Pular para o conteúdo

Como trabalhar fora do país

    Atualmente sabemos haver um método de trabalho no exterior aplicável a qualquer empresa do mundo, sem sair de casa. 

    Por exemplo, o trabalho remoto, mais poderoso devido à pandemia, é uma das melhores opções para quem tem o interesse em trabalhar para empresas do exterior e ganhar dinheiro.

    Entretanto, para quem sempre quis morar em outro país e experimentar uma nova cultura, trabalhar remotamente para uma empresa externa poderá não ser suficiente. Felizmente, atualmente, é cada vez mais possível encontrar ótimas oportunidades de trabalho fora do Brasil. 

    Estas oportunidades estão abertas para receber brasileiros profissionais, por exemplo, no campo da programação, Suécia, Canadá, Alemanha, Irlanda e muitos outros países têm grandes oportunidades.

    Como é trabalhar no exterior? Veja a Lista de Opções

    Há várias maneiras de iniciar o trabalho no exterior. Algumas alternativas possuem mais riscos do que outras, entretanto, é fácil obter boas oportunidades com base em perfis profissionais e campos obrigatórios. 

    Como mencionado anteriormente, campos técnicos envolvendo profissionais de programação são muito promissores no exterior.

    Vários países estão procurando informações em outros países devido à falta de talentos profissionais. 

    Por conta dessa demanda, não é uma coisa difícil encontrar brasileiros que já trabalharam de forma remota para empresas internacionais. 

    Para ajudá-lo a entender algumas das maneiras, selecionamos algumas opções para você começar a procurar novas vagas de emprego fora do país.

    Agência de recrutamento

    Para você que não sabe por onde iniciar ou não possui sequer contato para residentes em outro país, fora do Brasil, pode ser uma ótima alternativa procurar a ajuda de uma agência de recrutamento. 

    Existem instituições dedicadas a apoiar transições de carreira fora do país. O melhor é que você poderá iniciar esse processo no Brasil e fazer alterações quando tiver vaga garantida.

    Várias pessoas vão primeiro para o exterior, em busca de novas oportunidades lá. Esta é uma mudança muito arriscada, especialmente quando se mantém o orçamento do “turista” apertado. Lembre-se de converter suas despesas no Brasil para a moeda do país de destino.

    Freelancer

    Além da prestação de serviços, as oportunidades obtidas em plataformas freelancer, ou seja, podem ser uma forma de realizar o sonho de morar no exterior. Atualmente, existem alguns sites que unem freelancers com clientes de todo o mundo.

    Para poder manter seu status de freelancer, o ideal é começar a fornecer seus serviços no Brasil e assim ganhar ótima reputação entre empresas externas. Receber do exterior é simples, principalmente para plataformas como transferência de dinheiro online, basta começar.

    Residência no País

    Não há dúvida de que ter uma residência no país de destino ou ter alguém próximo a você na hora de buscar oportunidades pode recebê-lo, o que facilita muito as coisas. 

    Além da possibilidade de realizar entrevistas presenciais, você também terá mais conhecimento sobre o local e a hora de se adaptar ao clima, idioma e cultura do novo país.

    O aprendizado da comunicação também é muito importante no currículo, o que ajuda a encontrar novas oportunidades, especialmente para a experiência e prática da língua materna. 

    Outra dica bastante interessante para quem quer ter sucesso no mercado de trabalho fora do país é o trabalho voluntário. 

    Alguns países, como o Canadá, atribuem grande importância a esse trabalho. É um dos métodos mais interessantes para ganhar ainda mais experiência e expandir a sua rede. 

    Multinacional

    Para quem deseja seguir uma carreira internacional, uma das melhores situações é trabalhar em uma empresa multinacional. 

    Para ganhar esta oportunidade, informe ao seu chefe e recursos humanos que você gostaria de se transferir para outro país / região onde a empresa está localizada, e confira se há um cargo que você pode ocupar.

    Prestação de Serviços

    Outra maneira de conseguir emprego no estrangeiro é prestando os seus próprios serviços a outras empresas, sejam microempresários ou autônomos.

    Para usar esta opção com sucesso, é importante se esforçar para obter uma ótima base de clientes e estabelecer uma ótima reputação entre os clientes internacionais.

    Quais os requisitos para trabalhar no exterior legalmente?

    Cada país tem requisitos específicos para documentos, portanto, certifique-se de acompanhar sua própria situação com base no destino para onde vai. Geralmente, os países fornecem essas informações em sites oficiais do governo. 

    Os principais documentos ou certificações que países e empresas podem exigir são vistos de trabalho, verificação de certificados e diplomas, testes de proficiência e contratos de trabalho como uma forma de provar que o candidato é fluente na língua.

    Contrato de trabalho

    A principal prova para a obtenção do visto de trabalho é o contrato de trabalho, condição extremamente importante para viver e trabalhar legalmente no exterior. 

    Se você pretende trabalhar no exterior sem vínculo com nenhuma empresa (por exemplo, como freelancer), certifique-se de ter outros comprovantes de prestação de serviço e comprovantes de renda possíveis.

    Visto de trabalho

    Para trabalhar legalmente no exterior, a primeira coisa que você precisa é de um visto de trabalho. Um visto de trabalho permite que você entre no país para poder trabalhar legalmente em todo o seu território. 

    Quando uma empresa deseja contratá-lo, você poderá solicitar um visto. Nestes casos, alguns documentos são exigidos para o processo de submissão, como documentos específicos exigidos por meio do consulado.

    Certificados e diplomas

    Durante o período de recrutamento, a empresa pode solicitar certificados e diplomas para conferir se a formação (cursos e outros requisitos) é válida no país.

    Teste de proficiência

    Algumas empresas e países também podem exigir um teste de proficiência porque é uma maneira de provar fluência. No teste, a capacidade de comunicação por meio da escrita, fala, audição e leitura é avaliada.

    Diferenças culturais entre trabalhar no Brasil e fora do país

    As diferenças culturais são enormes e o processo de adaptação fora do país poderá levar meses (ou anos). O importante é que você tenha a mente aberta, sem preconceitos e com vontade de aprender novas culturas, novas formas de trabalhar, novos idiomas e novos hábitos. Ao trabalhar no exterior, muitas vezes você terá que lidar com momentos diversos, estilos de trabalho diferentes e um ambiente mais formal.

    Cada empresa é diferente

    Cada empresa difere, mesmo no mesmo ramo, você aprenderá novas formas de fazer as coisas. Isso vai acontecer mais fora do país, onde tudo é novo. 

    Entrei para algumas empresas e após explicar como era realizado na empresa “Brasileira”, eles me pediram para esquecer alguns processos que trabalho que usei no Brasil. Isso é ótimo porque é uma grande oportunidade de se desenvolver e aprender coisas novas.

    Referência: https://www.remessaonline.com.br/

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.