Quer aprender como montar uma floricultura em Goiânia de sucesso na sua cidade e não sabe como começar?

Por mais que seja um negócio de muitos anos e que tenha muito potencial, não dá para entrar nesse mercado de qualquer maneira. 

É essencial ter um pequeno conhecimento da área para, a partir daí, desenvolver as melhores estratégias de trabalho.

Quero neste artigo, que além de fazer você entender de como montar uma floricultura, você realmente tenha um negócio de sucesso e tenha lucros, pois todos os anos o mercado de flores no nosso país movimenta bilhões.

É muito dinheiro, mas é um ramo que ainda tem muito a se explorar. 

O que percebemos é que a maioria dos empreendedores que entram nesse ramo acabam seguindo o mesmo modelo das floriculturas concorrentes e tratando as flores apenas como um produto para ocasiões especiais ou para enterros.

Mesmo com concorrentes, dá  para ter um bom lucro com a venda de flores. 

A ideia deste artigo é trazer informações para te ajudar a ter um negócio de sucesso.

Usar as flores somente como um presente em ocasiões especiais não vai fazer da sua floricultura um sucesso, ela será somente mais uma, como todas as outras e os seus lucros serão bem limitados comparados ao dos seus concorrentes.

Além das ocasiões especiais e no caso dos funerais, existem outros momentos onde a flor pode se tornar um item importante, principalmente nos dias de hoje.

As flores significam beleza e delicadeza, por isso transmitem emoções de todos os tipos para quem as vê ou desfruta do seu aroma. 

Por isso, investir em comunicação que leve informação dos benefícios dela para a saúde, para o ambiente ou até mesmo para a mente, pode ajudar muito.

Uma das coisas que você precisa entender sobre como montar uma floricultura, é que seus esforços precisam ser diferentes dos seus concorrentes, para ter resultados diferentes.

Por exemplo, investir na divulgação da sua floricultura por meio de um site é muito importante, hoje, a maioria das pessoas tem acesso a internet, então devemos usufruir dessa ferramenta para alavancar o seu negócio.

Passo 1 – Estrutura

A estrutura da sua floricultura vai depender muito dos seus objetivos com o negócio e também com o quanto você pode investir nesse momento. 

Por isso, ter um bom planejamento é importante.

De modo geral, você vai precisar de uma estrutura simples, mas que seja bem organizada, arrumada e que cause uma boa impressão para quem entrar no seu estabelecimento.

  • Área de exposição
  • Balcão caixa
  • Oficina onde os arranjos são feitos
  • Depósito para o armazenamento das flores

Portas e janelas de vidro fazem bastante diferença, ou até mesmo portas de madeiras rústicas, também são bastante diferenciadas. Quanto mais sua empresa for elegante, mais você conseguirá mais clientes. 

O essencial é que a sua estrutura te dê o auxílio que você precisa na questão de armazenamento das flores e outras plantas, já que algumas precisam de uma temperatura exata para terem maior durabilidade, esteja atento a isso.

Ter esse cuidado é uma das coisas mais importantes para ter sucesso em sua floricultura.

Não faça as coisas de qualquer jeito, porque pode te custar dinheiro e até o seu negócio, pois se trata de produtos delicados.

Passo 2 – Equipamentos

Assim como em todo tipo de negócio, existem equipamentos que não podem faltar na sua floricultura, eles te auxiliam em todo o trabalho que será executado.

Para que você entenda melhor quais são esses equipamentos, trouxemos alguns itens para te ajudar na hora da compra.

É bom lembrar que a quantidade dos equipamentos e até os tipos vão depender do modelo do seu negócio e do valor disponível do seu investimento inicial.

  • Computador
  • Impressora
  • Máquina de limpar rosas
  • Refrigeradores
  • Balcões
  • Câmara fria
  • Mesa e cadeira
  • Prateleira para exposição
  • utensílios para manuseio das flores

Divulgação

É importante você sair do comum, e uma boa maneira para isso é criando conteúdo de qualidade sobre as flores e todos os seus benefícios, isso vai te ajudar a ter um engajamento maior com seu público, pois eles vão entrar no site para fazer compras e também para tirar dúvidas e consequentemente incentivar um consumo independente de datas especiais.

Além disso, você precisa contratar uma empresa que trabalhe com criação de sites ou até mesmo loja virtual, pois isso faz com que você tenha a sua empresa online, e isso faz toda diferença em qualquer empresa. 

O melhor jeito de conseguir isso hoje é por meio do marketing, através de sites, blogs e também as redes sociais, como Facebook e Instagram.

Esse é um investimento que não só vale a pena fazer, pelo fato de não ter a necessidade de muito dinheiro, como também vai te ajudar a alavancar o seu negócio de uma forma que nenhuma outra coisa conseguiria.