O período das chuvas é sempre uma felicidade para quem trabalha nas lavouras e precisa da água para que seus alimentos que são sua fonte de renda se desenvolvam bem, para que assim eles possam fazer uma boa colheita.

Mas para outros é motivo de grande preocupação, pois a grande quantidade do volume da água provoca alagamentos, quedas de árvores e buracos no asfalto, esses são alguns dos danos causados pela água. Nos Estados Unidos é algo muito normal de se acontecer, pois as casas são mais susceptíveis a este danos, e lá eles chamam de water damage, inclusive uma empresa chamada reborn recovery service trabalha na contingência destes danos. 

As enchentes são fenômenos naturais, mas podem piorar por algumas ações.

Esse problema passou a ser comum em algumas cidades, causado pelo volume excessivo da água, gerando sérios problemas para a população.

As cheias são causadas pelas chuvas que, muitas vezes, acabam surpreendendo os meteorologistas pela sua quantidade. 

O aumento do nível de chuva acontece devido a catástrofes naturais ou problemas de aquecimento global.

 

Causa das enchentes

Podemos dividir as causas das enchentes em dois tipos: naturais e antrópicas, como já falamos acima, as enchentes são fenômenos naturais, mas que são intensificadas por algumas ações humanas.

  • Causas naturais

Os rios que nunca secam durante o ano, costumam ter dois tipos de leito: um menor e principal, por onde a água corre durante a maior parte do tempo, e um maior que é inundado apenas em períodos de cheias. 

Essa manifestação é mais comum em áreas mais planas.

  • Causas antrópicas

As pessoas podem interferir de várias formas no percurso da água, o que pode provocar inundações e enchentes.

Em alguns casos, esses danos causados pela água podem estar relacionados com rompimentos de barragens, o que pode causar sérios problemas para a sociedade.

Mas, na maioria das vezes está relacionada ao mau uso das pessoas.

Um problema grave que parece não ter uma solução rápida, é o alto nível de poluição causado pela falta de consciência e falta respeito das pessoas pelo meio ambiente.

Outros problemas causadores de enchentes são as empresas que acabam jogando lixo em lugares errados, o lixo é levado pela enxurrada e contribui para aumentar o volume da água, o que causa o entupimento dos bueiros, que são responsáveis por reter um pouco da água quando os rios ficam cheios.

Em muitas regiões faltam bueiros suficientes para auxiliar no desvio da água que corre pelos rios.

Apesar de todos esse problemas que falamos acima, uma das principais causas de acúmulo de água, é sem dúvida a impermeabilização do solo, pois com a pavimentação das ruas e calçadas, a maior parte da água que o solo deveria absorver, acaba escorrendo na superfície, causando o aumento das enxurradas e o aumento do volume de água dos rios.

A pavimentação dificulta a água de se infiltrar no solo e contribui para o escoamento rápido provocando erosões e desastres ambientais.

Como combater enchentes?

Como já falamos, algumas causas de enchentes são naturais, o que não podemos fazer nada, mas há várias formas de controlar ou evitar.

Uma maneira bem simples de evitar enchentes é jogar o lixo no seu devido lugar.

Ao usar as lixeiras corretamente,podemos evitar o acúmulo de dejetos nos bueiros, tornando o escoamento da água mais fácil, podendo assim dificultar que possíveis  enchentes ocorram.

De fato, a melhor maneira de tratar a situação das enchentes é desenvolver estratégias de prevenção, como: a construção de sistemas eficientes de drenagem, criação de reservas florestais às margens dos rios, a desocupação das áreas de risco e ampliação de áreas livres e jardins.

Enchente, inundação e alagamento, qual a diferença?

Entenda melhor o que são esses três danos causados pela água e suas consequências.

  • Enchente

Também chamada de cheia, é o transbordamento no nível de água de rios devido às chuvas intensas.

  • Inundação 

A inundação é quando a água de um determinado território transborda, e podem ser divididas em 3 tipos:  

  • Inundação fluvial: quando fortes chuvas causam o transbordamento da água de rios 
  • Inundação marítima: provocada por grandes ondas e ressacas
  •  Inundação artificial: causada por algum erro humano, como rompimento de barragens.
  • Alagamento

É o acúmulo de água em cidades.

As inundações são prejudiciais quando existem pessoas morando próxima às regiões afetadas pela água.

A causa dos danos é por ações antrópicas, ou seja, atitudes que as pessoas têm.

Além da extensa pavimentação nas cidades, possuem altos índices de poluição, facilitam a formação de ilhas de calor, o que consequentemente altera a pluviosidade da região, desde que as ilhas de calor estimulam a formação de tempestades nos grandes centros urbanos.

Outro serviço muito comum nos Estados Unidos é o mold remediation, ou melhor, remediação de mofo, muitas casas ficam com mofos, e isso faz com que os proprietários contratem empresas que remediam este mofo.