Atualmente, muitos católicos estão se consagrando a Nossa Senhora. 

Talvez você já tenha visto alguém com uma pequena corrente no pulso, que é a cadeia de Nossa Senhora, que representa que ela se tornou escrava de Jesus pelas mãos de Maria, mas ficou sem saber do que se tratava.

Vamos explicar um pouco mais dessa prática.

Você sabe o que é a consagração a Nossa Senhora?

A consagração a Nossa Senhora é uma devoção muito antiga, que consiste em prometer sempre buscar em primeiro lugar a Ela com especial amor de filhos, confiando a Ela toda nossa vida e agindo de maneira que a agrade.

É um ato voluntário daqueles que consideram Maria sua mãe e acreditam nas palavras que Jesus disse na cruz: Filho, eis aí a tua mãe.

Qualquer pessoa que deseja de coração amar mais a Jesus seguindo os exemplos de Nossa Senhora pode se consagrar.

Qual o objetivo da consagração?

A primeira e maior consagração é o batismo, que nos une a Jesus, nosso Salvador. Mas Maria sempre nos aponta para seu filho e foi Ela a pessoa que teve o coração mais unido ao do Senhor.

Através da consagração, Ela nos auxilia a viver melhor nossas promessas, nos aproximando cada vez a Jesus, de forma mais perfeita e amorosa.

Em outras palavras, o objetivo da consagração a Nossa Senhora é gerar em nós a conversão a Jesus e a prática da santidade diária.

Uma maneira da consagração de acordo com método São Luiz

O método de São Luiz está escrito em um livro escrito por ele mesmo, chamado Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem. 

Além dessa maneira que ele ensina, ele também explica os motivos pelos quais deveríamos nos consagrar a Nossa Senhora e nos apresenta um guia prático de como crescer nessa devoção. 

Exige pelo menos 30 dias de preparação e é uma consagração da pessoa inteira, de qualquer idade, a Jesus pelas mãos de Maria, ou seja, de corpo, alma e bens.

O foco principal desse método é a pessoa de Jesus, e sua eficácia foi testada e aprovada por vários santos da Igreja, isso não significa que o método seja superior ou melhor que os demais, pois a qualidade da consagração vem da sinceridade de coração de cada pessoa.

Porém, o método é bastante prático e explicativo para o fim que propõe, sendo muito útil para quem quer começar a se aprofundar na vida de fé.

Como é a preparação para a consagração

  • 12 dias preliminares pedindo o desapego do mundo 
  • 1ª semana pedindo o conhecimento de si mesmo
  • 2ª semana pedindo o conhecimento da Virgem Maria
  • 3ª semana  pedindo o conhecimento de Nosso Senhor

O que fazer após a consagração?

Viva suas promessas batismais. São Luiz, nos ensina práticas diárias que nos ajudam a isso:

  •  Rezar a Coroinha da Santíssima Virgem
  • Ter uma devoção especial pelo Mistério da Encarnação do Verbo
  • Ter Grande Devoção a Ave Maria e ao Rosário
  • Recitar o Magnificat
  • O abandono do mundo.

É obrigatório o uso da corrente após a consagração?

De acordo com São Luiz, recomenda-se que os consagrados à Virgem Maria usem uma corrente, ou seja, a cadeia de consagração, que representa sua entrega a Jesus pelas mãos da Santíssima mãe. 

Essas cadeias de consagração, precisam ser abençoadas por um padre, e não precisam ser de ouro, podem ser correntes de ferro, usadas nas mãos, nos pés, e pescoço, mas também podem ser algum outro artigo religioso que expresse o mesmo sentido de devoção e amor.

Quais os benefícios da consagração?

São muitos os relatos de benefícios recebidos por meio da consagração à Nossa Senhora, desde a ajuda em momentos difíceis, curas e amadurecimento na fé.

Mas os principais benefícios são aqueles que nos ajudam a salvar a nossa alma, que é aprender a rejeitar o pecado, a ser menos egoísta e mais aberto ao amor ao próximo.

A maior alegria de um consagrado deve ser a oportunidade de dar glória a Deus por meio da prática das virtudes.

Enganam-se aquelas pessoas que só buscam por interesses, apenas com propósitos mundanos, pensamentos egoístas, trocar de carro, pagar dívidas ou ter vantagens materiais.

Se o foco principal não for amar a Deus de maneira pura e desinteressada, não vale a pena a consagração.

 

Obrigado por ter lido nosso artigo até aqui. 

Conheça também a vidraçaria imperial que faz Vidraçaria em Goiânia a muitos anos, e feito história na cidade de Goiânia