Pular para o conteúdo

O QUE É DRE NA CONTABILIDADE? PORQUE O EMPREENDEDOR PRECISA SABER A RESPEITO DISSO

    dre na contabilidade

    Todo empresário ou gestor de negócios tem que lidar com o que é DRE na Contabilidade, o chamado Demonstrativo de Lucros e Perdas Financeiras.

    Para alguns, é um documento simples. Para outros, é uma burocracia bastante complicada. Afinal, qual o propósito e a importância doO que é DRE na Contabilidade?

    A verdade é que entender o que é um DRE, o que ele faz e como isso impacta as decisões de negócios ajuda a gerenciar uma empresa e ajuda aqueles que pensam como abrir uma empresa.No blog, falamos muito sobre como os dados podem transformar o seu negócio.

    Nesse caso, um DRE é como uma ferramenta que ajuda você a compilar as principais métricas financeiras da sua organização e entender sua saúde financeira de uma vez por todas!

    O mundo da contabilidade é enorme e permite que o escritório de contabilidade se comportem de maneiras diferentes. A DRE em Contabilidade é uma oportunidade para começar a aplicar a reconhecida consultoria contábil e criar mais valor para seus clientes?

    dre na contabilidade
    dre na contabilidade

    O que é DRE na Contabilidade?

    DRE é um acrônimo para Declaração de Renda Anual. Em outras palavras, é um relatório que resume o negócio que a empresa faz. Nele, são comparadas as contas de receitas apuradas, despesas, investimentos, custos e reservas, comprovando a formação do lucro líquido da empresa naquele momento.

    A DRE é feita anualmente para fins legais, mas é possível uma DRE mensal simplificada para fins administrativos e uma DRE trimestral para acompanhamento das despesas tributárias.

    Os relatórios de demonstração do resultado devem ser elaborados pelo regime de competência, ou seja, com base na ocorrência de fatos geradores registrados pela contabilidade, independentemente do efetivo recebimento de receitas ou pagamento de despesas.

    Esses resultados são alcançados por meio da comparação de diversos números financeiros do negócio pelo regime de competência, como receitas, custos e despesas.

    O modelo que a DRE segue é estabelecido pela Lei 6.404/1976, que todas as empresas devem seguir.

    Como posso usar o DRE na contabilidade?

    Quando pensamos emO que é DRE na Contabilidade, o contador passa a ser o profissional responsável por fazer essa afirmação. Como mencionado anteriormente, não é incomum que os empreendedores fiquem confusos sobre o caminho que devem seguir para categorizar despesas ou receitas dentro de sua empresa.

    Este documento deve ser preenchido anualmente conforme exigido por lei. No entanto, os contadores costumam fazê-lo mensalmente para facilitar a gestão, ou trimestralmente para monitorar os gastos fiscais e poder identificar possíveis melhorias.

    Curiosamente, os contadores sabem como usar as informações do DRE de forma estratégica. Demonstrar isso, junto com o fluxo de caixa, por exemplo, por meio de comparações e recomendações, pode ser um passo interessante na criação de valor para seus consumidores.

    Como contador e consultor, é divertido mostrar a seus clientes a interseção de informações, possíveis alertas e oportunidades de melhoria nos próximos meses.

    Qual a importância?

    O objetivo da demonstração de lucros e perdas do ano atual é fornecer aos usuários das demonstrações financeiras da empresa os dados básicos e necessários sobre a formação dos lucros e perdas do ano atual.

    Dito isto, é um dos relatórios mais importantes que um contador deve gerar. Isso porque é utilizado por gestores, investidores, bancos e pelo próprio governo. É por meio dele que você pode avaliar as capacidades da sua empresa e sua real situação. É uma importante ferramenta de tomada de decisão.

    O objetivo da demonstração de lucros e perdas do ano atual é fornecer aos usuários das demonstrações financeiras da empresa os dados básicos e necessários sobre a formação dos lucros e perdas do ano atual.

    Dito isto, é um dos relatórios mais importantes que um contador deve gerar. Isso porque é utilizado por gestores, investidores, bancos e pelo próprio governo. É por meio dele que você pode avaliar as capacidades da sua empresa e sua real situação. É uma importante ferramenta de tomada de decisão.

    Quem são aqueles que precisam fazer a DRE?

    Obviamente, o DRE é um documento contábil muito importante para sua gestão financeira. Então, quem deve fazê-lo?

    Primeiramente, vamos falar das empresas que precisam desenvolver e divulgar DREs, que são empresas de capital aberto.

    Por lei, as empresas públicas são obrigadas a preparar e divulgar uma demonstração anual de lucros e perdas a cada 6 meses (ou a cada período contábil). A publicação deve ser publicada no diário oficial da empresa, bem como na ferramenta de comunicação.

    O objetivo é dar aos investidores e ao mercado de ações como um todo uma noção do desempenho da empresa. Também temos Sociedades de Responsabilidade Limitada (LTDA), que devem elaborar DREs, mas não são obrigadas a emiti-las.

    No entanto, eles devem ser responsáveis ​​por armazenar o extrato em um formato impresso e encadernado. Portanto, se o fisco realizar uma auditoria na empresa, deve ser entregue um DRE. Outras empresas não precisam se preparar para o DRE, mas nosso conselho é que o façam de qualquer maneira!

    Confira: DRE é uma ferramenta de análise financeira muito rica que pode te ajudar a melhorar suas decisões!

    O que é DRE na Contabilidade: Conclusão

    DREs são documentos de alto valor gerencial e contábil que podem ser utilizados como insumo para uma análise aprofundada do seu negócio.

    Basicamente, esta declaração é uma ferramenta real para os gestores obterem informações valiosas por trás do desempenho da empresa.

    Além disso, os DREs mostram caminhos que podem levar a tendências de mercado – oportunidades muitas vezes ocultas nos dados.

    Neste post do blog, você pode conhecer tudo isso e como o DRE contribui para a sua gestão.

    No entanto, também tenha em mente que sua exposição é complexa. Por isso, contar com a ajuda da tecnologia é essencial!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.