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Saiba como conciliar a suas vendas com a logística

Para abrir um empreendimento e conseguir prosperar a partir das vendas, é absolutamente crucial entender todas as fases desde a elaboração da administração, às questões burocráticas de venda, o marketing digital, mas também deve-se pensar na logística geral.

Todos os detalhes que envolvem o nome de uma empresa requer atenção, para somente assim se obter sucesso. Saiba o que é logística e como torná-las a principal ferramenta para o aumento das vendas e estabilidade econômica.

O que é logística?

Quando se fala em logística, se refere a todos os passos diretamente conectados ao planejamento empresarial. Dentro desse escopo se incluem execução de diversos passos e acompanhamento de entregas.

A logística se refere ao cuidado específico com uma cadeia de suprimentos, análise e controle apropriado e inteligente do estoque e armazenamento do que está sendo oferecido aos clientes.

Menciona-se como principais processos logísticos os seguintes pontos:

  • Aquisição de materiais;
  • Estrutura para armazenar adequadamente mercadorias;
  • O controle de leads para análise da satisfação;
  • Distribuição (desde a preparação, empacotamento e envio);
  • Meios de envio e transporte de produtos;
  • Administração dos recebimentos, com dados inteligentes.

Existe uma infinidade de outros pontos a serem incluídos como parte da logística. Pode-se mencionar desde procedimentos simples de troca e devolução, entendimento de possíveis melhoras – o que pode ser facilmente computado com um sistema de crm gratis.

CRM (Customer Relationship Management) é um sistema criado especificamente para lidar com as demandas ligadas ao clientes ocasionais, leads e possíveis clientes fiéis à marca.  Essa é uma parte importante da gestão de relacionamento e marketing de uma empresa.

3 dicas para conciliar as vendas com a logística

Entendendo o que é a logística e o importante papel do cliente nesse processo, fica mais fácil explorar formas de conciliar técnicas comprovadamente eficientes e o processo de crm nesse ínterim.

Algumas dicas que auxiliam a conciliar as vendas e logística incluem:

  1. Saiba como controlar e administrar rigidamente o estoque

As atividades de trabalho em uma comércio online podem ser feitas no horário comercial, mas as interações com páginas e processos de compra ficam rodando 100% do tempo. Afinal, uma loja virtual nunca fecha.

Se as compras nunca param, os registros do inventário também precisam acompanhar a demanda por produtos e serviços. Independentemente do porte, isso é um fator chave para o sucesso da logística das vendas.

Através da administração eficiente do inventário, evita-se um fenômeno conhecido como “ruptura de estoque”, isto é, a indisponibilidade de certas demandas para envio ao consumidor. Essa situação causa uma descontinuidade em todos os passos da venda.

Com dados bem atualizados do estoque, o site automaticamente irá demonstrar através de informações visuais que sinalizam a indisponibilidade do produto, oferecendo a possibilidade de avisar quando a mercadoria voltar ao estoque.

Entenda como calcular o inventário disponível e previsão para reposição, dependendo da demanda. Cada produto tem sua própria quantidade típica de pedidos, que pode mudar conforme a época do ano e tendências do mercado, por isso gerir de forma eficiente.

Isso oferece ao cliente agilidade e flexibilidade nas entregas.

  1. Torne diverso os meios de entrega

Os meios de entrega são parte importante na logística inteligente, pois quanto mais diversos forem as formas, mais fácil de captar clientes e mantê-los satisfeitos em relação ao transporte das entregas é.

Disponibilize opções como entrega expressa e a possibilidade de buscar o produto em uma loja ou local físico, assim permitindo a liberdade de escolha para cada necessidade. Isso também se encaixa em flexibilidade.

  1. Previsão de demandas

Quando se há um crm plano, existe uma infinidade de dados ligados aos consumidores e clientes que se adquire quase imediatamente. Um dos principais benefícios está na possibilidade de encontrar padrões de consumo.

Um dos principais problemas ligados ao estoque está no excesso dele. Isso pode acabar ocorrendo quando se superestimar a demanda que existirá a curto prazo para aquele produto e isso gera prejuízo.

Por outro lado, também existe a possibilidade de subestimar a demanda e acabar faltando determinando produtos. De toda forma, pode haver prejuízos significativos para as vendas e, assim, ao capital de giro do empreendimento.

Uma forma de prevenir que isso ocorra é a observação do consumo e tendências sazonais, assim podendo prever de forma mais específica e com maior precisão o quanto produzir ou disponibilizar.

A logística também depende da comunicação

A comunicação apropriada com cliente diminui drasticamente as chances de fracasso de um empreendimento. Através do entendimento mútuo entre quem compra e quem vende, é possível oferecer soluções plausíveis e que tornam o fundo do funil cada vez mais próximo.

Investir em sistemas de crm gratuitos pode aprimorar o setor de atendimento ao cliente, assim promovendo uma comunicação mais próxima com quem faz o mercado rodar e a empresa crescer.

O marketing digital, área de atendimento ao cliente, o CRM e outras ferramentas podem ser de grande valia para assistir os lucros crescerem.

Sempre aplique seu dinheiro em conhecimento e no que promova um futuro melhor ao seu empreendimento.

1 comentário em “Saiba como conciliar a suas vendas com a logística”

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