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CALL TO ACTION: ENTENDA COMO FAZER E AS FRASES MAIS CHAMATIVAS

As empresas que desejam ter mais leads (potenciais clientes), vendas e pessoas falando sobre os seus produtos ou serviços, precisam apostar em estratégias diversas, inclusive no uso de Call to Action para estimular o engajamento. Afinal, é uma ótima estratégia para conseguir mais cliques e melhorar a lucratividade nos negócios.

Contudo, antes de dedicar tempo e esforços para a criação de chamadas CTAs,  ou chamadas de ação, os profissionais precisam ter entendimento sobre o conceito e como a ferramenta pode ajudar nas estratégias de marketing e vendas.

O que é Call to Action?

No universo do marketing, a chamada de ação é um texto que convida o leitor a tomar alguma atitude em relação ao conteúdo que está consumindo.

O texto pode ajudar, por exemplo, a aumentar o número de downloads de materiais gratuitos, fazer com que as pessoas se inscrevam em uma newsletter e até comprar os produtos da sua marca.

Se você já fez alguma compra pela internet, se inscreveu em algum curso online ou tem contas em streamings, você já foi persuadido por um CTA.

As chamadas de ação é um recurso muito utilizado em páginas de vendas, landing pages, email marketing e redes sociais, visando sempre o objetivo de convencer o público-alvo a realizar alguma ação.

Nesse sentido, o CTA é um recurso fundamental nas estratégias de marketing digital, pois ajudam a transformar visitantes em leads, bem como tornam esses potenciais clientes em consumidores fiéis à marca.

O Call to Action que ajuda na conversão não possui apenas uma frase como chamariz e não deve ser interpretada com um mero botão diferenciado e colorido para despertar a curiosidade. 

Na verdade, a chamada de ação deve ser compreendida como uma fase importante das estratégias de marketing digital, envolvendo elementos textuais e gráficos para converter os usuários de forma qualificada e estratégica – conforme os padrões de comportamento desses usuários.

Assim, também pode ser compreendida como uma etapa introdutória para a evolução dos leitores/clientes na jornada de compra, ou mesmo dentro de toda campanha.

Com criatividade é possível criar CTAs para diversos itens, por exemplo, para aumentar o número de procedimentos para Vasectomia preço, vendas de produtos, entre outras possibilidades.

Práticas e vantagens do Call to Action

Após conhecer o conceito, algumas pessoas ainda podem ter dúvidas sobre boas práticas de Call to Action.

Se a empresa tem o objetivo de aumentar o acesso aos ebooks de Estudo de impacto ambiental, as chamadas de ação precisam ser envolventes e personalizadas, visando levar os leitores a tomar essa atitude ao verificar o material. 

Inclusive, cabe ressaltar que um fator interessante das CTAs são as possibilidades de uso, ou seja, podem ser incorporadas em email marketing e outras técnicas para tornar a sua estratégia um sucesso, independentemente do objetivo final, sendo adequada a cada caso ou canal.

Já em relação aos benefícios, o uso de chamadas de ação nas estratégias de marketing digital da sua marca pode render trazer diferentes vantagens, como:

  • Aumento dos números de vendas;
  • Crescimento qualificado do público;
  • Agrega experiências de valor para o público-alvo;
  • Facilita o processo de decisão na jornada de compra;
  • Permitir dirigir as ações dos leitores com base nas suas necessidades.

Principais usos da Call to Action

A chamada de ação pode ser utilizada em várias etapas de uma estratégia digital. Conhecer algumas das possíveis aplicações pode ajudar no processo de desenvolvimento da CTA de forma mais efetiva. Nesse sentido, os usos mais comuns são:

  1. CTA por e-mail

Criar boletins informativos sobre o ozonioterapia emagrecer para serem enviados por e-mail, por exemplo, é uma maneira de utilizar a CTA e trazer uma experiência personalizada e informativa ao potencial cliente. 

Assim, no processo criativo do material, é possível criar um texto que, além de educacional, já traga aspectos que desenvolvam insights para o consumo, além de inserir mensagens como: “Registre-se agora”, “Leia mais”, para converter o leitor e aplicar a chamada.

Essas frases contribuem e estimulam os usuários a interagirem com os e-mails e, consequentemente, executarem a ação esperada pela marca, que é acessar o site, por exemplo. 

Com CTA é possível reduzir as chances dos usuários descartarem o e-mail após a leitura.

  1. CTA nas mídias sociais

Os posts feitos nas redes sociais, geralmente tem uma legenda explicando melhor o conteúdo que está sendo postado e deve estimular o leitor a interagir na própria publicação ou com o perfil, de alguma forma. Inclusive, em campanhas, ele pode ser levado a uma página de vendas.

Por isso, pensar em um CTA para ser colocado ao final da descrição, como um “Inscreva-se aqui”, ou mesmo estimulando a discussão do tema abordado com frases como “você já passou por essa situação?”.

Com um material qualificado e rápido e esses convites, é possível motivar o público a se comunicar e conhecer mais sobre os fabricantes de máquinas e equipamentos industriais.

  1. CTA em postagens de blog

Os posts em blog podem receber um CTA, que pode ser inserido no final dos conteúdos para direcionar a uma página de aterrissagem ou compra, se inscrever em uma newsletter, bem como levar a leitura de outros materiais do site. 

A chamada posicionada desta forma também pode gerar mais engajamento com o público, que será levado a conhecer mais o assunto e até visitar mais páginas da marca, criando um relacionamento de confiança.

Além disso, essa pode ser uma excelente maneira de obter novas informações sobre o público-alvo, qualificando-os melhor para novos contatos e até para a venda. 

Afinal, pode-se direcionar para as páginas de cadastro. Neste caso, apostar em uma landing page com materiais ricos e uma CTA interessante são modos de ter resultados promissores para a sua empresa de Revestimento 3d para sala, aumentando o número de vendas e estreitando a relação com o usuário.

  1. Diferentes ações de marketing

Todas as estratégias e ações de marketing da sua marca podem ter uma chamada de ação para incentivar a tomada de decisão por parte dos consumidores. 

Seja em anúncios nas redes sociais, e-mails, blogs ou mesmo em publicidade offline (cartazes, banners, outdoors e panfletos, que hoje podem ser integrados às campanhas online por meio de QR code – por exemplo), incentiva-se o acesso às páginas e o envio de mensagens no Whatsapp, otimizando o contato e as oportunidades da marca.

Dicas de como criar frases e explorar CTAs

Algumas pessoas podem se perguntar qual é a melhor CTA para realizar boas vendas e chamar atenção do público. Contudo, essa dúvida não tem uma resposta certa, justamente pelas inúmeras possibilidades de aplicação. 

Assim, é preciso adequar as frases às necessidades e objetivos do negócio em cada ação, bem como é preciso considerar o canal usado e o público visado.

Outro detalhe importante que pode ser considerado para criar as chamadas são os estágios no funil de vendas em que os consumidores se encontram.

Dúvidas sobre uso de links de landing page, botões, páginas de vendas, posts nas redes sociais e campanhas de email marketing podem acontecer, mas com dicas práticas, o processo se torna simples e benéfico:

  1. Seja simples e objetivo

Uma linguagem simples e direta é importante para que os usuários entendam as mensagens e, principalmente, as chamadas, pois isso aumentará a absorção e reação, ou seja, as chances das ações acontecerem conforme o desejado.

É importante pensar em uma Call to Action que esteja em harmonia com o conteúdo. 

Deste modo, criar um material básico sobre determinado assunto e usar um CTA que leve as pessoas para conteúdos mais aprofundados pode despertar a vontade das pessoas em fechar a compra ou prestação de serviço com a sua empresa, tendo em vista a credibilidade, relevância e confiança adquirida no decorrer da jornada.

  1. Tenha atenção ao tamanho da CTA

Utilizar recursos como um banner ou botão junto ao texto é uma ótima dica para tornar a sua chamada de ação mais perceptível, porém, é fundamental não exagerar, pois, o excesso pode poluir a página visualmente e afastar o usuário. 

Essa dica vale para a criação de CTA, por exemplo, de negócios especializados em Gestão de condomínios e de outras áreas.

  1. Pense nas cores

A parte visual tem um papel essencial para chamar atenção das pessoas a respeito de um produto ou serviço. Pensando na CTA, ela deve se destacar do restante do conteúdo para gerar o resultado esperado.

Utilizar cores visualmente atrativas, e conforme a reação desejada, também contribui para as respostas dos usuários, trazendo ganhos positivos com a chamada de ação.

  1. Use verbos no imperativo

O uso de verbos no imperativo, combinados palavras que criam a sensação de urgência, aumentam as possibilidades de uma ação efetiva por parte do público, visto que atua como um estímulo à resposta e uma “ordem” que será captada pelo cérebro. 

Algumas opções que podem ser utilizadas são:

  • Compre hoje e garanta o seu desconto;
  • Registre-se agora;
  • Experimente grátis por X dias;
  • Assine.

Estes são apenas alguns exemplos que podem ser utilizados para tornar a CTA de um pirômetro digital mais interessante e, principalmente, eficiente.

  1. Coloque as CTAs em posições inteligentes

As chamadas de ação não podem ser colocadas em lugares aleatórios, pois esta atitude pode prejudicar os resultados. As melhores posições para a Call to Action são no cabeçalho, barra lateral ou rodapé. 

Quando incluídas no decorrer do material, elas devem ser bem estruturadas e planejadas, de modo a chamar a atenção e estar disponível em uma “pausa” da atividade da leitura, por exemplo, trazendo melhores resultados.

Assim, é possível experimentar o uso dos botões de CTA no meio ou até no fim de uma postagem, sendo que deve ocorrer – preferencialmente – em canais como e-mail e blogs.

  1. Faça testes 

Uma prática importante e que o seu  despachante online deve adotar no uso de chamadas é realizar constantes testes nos conteúdos e CTAs usadas.

O procedimento de testagem ajuda a entender qual o comportamento do usuário e quais formatos apresentam um melhor desempenho frente a cada público, trazendo resultados melhores.

Sendo assim, fazer testes AB, de cores, posicionamentos, tamanhos e textos e das próprias chamadas nas páginas são formas de conseguir interpretar os dados e qualificar as estratégias usando essa ferramenta. 

Outro detalhe a ser considerado é o critério, que deve ser mudado um por vez, pois isto facilita a análise dos resultados.

Exemplos de CTA eficientes

Agora que você já conhece mais sobre o que é, a importância e formas de aplicação de CTAs, é chegado o momento de verificar alguns exemplos para poder aplicar a estratégia com mais qualidade em seu negócio. 

Por isso, confira a seguir 3 formatos bastante conhecidos e eficientes de ações de marketing que podem ser reforçados com um CTA de qualidade.

  1. Assista grátis por 30 dias

Um dos maiores medos dos usuários é assinar um serviço e ter dificuldades de cancelar caso não goste do produto ou serviço. 

A Netflix tem um excelente exemplo de texto eficiente com o “Cancele quando quiser” posicionado próximo da CTA de assinatura grátis para experimentar o serviço, avaliando se este atende as necessidades.

Consequentemente, essa informação é um diferencial que, com um CTA efetivo direcionando para a contratação, aumenta o número de assinaturas do serviço, algo positivo para o negócio

  1. Participe

Colocar na página um botão simples com a frase “Participe” ou um formulário para preenchimento de dados, disponibilizando acesso a vantagens ou conteúdos mais direcionados, são maneiras de conseguir chamar atenção dos usuários para conhecer mais sobre a marca, seus produtos e serviços, fidelizando-os.

  1. Entenda como funciona ou saiba mais 

Essas Call to Action são ideais para os casos em que o consumidor está com um problema, mas ainda não conhece seu negócio de forma plena. 

O “Saiba mais”, por exemplo, instiga as pessoas a conhecerem o seu trabalho e se informarem sobre as possíveis vantagens, possibilitando que encontrem uma solução conforme a sua necessidade dentro do seu serviços

Nesse sentido, uma empresa especializada em cabo de aço para lustre, por exemplo, pode utilizar esse tipo de CTA nas estratégias e ações de marketing para obter resultados interessantes como boas vendas e clientes interessados, expandindo o alcance e reconhecimento da marca.

Considerações finais

Estes são apenas alguns exemplos de CTAs que podem ser utilizadas nos negócios, de modo a alcançar mais pessoas ou mesmo convertê-las com mais qualidade.

Por isso, abusar da criatividade no momento de criar Calls to Action é a forma de conquistar o público, ter mais credibilidade e ter resultados promissores no seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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