Pular para o conteúdo

7 Dicas para direção defensiva

Hoje em dia, entender a direção defensiva é muito importante, pois com ela você aprenderá a ser responsável e atento ao trânsito. Responsabilidade e consciência são os principais fatores para evitar acidentes graves.

Mortes por acidentes de trânsito são incidentes muito comuns hoje, afetam todos os estados do Brasil, e o Curso de Direção Defensiva visa reduzir a incidência desses acidentes.

À medida que continuarmos lendo este artigo, apresentaremos algumas dicas básicas sobre direção defensiva.

Vamos lá?

O que é Direção Defensiva?

Definimos direção defensiva como sendo um conjunto de medidas que tem a finalidade de ser preventivas que visam evitar, prevenir ou até mesmo reduzir os riscos de acidentes de trânsito. De acordo com a legislação, os cursos de direção defensiva são uma exigência do Centro de Treinamento de Motoristas do CFC.

1° Dica: Posição do corpo

O primeiro lembrete durante a condução é sempre o de verificar todas as condições de condução do seu carro, que devem ser perfeitamente adequadas para si, começando pela posição do corpo.

Sempre que você ajustar sua posição no banco, ela deverá estar na altura ideal, seus braços e pernas deverão estar ligeiramente flexionados e suas costas deverão formar um ângulo de 90 graus em relação ao encosto. Após isso, estique os braços em direção ao volante, os seus pulsos devem tocar o topo do volante. Portanto, esta é a distância ideal do volante até você.

O posicionamento incorreto pode causar problemas sérios, que podem levar à redução da visão, pois pode danificar sua visão periférica.

Portanto, a postura sentada é algo frequentemente esquecido pelos motoristas, por isso recomendamos que você se mantenha confortável no carro.

2° Dica: Itens de segurança

Você deve usar o cinto de segurança toda vez que entrar no carro. Os cintos de segurança foram concebidos para salvar vidas em caso de acidente.

Recomendamos que você sempre verifique itens de segurança como cintos de segurança, freios, pneus sobressalentes e triângulos.

3° Dica: A mão deve sempre ficar no volante

Você deve sempre manter as mãos no volante e apenas soltá-las quando precisar mudar de marcha. Com as mãos, se houver risco de acidente, você poderá manobrar o carro rapidamente.

Não segure o celular enquanto dirige, pois isso distrai sua atenção e seus reflexos.

4° Dica: Mantenha uma distância adequadamente segura do veículo a frente

Muitos acidentes foram causados ​​por colisões traseiras, o que mostra a negligência dos motoristas por não manterem uma posição adequada para o veículo da frente.

Quando você está muito perto do veículo da frente, se você está muito perto do veículo da frente, você nunca será capaz de agir rapidamente.

Quando o veículo dianteiro freia, você terá um pouco de tempo de reação para perceber e frear seu carro. Portanto, sempre tenha muito cuidado, você deve manter uma distância adequada do veículo da frente.

5° Dica: Faça as devidas revisões periódicas

A saúde do veículo é imprescindível para prevenir certos acidentes, com um bom carro você estará pronto para dar as respostas necessárias na hora que for necessária.

Sempre tente inspecionar seu veículo e preste atenção à integridade dos pneus, freios, suspensão e luzes de sinalização.

A manutenção dos veículos deve estar sempre atualizada, principal fator para a redução de acidentes. Sempre mantenha seus pneus devidamente calibrados, gire os pneus, troque o óleo, freios e outras coisas para sua segurança.

6° Dica: Conheça o seu veículo

Um bom condutor começa sempre por conhecer o seu veículo, saberá o melhor ângulo do espelho, de forma a garantir sempre a melhor visualização.

Certifique-se de prestar atenção a todas as mudanças no som do carro para identificar rapidamente o problema.

7° Dica: Leis de trânsito

Todos os sinais são amigáveis ​​para o motorista, com estes sinais o motorista vai entender o que pode e o que não pode fazer na via pública.

Conhecer a sinalização, o lugar de estacionamento correto, a faixa correta, a velocidade correta, etc. é essencial. Eles são essenciais para permitir que o motorista entenda o que deve ser feito.

Não atravesse ou entre diretamente em locais não permitidos e não coloque a sua vida ou a de outras pessoas em perigo. Sempre dirija em uma velocidade permitida.

Ao mudar de faixa, certifique-se de que a faixa esteja desobstruída e que a distância entre você e os outros veículos esteja dentro de um intervalo adequado.

Seguindo as regras adequadas, o motorista valorizará a vida de si mesmo e de outras pessoas. Para mantê-lo atualizado sobre as últimas novidades, recomendamos que você faça  Cursos Online de alta qualidade da área de direção defensiva.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

1 comentário em “7 Dicas para direção defensiva”

  1. Pingback: 7 dicas para adquirir seguro para seu carro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.