Pular para o conteúdo

Aprenda como ter sucesso ao abrir a minha própria empresa

minha própria empresa

Para abrir minha própria empresa, e ter um bom gerenciamento exige um conjunto de habilidades e conhecimentos, como ter conhecimento a respeito do mercado, o público e planejar cada etapa. 

Durante muito tempo, abrir uma empresa no Brasil sempre foi sinônimo de inúmeras etapas burocráticas e uma papelada sem fim.

Seja MEI ou simples nacional, o tipo de empresa não importa quando se tem um bom gerenciamento.

Muitas pessoas que abrem empresa como micro empreendedor individual, não sabem como gerenciar o mei, mas existem sites que alem de ajudar você a gerenciar, te da muitas dicas sobre o mei.

Porém acredite, esse cenário está mudando e ficou muito mais simples ter seu próprio negócio hoje em dia. 

É bem provável que você já tenha buscado outros métodos sobre o assunto e encontrado informações contraditórias, documentos que nem existem ou, até mesmo, processos que não se encaixam à sua cidade e tipo de empresa.

Por isso, reunimos neste artigo, um guia sobre as práticas mais atuais para abrir uma empresa no país, levando em conta as diferentes realidades dos empreendedores.

Você vai entender, de uma vez por todas, como abrir uma empresa e quais serão as etapas.

Então, separe alguns minutos para a leitura e tire todas as suas dúvidas de uma vez só!

Mas afinal, vale a pena abrir minha própria empresa no Brasil?

Com o cenário atual no Brasil, ainda vale a pena abrir uma empresa?

Mesmo em períodos não tão favoráveis, o país é reconhecido pelos seus altos índices de abertura de novos negócios e pela veia empreendedora do brasileiro.

Durante a pandemia do coronavírus, alcançamos nosso maior recorde de empreendedorismo , com mais de 14 milhões de pessoas se tornando empreendedores. 

Esses dados, são baseados na pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020 (Monitor de Empreendedorismo Global, em português).

Diversos brasileiros escolheram esse caminho por necessidade, visto que o mercado de trabalho não está nada fácil e o desemprego permanece em alta.

De acordo com o Mapa de Empresas do governo federal, foram abertas mais de 2,4 milhões de empresas nos primeiros 4 meses de 2021, um aumento de aproximadamente 17,3% em relação ao último quadrimestre de 2020.

5 passos que você precisa seguir ao abrir uma empresa

Aqui separamos para você, o passo a passo de como abrir uma empresa.

Lembrando que essas etapas estão voltadas para as empresas individuais e sociedades empresárias de diversos tipos e áreas de atuação.

1.Comece pelo plano de negócios

O plano de negócios basicamente funciona como um roteiro que descreve todo o funcionamento, estruturas e os recursos necessários para abrir sua empresa.

2. Crie o nome da empresa

Um dos maiores desafios será criar um nome que seja original, sonoro e fácil de ser memorizado pelo seu público.

Porém, ele poderá ser uma única palavra, um nome próprio, uma expressão, uma sigla ou o que for mais a cara do seu negócio.

3. Planeje um modelo de negócio

O modelo de negócio será basicamente a forma como sua empresa irá funcionar para gerar lucro.

4. Consulte a viabilidade do negócio

No Brasil, as prefeituras requerem uma análise de viabilidade para permitir o funcionamento de negócios em determinadas regiões do município.

Então, antes de tudo, até mesmo de definir onde sua empresa irá funcionar, é essencial que você faça a consulta do endereço e solicitar o aval do órgão pelo site da Prefeitura.

5. Obtenha o alvará e licenças

Uma das últimas etapas para poder abrir a sua empresa é solicitar o alvará e as licenças, se caso necessário.

O alvará de funcionamento é um documento liberado pela prefeitura que irá autorizar definitivamente o início das operações da empresa, quando obrigatório.

6. Registre a sua marca

Ufa! Felizmente, chegamos ao final do nosso pequeno passo a passo e temos apenas mais uma recomendação para fazer: registrar sua marca para proteger sua identidade.

O registro deve ser feito no (INPI) Instituto Nacional da Propriedade Industrial , o que impede que qualquer outra pessoa utilize o nome ou logotipo do seu negócio indevidamente.

Agora não tem mais desculpa para adiar, abra já a sua empresa!

1 comentário em “Aprenda como ter sucesso ao abrir a minha própria empresa”

  1. Pingback: 10 Dúvidas frequentes sobre o mei (micro empreendedor) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.