Pular para o conteúdo

Aluguel de carros: como funciona para contratar 

    Preparar as malas, colocar tudo no carro e pegar a estrada, é o sonho de qualquer pessoa.

    Mas muitas pessoas preferem locar um carro pela praticidade  que as locadoras oferecem, e também até mesmo para os motoristas que não possuem um automóvel.

    Para isso, é simples, basta locar um veículo e colocar o pé na estrada. 

    Aluguel de carros hoje pode te ajudar a tornar sua vida mais fácil em várias circunstâncias do dia a dia. 

    Desse modo, aquelas pessoas que nunca alugaram um automóvel possuem muitas dúvidas quanto ao processo para locação de veículos,mas para a surpresa de muitos, este é um tipo de negócio que possui pouca burocracia. 

    Neste sentido, seja em caso de roubo do seu carro, para uma viagem, ou se seu carro quebrar, o aluguel de carros pode ser uma ótima alternativa.

    Mas, antes de fechar contrato com alguma locadora é importante tomar alguns cuidados e estar atento a tudo que envolve um processo de locação para assim, evitar dores de cabeça e até mesmo cobranças não programadas.

    E foi pensando nisso, que preparamos este artigo para você que quer saber tudo sobre como funciona o processo de aluguel de carros.

    Como funciona o processo de aluguel de carros 

    O aluguel de carros pode ser feito de duas formas: Você pode realizar a reserva pela internet e retirar o veículo na locadora, ou realizar a reserva diretamente em uma das locadoras.

    Primeiramente, precisamos destacar que muitas pessoas têm dúvidas, por exemplo, sobre quem pode realizar o aluguel de carros? Neste caso, não há uma lei concreta no nosso país, mas na prática, a idade mínima exigida pelas locadoras é de 21 anos.

    Além disso, o motorista também deve possuir habilitação em dias e permanente há pelo menos dois anos, e também dessa forma a habilitação do condutor apresentada na locadora deve ser equivalente à categoria do veículo alugado requerido.

    Vale destacar ainda, que para o aluguel de carros é necessário ter em mãos um cartão de crédito válido em nome do condutor do veículo.

    No contrato de aluguel de carros, estará descrito qual será o tempo de locação, como será feito o pagamento, qual é o tipo de combustível e o que o seguro cobre.

    •  Requisitos

    Diferente do que muitas pessoas pensam, alugar um carro é simples e conta com poucos requisitos.

    Agora, para alugar um automóvel no Brasil, basta ser maior de 18 anos, ter carteira nacional de habilitação, CPF e cartão de crédito para aprovação. 

    • Cobranças por dia

    Ao realizar a locação do automóvel, o motorista irá pagar as diárias equivalentes ao período em que estiver com o carro. O preço ainda inclui taxas de serviços da locadora e pode variar dependendo de alguns fatores, como tipo de quilometragem, seguro e serviços adicionais.

    • Quilometragem 

    É possível encontrar dois modelos na hora de alugar um carro: quilometragem livre ou quilometragem controlada. Com a quilometragem livre é possível andar à vontade com o veículo sem se preocupar em pagar por ter andado a mais. Já na quilometragem controlada, o motorista vai pagar pelas diárias e um valor por cada quilômetro rodado. 

    • Pagamento 

    Muitas empresas aceitam somente cartões de crédito como forma de pagamento, outras aceitam caução, que é a retenção de um valor por meio do cartão de crédito como garantia. Após a devolução e vistoria do carro, a locadora solicita à administradora o desbloqueio do valor. 

    • Condições de devoluções 

    É importante que o veículo seja devolvido nas mesmas condições em que foi recebido. Por isso, é indicado que o automóvel retorne com tanque cheio, em estado físico igual ao verificado no check-in da entrega e limpo o suficiente. Em caso de sujeira excessiva, por exemplo, algumas empresas cobram valores adicionais para lavagem simples ou especial, conforme a necessidade.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.