Pular para o conteúdo

Como melhorar os canais de distribuição do seu negócio?

    Como melhorar os canais de distribuição do seu negócio
    Como melhorar os canais de distribuição do seu negócio

    Os canais de distribuição são nada menos que toda a cadeia de abastecimento onde envolve uma empresa, seus fornecedores e a entrega do produto para o consumidor final.

    Muitas vezes, uma empresa pode fazer parte da cadeia de abastecimento de outra empresa e não ter contato direto com o consumidor final, sendo categoricamente um canal de distribuição.

    É muito comum encontrarmos essa característica no setor industrial, pois é na produção de grandes empresas, que advém a matéria-prima que sustenta outras empresas, como uma especializada em confecção de uniformes, por exemplo.

    Os canais de distribuição das empresas, quando estão bem organizados, trazem uma série de benefícios a médio e longo prazo como, por exemplo:

    • Mais agilidade para fazer a entrega ao cliente;
    • Velocidade em receber matéria-prima;
    • Agilidade na automação da logística;
    • Aumento de rentabilidade;
    • Aumento de produtividade;
    • E muito mais.

    No entanto, diversas empresas dos setores industriais e comerciais apresentam dificuldades para melhorar seus canais de distribuição, seja por conta do baixo orçamento disponível, ou da dificuldade de implementar novos pontos de distribuição para ajudar no escoamento de mercadorias. 

    Nesse artigo vamos falar um pouco mais sobre como uma empresa pode melhorar os canais de distribuição e atender melhor os seus clientes. Quer saber mais? Então siga conosco e boa leitura!

    Dedique-se a estudar os canais de distribuição

    Você não vai conseguir melhorar o seus canais de distribuição e otimizar produção e a entrega dos produtos ao cliente, sem estudar profundamente a forma de produção da sua empresa.

    É necessário um acompanhamento minucioso, que fará uma análise de onde advém o abastecimento da matéria-prima principal, até a empresa que fornece caixa de papelão, por exemplo, que é fundamental para agilizar o setor de logística.  

    Consequentemente, adiantamos que nesse processo é importante expandir os contatos comerciais e fortalecer parcerias entre as empresas, na busca não só de negócios mais vantajosos, como também de maneiras mais rápidas para otimizar as cadeias de abastecimento e produção da sua empresa.

    Verifique se existe algum gargalo nos canais de distribuição

    Algumas vezes o empreendedor depende de várias empresas ao mesmo tempo e uma específica sempre acaba atrasando a demanda, diminuindo a velocidade produtiva da empresa.

    É preciso detectar essa empresa e verificar qual é o motivo para esse conflito. Pode ser a falta de produto, ou mesmo a localidade que está muito distante da sua sede.

    Se no caso for detectado a última opção, é importante buscar parcerias com os fornecedores que estão mais próximos da sua empresa, ou ao menos que tenham uma logística mais otimizada para atendimento em curto-prazo.

    Otimize armazéns

    Algumas empresas têm armazéns espalhados pela cidade, se a sua ainda não tem e está sofrendo para entregar em determinada região, segue aqui uma boa dica.

    Os armazéns precisam estar otimizados, utilizar softwares de gestão e controle de estoque, que seja vinculada com o sistema principal da empresa.

    De preferência que esses locais também tenham autonomia para fazer transferências entre filiais ou mesmo a entrega direta ao cliente.

    Faça análise das formas de entrega

    Você tem uma empresa que vende batedeira industrial, por exemplo, e está tudo indo bem com a os canais de distribuição. Então o problema pode estar nas empresas que fazem a logística.

    Verifique o prazo que os Correios ou transportadoras estão demorando para entregar aos clientes. Agilizar a entrega é a última e mais importante parte dos canais de distribuição de uma empresa.

    Coloque essas dicas em prática e garanta melhorias nos seus canais de distribuição!

    Esperamos que nosso artigo tenha explicado como otimizar os canais de distribuição. Se gostou, compartilhe e continue nos acompanhando para mais dicas de gestão empresarial. 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.