Leia este artigo até o final e saiba O que acontece se o tratamento de canal não for feito, Aprenda tudo sobre este assunto muito visado na area de odontologia.
O tratamento de canal é uma alternativa para tratar o dente e evitar a sua extração. Esse tipo de tratamento consiste em retirar o tecido interno do dente, realizar a limpeza e fazer a preparação para receber o preenchimento do espaço.
Para entender melhor como funciona o tratamento de canal, é necessário saber um pouco sobre a estrutura do dente.
A camada externa é formada pelo esmalte, que é uma parte mais dura que ajuda a proteger o dente e suas estruturas internas.
A dentina é a parte calcificada que fica logo abaixo do esmalte, já a polpa é o tecido mole que fica dentro do dente, onde ficam os nervos e os vasos sanguíneos. Quando o tratamento de canal é indicado, é porque o problema já atingiu a polpa.
Entre os problemas que podem ser causados na região necessitando de um canal estão: dente quebrado, cárie profunda e danos por traumas. Podemos identificar um desses problemas através dos seguintes sintomas:
- Dor pulsátil;
- Dor de dente persistente;
- Sensibilidade ao mastigar;
- Dor que irradia para os outros dentes;
- Sensibilidade a alimentos e bebidas quentes ou geladas.
Diante desses sintomas, é possível perceber que utilizar seu plano odontologico empresarial para realizar visitas periódicas ao dentista, pois quanto antes o problema for detectado, mais fácil será tratá-lo.

Quando é preciso ser feito o tratamento de canal?
Um problema dental pode causar diversos transtornos, como dor e desconforto, sintomas que ocorrem quando há lesões na polpa do dente. Quando isso ocorre, é importante procurar por um dentista em um plano dentel para mei.
Isso porque somente um profissional da odontologia será capaz de identificar o problema corretamente e restabelecer a sua saúde bucal antes que o problema se torne algo mais grave, afetando outras áreas.
O tratamento de canal é indicado por um dentista quando há uma infecção dentária na polpa do dente ou a perda da mesma. Essas causas podem ocorrer devido aos seguintes problemas:
- Cáries
A cárie é uma doença dentária causada por diversos fatores, seja genético ou razões diferentes. A mais comum está ligada à falta de higiene bucal e pouco uso do fio dental, que retira resíduos alimentares por entre as dentições, o que impede a proliferação bacteriana.
Tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas também podem trazer como resultado cáries nas estruturas dentais.
Outro fator causador de cáries muito corriqueiro é o açúcar. Comer doces demais ou beber muito refrigerante, seguido de uma higiene dental descuidada, pode acabar resultando em dentes cariados e dores nessas estruturas.
Caso uma cárie se torne algo mais grave e acabe afetando a polpa do dente, o tratamento de canal é o mais indicado para tratar do problema, assim evitando que as bactérias cheguem nos vasos sanguíneos e afetem outros sistemas, como o cardíaco, por exemplo.
- Trauma dentário
Quando uma pessoa sofre um acidente ou batidas intensas é possível danificar a estrutura dental, o que pode levar a exposição dos nervos ou até mesmo a morte da polpa dentária. O ideal é procurar por um dentista em um plano odonto empresa o mais rápido possível.
Traumas dentários geram dores intensas, mas também deixam toda a estrutura mole e sensível dentro da boca exposta para outras bactérias. A boca pode acabar sendo a porta de entrada para milhares de outros microrganismos.
- Estrutura dental comprometida
Diante desse tipo de caso, normalmente é necessário realizar um implante dentário para substituir o dente perdido, mas antes disso, o tratamento de canal pode ser necessário para preparar a área.
Na falta de um dente, toda a estrutura dentária pode ser afetada, tornando o espaço entre as dentições remanescentes mais espaçado, por isso é prudente procurar por um dentista o mais rápido possível.
- Degeneração da polpa
Quando há o comprometimento da polpa, é preciso procurar por um dentista especialista em endodontia em um plano dentario empresarial para manter a saúde bucal em dia e evitar que haja infecções mais graves.
Como foi mencionado anteriormente, a boca pode ser a entrada para outros microrganismos, como bactérias que passam por toda a corrente sanguínea e se estabelecem em diferentes sistemas corporais, como o coração ou cérebro.
A falta de cuidados ou socorro em casos emergenciais podem gerar doenças e problemas ainda mais graves, pois bactérias coronárias acabam sendo bombeadas para o resto do corpo, tornando-o mais apto para infartos, infecções, entre outros.
Os cuidados necessários após o tratamento de canal

Por se tratar de um procedimento cirúrgico, existem alguns cuidados que devem ser tomados após realizar um tratamento de canal para garantir que a recuperação seja total e eficaz em corrigir o problema existente.
Apesar de parecer complicado, o pós-operatório é um período tranquilo, pois o canal não é um procedimento tão invasivo como uma extração de siso, por exemplo. Esses cuidados podem ser orientados através dos beneficios plano odontologico empresas.
Alguns dos cuidados que devem ser tomados durante a recuperação são:
- Utilizar as medicações indicadas;
- Manter visitas regulares ao dentista;
- Realizar a higiene bucal normalmente;
- Evitar alimentos sólidos nas primeiras horas;
- Não mastigar com o dente tratado até a recuperação completa.
Seguindo esses cuidados, você pode seguir com a sua rotina normalmente, lembrando sempre de seguir todas as indicações do seu dentista, sempre tomando os cuidados necessários, pois o dente fica mais sensível nos primeiros dias do pós-operatório.
Outro fator importante é para os pacientes que realizam o tratamento de canal em etapas, pois nessa situação é comum ficar com uma sedação temporária até que a restauração definitiva seja concluída.
Neste caso, é preciso ter ainda mais cuidado, principalmente durante as refeições, quando se deve evitar mastigar em cima do dente que está em tratamento. Isso irá evitar que prejudique o procedimento antes que ele seja finalizado.
Portanto, agora que você já conhece todos os passos e cuidados necessários para realizar antes, durante e após o tratamento de canal, lembre-se de realizar visitas regulares ao seu dentista de confiança para evitar problemas bucais.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.