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FIDELIZE SEUS CLIENTES COM TÉCNICAS DE MARKETING DIGITAL

    FIDELIZE SEUS CLIENTES

    O marketing digital é uma excelente ferramenta para a retenção de clientes em qualquer tipo de negócio. 

    Com esse tipo de estratégia é possível otimizar a comunicação com os consumidores, construir um relacionamento mais próximo com eles e atender às suas necessidades de forma personalizada.

    Neste artigo, você irá aprender a como utilizar o serviço de marketing digital — e também ferramentas extras como o uso do sistema crm, para levar maior fidelização para a sua empresa e assim aumentar o seu lucro. Continue lendo!

    A importância da fidelização de clientes

    De acordo com um estudo realizado pela consultoria Bain & Company, as marcas que conseguem fidelizar os clientes conseguem vender mais produtos e gastar menos do que o investimento necessário para atrair novos consumidores.

    Ainda segundo a pesquisa, compradores leais tendem a comprar até 67% a mais do que aqueles que descobrem uma empresa pela primeira vez.

    Além disso, com a ajuda de cursos e especializações em marketing e vendas, a execução de um bom programa de fidelidade pode proporcionar às empresas:

    • Maior rentabilidade;
    • Firmação da marca no mercado;
    • Publicidade gratuita por recomendações;
    • Senso de referência para a indústria.

     Assim, investir na captação de público torna-se uma ótima forma de recuperar os recursos investidos na aquisição de prospects.

    Além disso, para ter ainda mais clientes de qualidade, invista em um pipeline de vendas e tenha um maior controle sobre a área comercial do seu negócio.

    Estratégias para fidelizar os clientes

    O marketing digital é uma nova tecnologia do ramo da publicidade que revolucionou a forma de atingir o público e fidelizar os clientes. Isso porque, com as ferramentas que ele disponibiliza, a comunicação com o público se tornou mais fácil.

    Dessa forma, relacionamentos mais estáveis ​​e duradouros podem ser estabelecidos, as reais necessidades do mercado são atendidas e os serviços otimizados.  

    Portanto, para garantir a eficácia da fidelidade do seu consumidor digital, certifique-se de empregar algumas dessas principais técnicas:

    1. Tenha um forte senso de identidade

    Você já viu algum símbolo ou cor e logo lembrou de uma marca em específico? Isso quer dizer que elas possuem uma forte identidade visual.

    Isso porque, ao criar um logotipo ou paleta de cores, não se deve pensar apenas na estética. 

    Uma identidade de marca é construída com base em seu propósito e na bandeira que levanta. Por exemplo, você pode abrir uma empresa de tecnologia ​​que promova a sustentabilidade ou uma confeitaria que defenda o uso de produtos naturais.

    Essa causa e essa paixão precisam se manifestar em todas as ações do marketing digital para que, aos poucos, construam a imagem da empresa e repercutam junto ao público. Levante a bandeira para seus clientes, represente-os e eles ficarão felizes em ser fiéis à sua marca.

    1. Ouça o feedback do cliente

    Quem não gosta de ser ouvido e considerado, especialmente em questões delicadas que exigem reparos?

    Se os consumidores dedicam uma fração de seu tempo ao feedback construtivo, você pode pelo menos prestar atenção à opinião dada, avaliar sua viabilidade e aplicá-la sempre que possível e benéfica para o negócio.

    Caso não faça sentido, deverá enviar um e-mail personalizado agradecendo a sua sugestão.

    No caso de feedback negativo, as regras são as mesmas: o cliente está frustrado e quer ser ressarcido, ou pelo menos expressar sua insatisfação.Considere-os com cuidado, pois podem ser uma fonte de melhoria, e sempre responda agradecendo e encontrando soluções adequadas.

    É importante dizer que existem feedbacks silenciosos. Não entendeu? Calma que a gente te explica!

    Se um cliente costumava comprar periodicamente e, após uma mudança de fórmula ou embalagem, deixou de consumir, há grandes chances de não ter aprovado as atualizações, não é mesmo?

    É claro que, monitorar cada um dos clientes pode ser uma tarefa quase que impossível e por isso, utilizar ferramentas de crm software pode ser essencial.

    Isso porque, essa ferramenta é capaz de catalogar e identificar as ações e preferências de cada cliente de acordo com o histórico de compras e interações com a sua marca.

    E o melhor, atualmente é possível ter experimentações de distribuidores do sistema de CRM para descobrir qual o melhor para a sua empresa. Basta buscar por “crm gratuito” e fazer um teste.

    1. Use uma estratégia de marketing de conteúdo

    O marketing de conteúdo também é uma das principais estratégias do marketing digital. Ele funciona para atrair clientes, capturar leads, converter e, finalmente, reter clientes.

    O conteúdo é um dos maiores contribuintes para o excelente desempenho financeiro de um negócio online. Isso pode ser demonstrado pelas principais métricas utilizadas pelo marketing digital.

    Por exemplo, um estudo da Dragon Search Marketing mostra que 61% dos consumidores são afetados por ele. Além disso, de acordo com o CMI, 86% das organizações de alto desempenho têm alguém responsável pela estratégia de conteúdo. 

    1. Crie um Programa de Fidelidade ou Recompensas

    A magia desses programas de fidelidade é que eles fazem seus clientes se sentirem especiais. Entre as vantagens, está que quem adere, pode obter descontos em produtos e serviços específicos da empresa, ficar por dentro das novidades e ainda ganhar brindes.

    No marketing digital, existem várias maneiras para implementar um bom programa de fidelidade ou recompensa online. 

    Com eles, por exemplo, os clientes podem acumular pontos em aplicativos que geram descontos, receber newsletters exclusivas e até ter uma rede social em seu site só para eles. As possibilidades são inúmeras e vale a pena investir.

    Além disso, ao utilizar o crm operacional, é possível filtrar os comportamentos dos seus potenciais clientes e, ainda, realizar comunicações e estratégias que conversem com os interesses deles para gerar recompensas ainda mais atrativas.

    Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

    para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

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