Pular para o conteúdo

ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE: ENTENDA COMO O USO DE PAINÉIS SOLARES PODE AJUDAR NO SUCESSO DA SUA EMPRESA

    Em uma era de crise energética e aumento dos preços da eletricidade, há uma demanda crescente pelo uso de energia renovável, como a solar, nas empresas por conta da economia e sustentabilidade que ela representa. 

    Além do impacto econômico, essas empresas também buscam melhorias sociais e ambientais no local de trabalho por meio da instalação de painéis solares, valorizando sua imagem e valor.  

    Muitas grandes empresas, como Petrobras, contam com esse recurso natural e seus muitos benefícios. Esta alternativa também está sendo adotada por muitas PMEs que se beneficiam dos incentivos de crédito para adotar tecnologias de geração de energia sustentável e cesta basica Campo Grande MS.

    Vamos explicar as vantagens e a importância do uso de painéis solares para o sucesso da sua empresa, acompanhe.

    O que é sistema fotovoltaico?

    A energia fotovoltaica é a produção de energia elétrica a partir da luz solar. Esse mecanismo permite que os consumidores abasteçam suas casas e empresas.

    Com a evolução da tecnologia, o custo deste sistema diminuiu e foi possível maximizar o uso da energia solar no orçamento obra residencial.

    Segundo a Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar), os sistemas de energia solar em todo o país já respondem por 70% da eletricidade gerada na Usina de Itaipu no país. 

    Isso destaca o crescimento desta nova fonte de energia renovável. 

    Nos próximos anos, toda a população se beneficiará direta ou indiretamente da geração de energia elétrica a partir da energia solar.

    Como os painéis solares funcionam?

    Os componentes do sistema fotovoltaico são os módulos fotovoltaicos (placas solares) e o inversor interativo.

    Esses módulos possuem células solares em sua construção. Essas células são a menor unidade de tecnologia que pode converter luz em eletricidade.

    As células solares são feitas de materiais semicondutores, como o silício. Eles são compostos de camadas positivas e negativas, que juntas criam um campo elétrico semelhante a uma bateria tradicional.

    Quando um fóton atinge uma célula solar, os elétrons em excesso presentes na camada negativa são emitidos e se movem para a camada positiva para formar um circuito elétrico. 

    Portanto, os elétrons circulam neste circuito para gerar eletricidade. 

    O módulo fotovoltaico contém várias células, algumas das quais são combinadas para formar um painel solar. 

    Quanto mais painéis você usa, mais energia você produz. Além disso, conforme a estrutura usada, é possível armazenar a energia gerada e até usá-la como forma de reduzir os débitos do modelo elétrico.

    Onde usar os painéis solares?

    Quando se trata de energia solar, é importante entender de antemão que hoje ela não está apenas conectada a painéis solares instalados nos telhados de algumas edificações. 

    Ela tem se integrado a novos produtos no Brasil e no mundo, criando um estilo de vida novo e mais sustentável para todos.

    Acima de tudo, a energia solar é conhecida por ser uma fonte de energia renovável, limpa e inesgotável. Veja as principais aplicações dela a seguir:

    Transporte

    A demanda por energia solar no transporte está aumentando. Inclusive, em países como a China, já existem ônibus movidos a energia solar que reduzem as emissões de gases ao transportar a população por estradas.

    No Brasil, alguns estudiosos criaram um ônibus elétrico alimentado pela energia solar. Os carros solares também serão uma realidade em breve.

    Zona rural e fazendas

    As áreas fora da zona urbana, em particular, muitas vezes sofrem com a falta de eletricidade. Assim, a energia solar é uma opção muito vantajosa.

    Por exemplo, se um sistema fotovoltaico estiver instalado em uma fazenda, o agricultor pode usar eletricidade com pouca manutenção, mantendo sua produção e a rotina de atividades. Além do mais, os painéis solares podem durar até 25 anos.

    Iluminação solar

    Esta é uma ótima opção para melhorar a eficiência energética do seu imóvel, junto com móveis com estrutura de ferro.

    Além disso, este tipo de iluminação não requer instalação complicada. Isso porque a lâmpada não está conectada ao circuito elétrico do estabelecimento comercial. Sem falar no design dessas novas lâmpadas que tornam o ambiente mais moderno, dinâmico, confortável e barato. 

    Cabe ressaltar, ainda, que com as adequações das instalações e o uso da placa, não é obrigatoriamente necessário alterar lâmpadas e outros eletrônicos.

    As placas também armazenam energia e podem funcionar à noite sem necessidade de rede elétrica.

    Esta tecnologia tem sido aplicada à iluminação de ruas, reduzindo o custo da iluminação pública e também iluminando comunidades.

    Edifícios

    Em primeiro lugar, a tecnologia solar utilizada em edifícios e estruturas é uma grande novidade para o mercado fotovoltaico.

    A energia solar fará parte da construção do edifício e o plano deverá incluir painéis solares.

    É por isso que este novo método de construção está se tornando cada vez mais popular em estádios de futebol, edifícios e projeto cozinha industrial.

    Telecomunicações

    Nas telecomunicações, a energia solar proveniente da energia fotovoltaica é utilizada em áreas como telefones celulares, rádios e emissoras de televisão.

    Por exemplo, na estrada, o poste de resgate é alimentado por esta fonte de energia renovável.

    Outros exemplos da disponibilidade de energia solar são:

    • Radar;
    • Radiotelefonia em geral;
    • Postos de vigilância do Exército ou florestal;
    • Telefonia rural por satélite.

    Como você pode ver, essa tecnologia tem aplicação muito vasta nas telecomunicações.

    Lixeiras compactadoras solares

    Outros usos para a energia solar em rápido crescimento são os compactadores de lixo e reciclagem.

    Em primeiro lugar, esta tecnologia traz enormes economias, em torno de milhões, para as grandes cidades ao reduzir o número de lixo e coletas.

    Além disso, as compactadoras solares comportam até cinco vezes mais resíduos do que os aterros sanitários comuns.

    Aquecedor solar

    Essa técnica, que utiliza energia solar, é conhecida por aquecer água.

    O calor solar é criado pelo processo pelo qual os coletores precisam converter a energia solar em energia térmica.

    Então, é possível aquecer água da piscina ou a água usada no banho. Isso traz mais comodidade e menos gastos, principalmente em estabelecimentos em que banho e troca de roupa são necessários, como alguns escritórios e academias.

    Assim, diversos nichos de negócio podem ser otimizados e melhorados, bem como atividades rotineiras ou que dependem de outros serviços (como a retirada de lixo) podem ser feitas de forma mais prática e com custos reduzidos, enquanto impactam na sustentabilidade geral.

    Por que usar painéis solares?

    O crescimento dos sistemas fotovoltaicos se deve principalmente aos benefícios que eles oferecem aos negócios de diferentes nichos, principalmente no que tange a economia e sustentabilidade empregada.

    Confira a seguir esses e outros benefícios que a energia solar pode trazer ao seu negócio de forma mais detalhada, principalmente se a empresa responsável oferecer um serviço de excelência. 

    Por isso, lembre-se de pesquisar bem antes de escolher a operadora que prestará o serviço de instalação.

    Economia

    A energia produzida por usinas hidrelétricas pode ser um fator de custo muito alto na sala sob medida alugada ou comprada para realizar as atividades do negócio.

    Assim, o valor da conta mensal tende a ser alto, principalmente quando se utilizam aparelhos que consomem muita energia.

    Sob este ponto de vista, uma das principais vantagens dos sistemas fotovoltaicos é justamente a redução das contas mensais de energia elétrica.

    Esse mecanismo permite a geração de energia própria e reduz a necessidade de utilização dos serviços das concessionárias de energia elétrica e, a longo prazo, traz um excelente retorno.

    Sustentabilidade

    Como um país tropical, o Brasil recebe uma enorme quantidade de luz solar. Esta fonte consegue gerar muita energia.

    Isto dá ao sistema fotovoltaico uma grande vantagem no país. Isso porque, ao contrário de outras fontes de energia, requer apenas a energia gerada pela luz solar, uma fonte renovável e inesgotável.

    Além dessa segurança, as características de sustentabilidade da produção de energia limpa são essenciais hoje e agrega vantagem competitiva ao evidenciar os valores da empresa, preservando o meio ambiente.

    Os efeitos do aquecimento global estão prejudicando o meio ambiente. Muitas fontes de energia contribuem para isso, mas a energia solar reduz os impactos e a necessidade de desmatamentos ou hidrelétricas, fornecendo eletricidade limpa aos usuários de ar condicionado em Salvador e demais equipamentos elétricos. 

    Tal fator pode ser uma vantagem competitiva para os estabelecimentos que comercializam esse item, que podem destacar a sustentabilidade do aparelho, bem como para escritórios que apresentam alto uso de aquecedores e ares-condicionado.

    Praticidade de instalação

    Por serem colocados ao ar livre, principalmente na cobertura da edificação, a instalação de módulos fotovoltaicos geralmente não interfere no dia a dia do empreendimento. 

    Além disso, a adoção de um sistema plug-and-play torna o processo muito mais fácil e rápido, com mínima intervenção no sistema elétrico do edifício de construtoras em SP, em novas obras – para o setor da construção -, ou mesmo nas demais estruturas corporativas e comerciais, reduzindo os gastos de reformas.

    Esse processo também facilita a expansão do sistema à medida que a empresa cresce e precisa de mais energia.

    Tempo de manutenção

    O sistema fotovoltaico tem vida útil superior a 25 anos e produz energia de alta qualidade, sustentável e limpa.

    Além disso, a instalação exige pouca manutenção preventiva e corretiva. Inclusive, os próprios contratantes podem fazê-la, reduzindo a mão de obra.

    Por exemplo, se o módulo estiver sujo, pode-se limpar o módulo a cada 6 meses, pois a película protetora serve para evitar o acúmulo de poeira.

    Painéis solares são recicláveis

    Os painéis solares são constituídos por dispositivos como placas de vidro, elementos condutores e metálicos e células solares.

    Por conta disso, a tecnologia permite reciclar os materiais posteriormente e recuperar um total de 97% dos componentes. 

    Portanto, observe que o vidro da placa é 100% reciclável e o alumínio também é 90% reciclável, de modo que os materiais utilizados podem ser facilmente reaproveitados.

    Além disso, silício cristalino e polímeros também apresentam boa recuperação. Com isso, outras medidas de aproveitamento pela empresa, ou mesmo ao trocar o sistema, podem ser avaliadas.

    Conclusão

    Por fim, a energia solar é fonte de grande atenção em todo o mundo por ser uma energia renovável e que não polui o meio ambiente, tendo fácil aplicação, principalmente em locais como o Brasil, que apresentam boa incidência solar.

    Assim, os diversos usos da energia solar continuam a crescer com os avanços e inovações tecnológicas.

    Também apoia ainda mais a proteção ambiental e uma qualidade de vida mais sustentável sem emitir gases poluentes na atmosfera.

    Logo, integrá-la à atuação profissional, seja nas tecnologias que compõem as telecomunicações ou nos serviços de contabilidade preços, otimizando os escritórios para seu uso, é muito importante para todos, trazendo oportunidade de crescimento para a empresa e promovendo um ambiente melhor para as futuras gerações.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.