O que é engenharia?

O curso de Engenharia deve ter duração de cinco anos, a formação é oferecida em nível de bacharelado em muitas faculdades pelo país.

Além da alta disponibilidade, o curso de Engenharia é Empresa de locação de perfuratriz é uma área com muito espaço no mercado de trabalho, muitas vezes com salários bons salários.

Engenharia é a aplicação do conhecimento científico destinado à utilização de recursos materiais e naturais para o benefício do ser humano.

É a área do conhecimento que fala sobre os conceitos de projeção, desenvolvimento, construção, análise e manutenção que auxiliem e facilitem a vida da sociedade no dia a dia.

Para obter resultados, o engenheiro analisa o problema, planeja uma solução, verifica a viabilidade econômica e técnica e daí coordena a produção.

Um dos pontos mais relevantes em relação a esse ramo, é que toda construtora precisa estar por dentro de tudo que está acontecendo no mercado para se manter sempre atualizado e não ficar para trás.

Tipos de Engenharia

  • Engenharia Agrícola

É o ramo da engenharia que se dedica às ações agropecuárias, envolvendo todas as etapas desse segmento, desde os estudos sobre o solo até a qualidade dos produtos.

  • Engenharia Ambiental 

Envolve o estudo, diagnóstico e redução de impactos ambientais em áreas rurais e urbanas com o objetivo de preservar a fauna, flora, vegetação, ar e água.

  • Engenharia Civil

Dedica-se ao projeto e execução de obras de todo tipo de estrutura, como estradas, pontes, edifícios e viadutos, desde o estudo do terreno até a execução da obra, podendo também cuidar da manutenção e restauro de edificações existentes.

  • Engenharia de Alimentos 

É uma mistura de conhecimentos de Física, Química, Biologia e Matemática para definir tecnologias, máquinas, aditivos e embalagens na fabricação de alimentos.

  • Engenharia de Telecomunicações

Combina conhecimentos de Elétrica e Eletrônica, para desenvolver equipamentos usados em telecomunicações, cuidando também do projeto, operação e manutenção de equipamentos.

  • Engenharia Elétrica

Lida com a geração, transmissão, transporte e distribuição de energia elétrica de componentes elétricos e eletrônicos, usinas de energia, linhas de transmissão, sistemas e potência.

  • Engenharia Mecânica

Envolve o projeto, construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos, como motores, veículos, máquinas e sistemas para todo tipo de indústria.

Se você estiver querendo deixar sua casa mais bonita conheça a Vidraçaria Imperial

que trabalha com Janelas de vidro em Goiânia.

  • Engenharia Nuclear

Ligada à pesquisa e controle da energia resultante dos átomos. Envolve segurança de elementos radioativos, controle do uso da radiação em equipamentos, geração de energia nuclear, desenvolvimento e manutenção de armas nucleares.

  • Engenharia Florestal 

Estuda ecossistemas com o objetivo de desenvolver projetos sustentáveis de exploração, manejo e preservação da natureza. Envolve também aprimoramento genético e descoberta de novas espécies da flora.

  • Engenharia de Minas

Estuda e pesquisa reservas minerais e de combustíveis fósseis. Identifica a composição e quantidade de minérios, analisa a viabilidade econômica, a localização e a extensão das minas e promove a melhor maneira de extrair os minérios.

8 dicas para você que deseja cursar engenharia

  • Existem muitas áreas de atuação dentro da engenharia, é preciso 

conhecê-las e ter um pequeno autoconhecimento para entender por onde você pode seguir.

  • O engenheiro é um bom observador, é preciso gostar de analisar tudo, fazer perguntas e identificar problemas
  • Um engenheiro não costuma trabalhar sozinho, seja na construção de um prédio ou no desenvolvimento de uma pequena reforma, é preciso saber conversar e trabalhar em equipe.
  • Dentro de grupos é importante que o engenheiro tenha iniciativa, saiba liderar e incentivar as pessoas para desenvolver novos projetos e novas ideias.
  • Mais do que simplesmente compreender o que ocorre dentro da engenharia, o futuro engenheiro busca sempre estar atualizado.
  • Não existe nenhuma habilidade que não possa ser desenvolvida, seja na liderança ou em gosto por números. Muitas pessoas gostam da engenharia,mas odeia matemática, é impossível um engenheiro que não tenha que trabalhar com números, com um pouco de treino, o gosto pelos números pode ser desenvolvido.
  • Se você é do tipo de pessoa que não abre mão de escolher uma boa profissão, uma profissão que faça a diferença no mundo, a engenharia pode ser uma boa alternativa, pois cada vez mais é preciso que um engenheiro busque soluções ambientais, por exemplo, no meio ambiente, como redução da produção de lixo ou sistemas de recuo da água, eles se sentem pessoas importantes fazendo coisas importante para o planeta.
  • A engenharia possui muitas áreas de atuação dentro dela, basta você buscar a que mais se encaixa no seu perfil, pois tem a possibilidade de trabalhar em um escritório de terno e gravata ou de maneira informal, em indústrias e hospitais.