Pular para o conteúdo

PARA SER JORNALISTA É PRECISO TER UM DIPLOMA?

    No Brasil, não é obrigatório ter um diploma para exercer a profissão de jornalismo, mas é algo desejável ter uma graduação. 

    Se você tem o sonho de se tornar um jornalista, o recomendado é que você faça a graduação nesta área.

    A graduação irá te ajudar a ter toda a estrutura necessária para o exercício da profissão.

    Ainda existe uma polêmica em torno deste assunto, algumas pessoas concordam que não é preciso diploma para que uma pessoa possa exercer a profissão.

    Já outras, pensam ser fundamental o diploma, pois desta forma, as pessoas ampliam o seu conhecimento para que eles tenham as ferramentas básicas.

    Há argumentos a favor e contra aqueles que defendem a necessidade de diplomas afirmam que a formação acadêmica garante um nível mínimo de qualidade profissional e aumenta a segurança nas negociações trabalhistas com os empregadores do setor, além de garantir maior reconhecimento profissional.

    Os argumentos contrários baseiam-se na ideia de liberdade de expressão e na capacidade de todos os cidadãos se expressarem publicamente, o que não deve ser dificultado pela falta de certificação académica. 

    Os defensores dessa posição costumam indicar também os muitos e fundamentais profissionais da área no Brasil que nunca estudaram jornalismo. 

    Não podemos deixar de ressaltar que na maioria dos países democráticos não existe a exigência de diploma para esta profissão.

    Caso você esteja lendo o artigo “Para ser jornalista é preciso ter um diploma?” e queira Comprar diploma, acesse o site comprardiplomaonline.com.br.

    O que é preciso para fazer jornalismo?

    Ser jornalista hoje significa poder trabalhar, entre outras coisas, com marketing digital, produção de conteúdo multiplataforma, comunicação para empresas e organizações. 

    De qualquer forma, para conseguir o diploma, é importante buscar instituições de qualidade, para se destacar no mercado.

    Quem é estudante de jornalismo pode trabalhar com o quê?

    Como profissional de comunicação, o jornalista pode atuar em diversas áreas e mídias. Revistas, jornais, rádios e TV são alguns exemplos. 

    Além disso, o jornalista pode atuar como, entre outras coisas, repórter, redator, assessor de imprensa, âncora, editor, gerente de reportagem, mídia social, gerente editorial.

    É preciso um diploma para se tornar um jornalista?

    É necessário um diploma? Para quem quer fazer carreira, saiba que desde 2009 não precisa de diploma para ser jornalista no país. 

    O Supremo Tribunal Federal derrubou a obrigatoriedade de possuir um diploma para atuar na área.

    Quais as especializações em jornalismo?

    Algumas áreas de especialização dentro do jornalismo:

    • Marketing.
    • Jornalismo gastronômico.
    • Jornalismo de moda.
    • Jornalismo político.
    • Jornalismo investigativo.
    • Jornalismo esportivo.
    • Jornalismo digital.

    Qual é o salário de um jornalista?

    De acordo com pesquisas, o salário de um jornalista varia de

    R $1.200,00 e salário máximo de R $4.000,00

    Qual área do jornalismo ganha mais dinheiro?

    O salário médio de um jornalista no Brasil é de R $2.500.

    Em alguns estados, a profissão de jornalista tem a melhor remuneração, como: Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. 

    As especialidades com melhor remuneração são Repórter (Exclusivo de rádio e televisão), assessor de imprensa e editor-chefe.

    Quem são os profissionais que trabalham em um jornal de TV?

    O âncora ou pivô é o apresentador de um programa de notícias. Cabe a ele contar, anunciar ou comentar as notícias a serem exibidas, ou ligar para os jornalistas que vão direto ao programa.

    Como saber se tenho o perfil para um jornalista?

    Antes de escolher seguir o caminho do jornalista, você precisa saber se você possui o perfil para ser um jornalista e como funciona um jornal.

    É importante conhecer os requisitos básicos de um repórter e como suas qualidades pessoais podem se adequar ao trabalho. 

    Se você é uma pessoa comunicativa e sabe trabalhar em equipe, com certeza você tem o perfil para ser um jornalista.

    Se você quer ter sucesso como jornalista, existem dois caminhos.

    Como ter sucesso como jornalista?

    Se você quer ter sucesso como jornalista, existem dois caminhos. 

    A primeira, e mais óbvia, é começar cedo, e se capacitar, buscando cursos para se tornar uma pessoa mais qualificada no mercado.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.