessa linguagem.

Pelo simples fato de terem a função de passar mensagens, propagar ideias e gerar interesse nas pessoas.

Exemplos de comunicação visual usadas nas empresas são: os logotipos e rótulos  aplicados em em redes sociais, panfletos e banners.

Para finalizar, precisamos dizer da importância da organização do espaço como forma de comunicação com os clientes. 

Manter um ambiente limpo e organizado torna a produção e o atendimento mais eficaz.

Obrigado por ter lido nosso artigo até aqui.

Conheça Também a suaimprensa.com.br que trabalha com assessoria de imprensa a muitos anos, e feito historia.