Pular para o conteúdo

OS BENEFÍCIOS DA AROMATERAPIA NO BEM-ESTAR DA CASA

    Os momentos em casa se tornaram mais frequentes em função da pandemia do coronavírus e, principalmente, do isolamento social.

    As pessoas tiveram que adaptar suas casas para ser o ambiente de trabalho, a escola e o lazer das crianças. Para algumas famílias, essa fórmula gerou muito estresse, ansiedade, prejudicando, assim, o dia-a-dia e a produtividade dos membros da casa. Em alguns casos, assistir filmes como Bata Antes de Entrar Lorenza Izzo foi uma solução para tranquilizar.

    O que é aromaterapia e quais os seus benefícios?

    Uma das soluções que pode reverter esse quadro é a aromaterapia, através de seus sprays, difusores e aromatizadores elétricos. Os benefícios são muitos, essa técnica ajuda no combate a ansiedade, a insônia, a compulsão alimentar, entre outros problemas cada vez mais presentes. Confira como essa técnica pode ser usada em todos os ambientes da sua casa.

    Sala de estar

    Nas áreas de convivência, o ideal é usar a essência de lavanda ou de laranja nos sprays e aromatizadores. Elas têm o poder de trazer a sensação de acolhimento, bem-estar e aconchego. Mas, se a intenção é manter a sala perfumada, as varetas são uma ótima solução. Elas espalham o aroma enquanto houver líquido no vidro, ao contrário dos incensos que aromatizam apenas enquanto estão acesos. Os difusores elétricos espalham perfume em uma área de até 30m², caso sua área de convivência seja maior, o ideal é investir em dois aparelhos. Um em cada extremidade da sala.

    Essências recomendadas para a sala:

    • Tangerina: Relaxante;
    • Lima: Energizante e revitalizante;
    • Grapefruit: Restaurador.

    Banheiros

    Nesses ambientes que são sinônimo de bem-estar, o aroma do eucalipto e da melaleuca são muito indicados, pois são anti-inflamatórios e verdadeiros antissépticos naturais. Agora se a ideia é trazer uma atmosfera de limpeza para esse ambiente, vale investir em aromas de ervas, tangerina e alecrim. Caso receba a família e os amigos, deixe um aromatizador no ambiente, viu?

    Essências recomendadas para o banheiro:

    • Hortelã: Revigorante e estimulante;
    • Eucalipto: Refrescante e estimulante;
    • Pinho: Intenso e estimulante.

    Quartos

    Já nas áreas de descanso, essências de capim-limão, lavanda e o gerânio são a solução perfeita. Essas têm propriedades calmantes, trazendo um ambiente de tranquilidade e relaxamento. Dessa forma ajuda a contribuir para o bem-estar da mente e do corpo, e conseguem garantir excelentes noites de sono. Antes de deitar, vale fazer uma aromatização da roupa de cama com a água perfumada com lavanda, borrifando um pouco nos lençóis e travesseiros. Outra ideia é pingar cinco gotas da essência no difusor, ligando-o cerca de duas horas antes de ir deitar e desligando-o quando for para o quarto.

    Essências recomendadas para o quarto:

    • Lavanda: Relaxante, antidepressivo e sedativo;
    • Gerânio: Calmante, sedativo e antidepressivo;
    • Cedro: Relaxante e sedativo.

    Escritório

    Para os ambientes de trabalho, o ideal é investir em óleos que privilegiam a concentração e a produtividade. As essências de menta, hortelã e capim-limão têm efeito estimulante, pois, esses aromas cítricos são conhecidos por manter o equilíbrio e o foco, o que melhora a produtividade.

    Essências recomendadas para o escritório:

    • Menta: Estimula a mente e aumenta a concentração;
    • Hortelã: Privilegia a concentração e alivia as dores musculares;
    • Capim-limão: Estimula o espírito criativo e a autoconfiança;

    Jardins e varandas

    Por fim, nas áreas externas que são sinônimo de convivência e momentos de leitura, recomenda-se óleos como limão siciliano e mandarina, eles têm aroma cítrico e intensos. Essas essências podem trazer sensações de alegria, alto astral e o frescor que esse ambiente necessita.

    Essências recomendadas para áreas externas:

    • Limão siciliano: Antisséptico, refrescante e estimula o estimula o sistema imunológico;
    • Mandarina: Intensamente doce, refrescante e penetrante;
    • Jasmim: Revigorante, calmante e relaxante.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.