Pular para o conteúdo

Porque a pesquisa de mercado é importante para o seu negócio?

    pesquisa de mercado

    Você já ouviu falar em pesquisa de mercado? Essa ferramenta, nada mais é do que uma forma de auxiliar empreendedores e donos de empresas a entenderem como funciona o mercado e os consumidores que nele estão. 

    Dessa forma, a pesquisa de mercado se mostra essencial, seja para negócios que ainda vão adentrar no mercado, ou para empresas que já estão nele há muito tempo. 

    Isso porque, somente através da pesquisa de mercado que será possível decidir estratégias e bolar ações que realmente serão efetivas no trabalho de crescer uma empresa e a tornar notória em seu ramo de atuação. 

    Afinal de contas, não é possível tomar nenhuma atitude em vão. Além disso, é muito difícil bolar estratégias quando se está completamente no escuro, sendo impossível decidir para onde ir, sem uma espécie de bússola. Nesse contexto, a bússola seria a pesquisa de mercado. 

    Portanto, confira tudo o que você precisa saber sobre pesquisa de mercado para conseguir deslanchar o seu negócio e melhorar sua gestão de marketing e vendas

    Por que fazer pesquisa de mercado?

    Muitas pessoas não entendem qual a real necessidade de fazer as pesquisas de mercado, uma vez que essa não se resume em analisar apenas os concorrentes.

    Isso porque, a pesquisa de mercado se foca em envolver vários outros tipos de dados para que seja possível enxergar um panorama de todo o ecossistema do seu negócio.

    Portanto, para fazer uma boa análise de mercado é necessário muito mais do que uma gestão de marketing e comunicação, pois, é preciso fazer uma análise de vários aspectos. 

    Toda essa análise tem como objetivo fazer com que o empreendedor entenda todo o ambiente em que sua companhia está inserido, compreender os desafios que suas ideias e estratégias impõem e descobrir necessidades que ainda não foram exploradas.

    Portanto, confira tudo o que é possível avaliar através de uma boa análise de mercado:

    • Criar segmentos inéditos;
    • Explorar novos nichos de mercado;
    • Descobrir informações estratégicas;
    • Elaborar estratégias mais competitivas;
    • Otimizar processos internos da empresa;
    • Avaliar a viabilidade de um empreendimento;
    • Testar novas campanhas, produtos e serviços.

    Vantagens da pesquisa de mercado?

    Muitas empresas acabam deixando de realizar pesquisas de mercado por acreditar que para fazer uma boa pesquisa é necessário investir muito. Entretanto, existem várias formas diferentes para conseguir produzir um estudo mercadológico eficaz.

    Confira alguns benefícios dessas pesquisas abaixo.

    1. Conhecer o seu público

    O principal objetivo desse tipo de pesquisa é justamente entender melhor qual o seu público alvo e como o mesmo funciona. 

    Entender essas questões é essencial para quem pretende aumentar seus clientes e estreitar laços com eles, para que o relacionamento entre consumidor e marca seja duradouro. 

    Também pode-se saber mais sobre conhecimento de público alvo através de cursos profissionalizantes, como por exemplo, um curso de gestão comercial ead

    1. Estratégia dos seus concorrentes

    Através de análise e pesquisa de mercado, também é possível conhecer seus concorrentes e entender quais são as considerações tomadas por eles em escolhas de estratégias e ferramentas. 

    Vale lembrar que esse benefício pode ser importante na hora de traçar estratégias de vendas para se diferenciar de seus concorrentes.

    Uma ferramenta importante nesse quesito é a faculdade de vendas que pode ajudar a melhorar as estratégias de vendas de uma companhia. 

    1. Dimensionar o mercado

    A pesquisa de mercado também proporciona à companhia dimensionar o mercado no qual ela está inserida, podendo medir e dimensionar seu espaço, bem como o lugar no qual ela quer ocupar dentro de seu nicho. 

    Dessa forma, do mesmo modo em que muitos profissionais fazem faculdade de vendas online para obter mais conhecimento, fazer a pesquisa de mercado permite conhecer o perfil dos seus consumidores, identificar novas tendências, estimar o segmento mais lucrativo entre outras questões. 

    Quais são os métodos da pesquisa de mercado?

    Assim como existem diversas ferramentas dentro do marketing para angariar clientes, também existem diversas ferramentas para conseguir fazer a pesquisa de mercado e várias delas são gratuitas. 

    Portanto, confira a seguir algumas ferramentas que podem te auxiliar na hora de fazer pesquisa de mercado. 

    1. Dados e métricas

    Para aqueles que cursam faculdade de vendas e marketing sabem a importância de dados e métricas são imprescindíveis quando o assunto é observar como se comporta o mercado. 

    Portanto, esses dados e métricas são capturados através de algumas ferramentas que podem garantir a qualidade dos resultados e conclusões obtidos. Portanto, confira a seguir algumas das ferramentas utilizadas para captar esses dados e métricas.

    O blog oficial do Google que oferece artigos, relatórios, além de ideias a respeito do comportamento do consumidor e das tecnologias.

    Além disso, o Serviço Brasileiro de Apoio ao Empreendedorismo também é uma ferramenta muito boa para analisar conteúdos, orientações e pesquisas relacionadas ao empreendedorismo.

    Por fim, temos a Inteligência Rock Content, uma ferramenta muito utilizada por profissionais que cursam gestão comercial e marketing ead além de ser uma das maiores centrais de pesquisa a respeito de marketing e vendas criada pela Rock Content University. 

    1. Análise da concorrência

    Como já mencionado acima, é muito importante prestar atenção em seus concorrentes. Entender quais são as ferramentas adotadas, quais são as que dão certo e poder compreender minimamente a lógica que seu concorrente utiliza na escolha de estratégias. 

    Isso porque, a compreensão dessas questões pode auxiliar na criação de suas estratégias, bem como, ajuda a compor a pesquisa de mercado.

    Existem plataformas que têm como objetivo não só analisar a concorrência  e seu desempenho de campanhas, mas pretende também analisar o conteúdo dos seus concorrentes, assim como, também monitorar as suas publicações de seus concorrentes.

    Por último, mas não menos importante, outra ferramenta importante para conseguir analisar seus concorrentes é a SEMrush. Isso porque, esta ferramenta apresenta diversos recursos  que compara palavras-chave do seu site com as utilizadas por seus concorrentes.

    1. Entrevista com clientes

    Outro método usado para fazer pesquisas de mercado é conversar com seu cliente. Isso porque, a relação com o consumidor vai muito além de apenas criar laços com ele para que o mesmo se fidelize à marca. 

    Em suma, o feedback do consumidor pode ser amplamente utilizado, tanto para diversas estratégias de marketing, questão que pode ser aprendida no curso de empreendedorismo a distância, mas também na pesquisa de mercado. 

    Existem ferramentas muito eficientes e intuitivas que acabam se destacando por serem simples, mas também agradáveis e possuir uma alta responsividade quando o assunto é diálogo com o consumidor. 

    Além disso, algumas plataformas permitem que sua companhia consiga realizar diversos questionários que vão de encontro com seus objetivos, quando a proposta de feedback é criada a seus consumidores. 

    Por último, mas não menos importante, há ferramentas que têm como objetivo realizar a criação de pesquisas online com um time de especialistas dedicado.

    Pesquisa de mercado realizada com sucesso

    Depois de seguir as recomendações citadas acima, o empreendedor vai conseguir entender que todas as ferramentas e recursos vão gerar infinitos dados e análises. Estas por sua vez, terão que ser assimiladas com cuidado. 

    Isso porque, uma vez que se consegue realizar a pesquisa de forma bem sucedida, o trabalho ainda não está realizado. 

    Dessa maneira, para conseguir ter resultados efetivos é necessário interpretar os dados e começar a tomar atitudes, sejam elas estratégias de marketing, ou até mesmo a contratação de novos serviços, promoções e etc.

    Dessa forma, também é importante informar que a pesquisa de mercado é uma atividade que precisa estar sempre em evolução e necessita ser refeita de tempos em tempo. Isso porque, com a velocidade das mudanças, proporcionada por novas tecnologias, muitos aspectos em diversos mercados podem ser alterados. 

    Portanto, da mesma forma que um dado foi captado em um determinada pesquisa, outro pode ser captado quando ela for refeita.

    Vale lembrar que os consumidores e o próprio mercado é feito de pessoas, que por natureza acabam mudando e tem como característica a questão de se adaptar. 

    Em suma, é importante também sempre ficar antenado nas novas formas de pesquisa, bem como em ferramentas inovadoras, assim como em qualquer movimento que possa fazer com que o mercado se altere, seja de forma mínima, ou de forma grandiosa. 

    Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

    para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.