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MÉTRICAS DE SEO PARA ATRAÇÃO DE LEADS PARA AUTOMÓVEIS

    O marketing digital para o setor de veículos demanda perspicácia e boas práticas de SEO para atração de clientes, pois os mecanismos de pesquisa continuam desempenhando um papel importante quando os usuários buscam produtos, serviços e as respectivas referências. 

    É por isso que qualquer empreendedor que possui uma loja online, em qualquer modelo de comércio eletrônico que esteja inserido, deve ter como objetivo medir o sucesso quanto aos esforços de SEO (Search Engine Optimization).

    Para melhor compreensão, para aplicar uma estratégia eficaz de SEO para atração, é necessário entender o que os usuários de mecanismos de busca desejam. O que ocorre é que os algoritmos dessas plataformas, como Bing e Google, estão em constante mudança. 

    Essas mudanças acontecem por diferentes motivos. Os algoritmos podem começar a priorizar determinados fatores de classificação em detrimento de outros, tanto para o setor automobilístico ou que trata de administracao de condomínios.

    De forma alternativa, eles podem simplesmente ficar melhores em medir uma variável ou outra. Essas mudanças podem acontecer gradualmente, ou todas de uma vez. Contudo, de modo geral, eles visam proporcionar cada vez mais uma melhor experiência ao usuário.

    De qualquer maneira, existem muitas métricas de desempenho de SEO disponíveis e, sendo assim, vale conhecer as métricas de desempenho que envolvem a implementação de palavras-chave em conteúdos diversos. 

    O que são métricas de desempenho SEO?

    Como o SEO para atração é abrangente, avaliar as métricas de desempenho não é uma tarefa fácil. Existem várias estatísticas e aspectos que se precisa considerar, pois olhar apenas um ponto pode ser enganoso. 

    Para ter uma imagem completa, é preciso analisar os números de diferentes métricas, desde que sejam estabelecidas as metas e os KPIs (Key Performance Optimization), ou seja, os indicadores-chave de desempenho que se deseja medir.

    As empresas que possuem sites personalizados, aplicativos e participação em marketplaces têm acesso a uma quantidade abrangente de dados sobre o desempenho online, e quase todos esses pontos podem fornecer informações valiosas. 

    Sendo assim, não há problemas quanto a falta de informações, mas sim com a redução de riqueza de dados disponíveis em um número gerenciável de métricas para a produção de relatórios. 

    Então, seguem 5 importantes métricas de desempenho de SEO de atração que podem ajudar qualquer empresa a se concentrar nos KPIs que realmente importam.

    1. Classificações de palavras-chave

    As classificações de palavras-chave são a métrica de desempenho de SEO favorita dos profissionais que trabalham no setor de marketing digital. 

    Elas se referem ao posicionamento de uma página da web nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa conforme o termo usado.

    O número de classificação é importante, no entanto as palavras-chave que uma empresa de assessoria contabilidade ou que vende automóveis classifica para si mesma pode apresentar uma variedade de atrativos. 

    Primeiro, ele mostrará se a página está ou não segmentando as palavras-chave certas para o setor automotivo. 

    Se o site não for encontrado para as palavras-chave de destino, é preciso mudar a estratégia de SEO menos competitivas, ao menos temporariamente. 

    Em segundo lugar, os números darão um vislumbre se o site está realmente em crescimento ou não. 

    Com o tempo, é preciso ver se o ranqueamento está melhor, bem como o número total de palavras-chave para as quais o site está classificado, como é o caso do setor de automóveis.

    Vale notar que, para iniciar sites, o número de classificação não importa. O que realmente importa é ver um aumento em quantas palavras-chave a empresa está classificando. 

    Quando começa a ranquear mais palavras-chave, isso significa que a empresa está se posicionando melhor e poderá atrair mais público.

    Isso permite captar tráfego de cauda longa, ou seja, por meio de frases conexas e que estão de acordo com as finalidades da empresa que trabalha com automóveis. 

    1. Qualidade e quantidade de backlinks

    Os backlinks são um dos principais fatores que afetam o desempenho do SEO. 

    Os mecanismos de busca usam backlinks como um sinal de classificação; isso ocorre porque quando um site direciona o usuário para outro, significa que eles acreditam que a página ou conteúdo tem valor.

    A qualidade dos backlinks é outra forma de saber mais sobre quem se refere a um site, pois nem todos contam com a mesma autoridade. 

    Por exemplo, sites governamentais e educacionais que tratam de serviços de topografia terão mais autoridade do que um site de uma pequena concessionária de veículos que foi iniciada a pouco tempo. 

    Isso porque o período do domínio, a constância na abordagem de certo tema e a sua relação com o tema principal da página são fundamentais para uma inserção adequada e natural, bem como o bom ranqueamento.

    Assim, os sites não são todos iguais na escala de autoridade, pois difere de acordo com:

    • Backlinks;
    • Idade;
    • Número de páginas;
    • Tráfego de usuário.

    É importante entender que, tanto a qualidade quanto a quantidade de backlinks são significativos para as plataformas de busca, o que afeta o SEO para atração em qualquer circunstância. 

    Medir o desempenho de backlinks mostra a eficácia quanto às estratégias de criação de links. 

    Se uma empresa cria links adequados e está obtendo uma boa taxa de resposta nos e-mails que envia, essa estratégia está funcionando e deve ser preservada. 

    1. Tráfego orgânico

    É natural medir o desempenho de SEO pelo número de pessoas que visitam um site de forma orgânica. Ainda assim, é preciso se lembrar que o número exato de visitantes não importa tanto assim.

    O que realmente importa é ver uma taxa de crescimento saudável, assim, mesmo uma taxa de crescimento constante e lenta é considerada positiva. 

    Como em diferentes situações os números podem enganar, medir a qualidade do tráfego orgânico torna as descobertas mais precisas. 

    Para ter certeza de que o site corporativo de automóveis está atraindo cliques dos visitantes em um site, é preciso analisar o comportamento deles durante a passagem pelas páginas do e-commerce. 

    1. Tráfego móvel 

    O tráfego móvel é uma importante métrica de desempenho de SEO que se deve acompanhar. 

    É um fato que há mais usuários móveis do que aqueles que utilizam um computador desktop. Por isso esse número de tráfego importa tanto. 

    Ainda assim, a verdadeira razão pela qual medir o tráfego móvel é importante é que se mostra um sinal de um site otimizado, seja ele de um escritório de planejamento tributário ou uma concessionária de automóveis.. 

    Um aumento no tráfego móvel significa que o setor de marketing digital está fazendo tudo certo aos olhos das plataformas de busca e outras ações de posicionamento estão surtindo efeito.

    Também implica em um site responsivo, que carrega rapidamente e possui altas métricas de engajamento. Sem isso, o site simplesmente não seria classificado na pesquisa móvel. 

    Para alguns nichos específicos, como é o caso de automóveis, o tráfego móvel é essencial. 

    Logo, se o site gira em torno de um tema recorrente, é preciso garantir que ele seja altamente atraente para os usuários de dispositivos móveis.

    1. Autoridade de domínio

    A autoridade de domínio é calculada avaliando vários fatores, incluindo vincular domínios raiz e o número total de links em uma única pontuação de DA (Domain Authority). 

    Essa pontuação pode ser usada ao comparar sites que vendem desinfetantes hospitalares ou acompanhar a força de classificação de um site ao longo do tempo. 

    Alguns setores específicos têm pontuações altas de autoridade de domínio, como:

    • Ensino superior;
    • Esportes e entretenimento;
    • Mídia e publicação;
    • Serviços de hospedagem e alimentação;
    • Software e aplicativos;
    • Automobilísticos.

    Existem dois termos importantes que contribuem para a autoridade de domínio, e isso vale para os sites de automóveis também, pois eles permitem maior compreensão sobre a qualidade dos backlinks, sendo eles fluxo de confiança e fluxo de citação.

    Como os sites estão ligados uns aos outros, a confiança passa através deles, se originando em um ponto e se vinculando a outro, e assim por diante. 

    Por outro lado, o fluxo de citações também mede a equidade ou o poder de um site ou link, mas com base no número de links que chegam a ele e o direcionamento efetivo dos usuários.

    É também uma pontuação que dá uma ideia de quão influente é um e-commerce de concentrador de oxigênio preço dedicado ao setor industrial ou um marketplace que reúne concessionárias de veículos.

    A importância de alcançar os leads certos

    Qualquer mercado consumidor em que a prática de SEO de atração seja implementado, quando se trata de marketing digital, deve ser determinada a importância em se alcançar os leads qualificados, ainda mais quando se trata de um público segmentado no setor de automóveis. 

    Basicamente, essa ação visa trabalhar de forma inteligente, em que todo o esforço é voltado para identificar e filtrar leads de alta qualidade e que apresentam mais oportunidade de conversão o quanto antes, o que significa menos tempo perdido conversando com pessoas que não irão comprar mais adiante. 

    Para melhor aplicação do SEO de atração, vale explorar ferramentas digitais que avaliam se um cliente em potencial é adequado,  pois elas identificam se a empresa está gastando em PPC (Pay Per Click) ou possui um tráfego orgânico pleno. 

    Estas são boas indicações de que a empresa tem um orçamento considerável, via serviços de contabilidade preços de anúncios pagos, e que todos os envolvidos no marketing digital entendem a importância de uma campanha adaptável e mensurável.

    Conclusão

    A formalização de um relatório mensal de SEO para atração de um site empresarial, um e-commerce ou um marketplace tende a ser de fácil preparação, leitura e compreensão com as métricas voltadas para leads que buscam automóveis. 

    Além disso, há um conjunto de ferramentas que podem ajudar a analisar e melhorar as métricas de desempenho de SEO.

    Aliás, isso pode melhorar também a inclusão de backlinks para contabilidade em São Paulo que trabalham com concessionárias de automóveis, tempo gasto na página da loja virtual e a redação de conteúdo atraente e relevante. 

    Por fim, os resultados obtidos determinarão as campanhas que deverão ser ou não mantidas, oportunizando novos contatos de negócio.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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