Porque as Artérias Entopem?

Leia esse artigo até o final e fique por dentro das ótimas dicas que separamos para você sobre o porquê as artérias entopem e os melhores alimentos para ajudar a desentupir as artérias.

Segundo dados da Academia Brasileira de Neurologia, o AVC está entre a primeira causa de mortes no Brasil, com mais de 90 mil mortes no ano de 2004.

O risco de suas artérias estreitarem, aumentam com a idade, hipertensão, habito de fumar e falta de exercícios.

Ele também está diretamente relacionado à uma taxa alta de colesterol ruim, aquele que se apresenta sob a forma de gordura, associada à proteína de baixa densidade.

As pessoas que sofrem com a chamada síndrome metabólica estão particularmente expostas a estas ameaças, elas sofrem com hipertensão, apresentam um nível de colesterol elevado e são propensas a desenvolver diabetes.

Além de incluir alimentos saudáveis em nossa dieta, é fundamental evitar hábitos nocivos, como o uso de álcool ou cigarro, e que possamos praticar mais atividade física para que assim haja o desentupimento das artérias.

O entupimento das artérias é um problema silencioso, e a maioria das pessoas não apresentam nenhum sintoma, isso se torna ainda mais preocupante, porque quando o paciente vai fazer os exames ele descobre que o entupimento já está em estado avançado.

Existe uma frase muito conhecida que diz que, somos o que comemos, e não poderia estar mais correta.

As pessoas que mantêm dietas pouco saudáveis sofrem as consequências, como por exemplo, a obesidade, colesterol e hipertensão.

Por isso, continue lendo esse artigo, e conheça os melhores alimentos para desentupir as artérias e evitar problemas cardíacos.

Não perca essas informações valiosas!

Alimentos para desentupir as artérias

A obstrução progressiva das artérias (aterosclerose) é um problema cada vez mais habitual nos países ocidentais.

Causam mais mortes por ano do que o cigarro e o álcool, e o pior de tudo é se trata de um inimigo silencioso, que não costuma ter sintomas.

No geral, as paredes arteriais vão se enchendo de gordura de acordo com a nossa alimentação.

Se nossa dieta é baseada em alimentos calóricos, gordurosos e açucarados, é provável que tenhamos colesterol alto, pressão alta e problemas circulatórios.

Além disso, essa alimentação aumenta o risco de sofrermos com doenças cardíacas.

Para evitar estas doenças e viver melhor, recomendamos que adicione os seguintes alimentos a sua dieta:

1- Alho

É um dos alimentos que não podem faltar em casa, não só porque dá um toque especial aos pratos, mas também porque é rico em antioxidantes e pode combater os radicais livres, diminuir os níveis de colesterol, diminuir a pressão sanguínea e melhorar o fluxo de sangue.

· Um dente de alho cru pode ajudar no desentupimento das artérias e evitar a acumulação de gordura.

2- Azeite de oliva

É um dos óleos mais saudáveis.

· Não permite que a gordura se acumule nas artérias e é muito bom para saúde cardíaca em geral.

3- Abacate

Tem propriedades semelhantes às do azeite de oliva. Além disso, oferece ácidos graxos essenciais que evita a oxidação da gordura acumulada nas artérias, oferecendo saciedade.

· Não deixe de adicionar abacate em sua dieta, pode ser usado em saladas ou para substituir a maionese.

4- Aveia

Um dos ingredientes que não podem faltar no desjejum, pois oferece saciedade, ao mesmo tempo dá energia e diminui a capacidade da gordura ficar presa às paredes das artérias.

· Recomenda-se tomar uma xícara de iogurte desnatado com aveia toda manhã. Podendo adicionar frutas se quiser.

5- Aspargos

Uma verdura muito rica e com excelentes propriedades.

Os aspargos servem para desentupir as artérias de forma natural, assim como para reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue e evitar a formação de coágulos.

· Podem ser refogados, assados ou grelhados, são várias as maneiras de degustá-los.

6- Frutas com pectina

Dentro deste grupo podemos citar, o morango, a maçã e a uva.

São frutas com bastante quantidade de pectina, uma fibra solúvel que diminui os níveis de gordura e lipoproteínas de baixa densidade.

· Podem substituir os lanchinhos gordurosos de manhã ou da tarde. Além de ser muito saudável comer frutas, elas reduzem os riscos de doenças cardíacas.

Compartilhe essas informações importantíssimas com sua família e amigos, o entupimento das artérias se desenvolve de modo silencioso, mas pode ser prevenido com informações e cuidados diários.

Obrigado por ter lido nosso artigo até aqui.

Conheça Também a ceen que faz pôs graduação nutrição Goiânia a muitos anos, e feito historia na cidade de Goiânia