Pular para o conteúdo

SAIBA COMO EMPREENDER NO SETOR AUTOMOTIVO

    Há muito a considerar ao iniciar um negócio próprio. Isso é particularmente verdadeiro quando se trata de empreender no automotivo, um setor que tem uma gama abrangente de atendimento, com diversos produtos e serviços para os mais diversos públicos. 

    Quem deseja iniciar um empreendimento próprio, independentemente do cenário econômico, uma loja de automóveis é um ótimo lugar para iniciar as pesquisas. 

    Além disso, os negócios de reparo automotivo e varejo de pneus e demais acessórios são considerados mais resistentes a qualquer tipo de recessão, mesmo que haja queda nos serviços.

    Isso porque as pessoas precisam rodar com segurança, tanto em veículos pessoais quanto em transporte público, ou mesmo tratores e caminhões que atendem o setor produtivo rural e industrial.

    Assim como os carros são tão essenciais para a vida cotidiana da população, os serviços de reparo de automóveis apresentam um bom desempenho, mesmo durante uma crise econômica. 

    Desde a implementação da industrialização automotiva, todo momento se mostra propício para quem quer empreender no setor.

    Ainda assim, vale considerar, como em qualquer novo empreendimento, que a preparação e o planejamento são cruciais para o sucesso ao longo do tempo, assim como a contratação de serviços de contabilidade preços pode ser necessário para regulamentações fiscais. 

    Afinal, o gerenciamento do empreendimento, os objetivos e as oportunidades devem ser avaliados, planejados e adequados conforme o orçamento disponível.

    Qual melhor negócio para empreender no automotivo?

    O primeiro passo para iniciar um negócio automotivo é estabelecer uma visão clara do que a empresa pode fazer e o que se deseja alcançar.

    Todo empreendedor deve saber exatamente que tipo de oficina ou loja automotiva está abrindo e quais serviços/produtos podem estar disponíveis. 

    Assim como existem todos os tipos de lojas de automóveis diferentes, e cada um possui características próprias que não podem ser ignoradas em momento algum. Muitas oficinas se especializam em tipos específicos de reparo. 

    Dependendo do tipo de loja que o empreendedor investe, os equipamentos e a mão de obra podem mudar, como a necessidade de comprar nobreak para manter determinados maquinários funcionando. 

    1. Oficinas de lanternagem e manutenção

    As oficinas de carrocerias fornecem reparos específicos para o exterior de um veículo. 

    Esses serviços podem incluir consertar amassados e arranhões ou substituir os painéis de carroceria danificados após uma colisão. 

    Um mecânico de automóveis tradicional garantirá que tudo pareça ótimo sob o capô, mas pode não ser capaz de ajudar com a substituição de um novo para-choque, ou mesmo a parte elétrica de um carro. 

    Por isso, é necessário saber qual especialidade irá atuar para se destacar nessa frente e para realizar parcerias para indicações.

    1. Loja de transmissão ou de óleo

    Como o nome sugere, empreender no automotivo pode levar uma pessoa a criar uma loja de transmissão, que se concentra no sistema de marchas de um veículo, ou na troca de óleo do motor e do freio, como no segundo caso.

    A transmissão é uma parte indispensável e complexa de qualquer veículo. Por causa disso, é crucial que um mecânico especializado cuide da manutenção para garantir a qualidade e funcionamento do veículo.

    Assim, oferecer um serviço de conserto focado nessas partes pode ser determinante para ter sucesso no setor automotivo e se destacar da concorrência.

    A falta de óleo é outro problema que pode ocasionar ainda mais dor de cabeça para o proprietário de um veículo, seja um carro, uma moto, um caminhão, uma van ou um ônibus. 

    Por isso é uma boa ideia focar em serviços específicos, para poder atender de maneira apropriada os proprietários, conforme as necessidades que os clientes apontam para seus automóveis.

    Afinal, apesar de ser bastante atrativo ser generalista, por aparentar ter um maior alcance e possibilidade de clientes, é a especialidade que contribui para o destaque no mercado e para as indicações.

    1. Lojas de varejo e reparação de pneus

    Eventualmente, todo proprietário de veículo precisa de pneus novos. Isso torna as lojas de reparo e varejo desse segmento particularmente populares entre os empreendedores que buscam investir no automotivo. 

    Um fluxo constante de clientes e um produto em demanda são razões suficientes para se especializar em serviços atrelados a um produto tão relevante quanto os pneus. 

    Estes são apenas alguns dos muitos tipos de empreendimentos voltados para o setor automotivo. Existem muitos outros, como:

    • Concessionárias de veículos;
    • Inspeções veiculares;
    • Lava-rápido;
    • Serviços de freios.

    Um empreendedor deve utilizar todo o tempo que tem disponível para pesquisar as diferentes opções e determinar que tipo de negócio deseja abrir e investir o capital financeiro.

    Tenha um plano de negócios

    Ao se decidir pelo melhor tipo de estabelecimento e quais áreas o empreendedor mais se identifica, o próximo passo para empreender no setor automotivo é ter um plano de negócios. 

    Esse plano é o roteiro para o sucesso do estabelecimento comercial, e deve definir todos os detalhes, características, objetivos e custos de maneira clara.

    Isso deve ser feito para que qualquer pessoa que o leia entenda os fundamentos e finalidades do empreendimento, estabelecendo o negócio, mesmo que seja preciso especificar a manutenção de nobreak, serviços e valores.

    Esse é o caso de evidenciar o negócio para potenciais investidores, que precisam ver no negócio um potencial de sucesso e a clareza desse documento é fundamental para isso.

    Por isso, é preciso definir no planejamento:

    • Como está o mercado;
    • O que é e qual a especialidade do estabelecimento;
    • Quais os cuidados de investimento;
    • Quais são as finalidades a que se propõe;
    • Quem é o público-alvo.

    Muitos empreendedores trabalham com um consultor para garantir que o plano de negócios cubra todas as bases e seja o mais efetivo para desenvolver a empresa.

    Uma vez que o plano esteja pronto, é preciso dar o próximo passo para iniciar, de fato, o empreendimento. 

    Escolha um local de passagem de veículos

    Agora que o empreendedor sabe que tipo de negócio está começando e tem um plano, é chegado o momento de decidir para onde esse empreendimento vai e em que espaço será desenvolvido.

    Encontrar o local certo é um elemento fundamental para quem decide empreender no automotivo e alcançar o sucesso, mas também pode ser um dos investimentos mais custosos. 

    É preciso tempo e dinheiro para encontrar o local certo, e custa ainda mais para mantê-lo. 

    Um estabelecimento comercial é um empreendimento que pode ter custos voltados para a locação, taxas e impostos públicos, além de outras despesas em geral, mas é importante definir bem o local, identificando a região que trará mais clientes em potencial ao espaço.

    Além disso, é preciso considerar que cada vez mais o público deseja aliar conveniência aos serviços contratados. Assim, muitos empreendedores estão levando a loja de pneus diretamente a eles, prestando serviços a domicílio, sendo uma opção a ser considerada ao iniciar o negócio.

    Para isso, é possível desenvolver vans móveis com filtro de osmose reversa residencial e diversos equipamentos que podem ser muito úteis para atender a serviços específicos, e que não precisam, necessariamente, de uma loja física. 

    Com uma ampla gama de clientes, tanto corporativos quanto de varejo, um serviço móvel de pneus, por exemplo, é uma opção conveniente e econômica para empreender no automotivo. 

    Financiamento seguro para o negócio

    Com todas as etapas seguidas à risca, é preciso buscar investimentos de terceiros, a menos que o empreendedor esteja preparado para financiar todo o negócio sozinho. 

    Caso contrário, é preciso ser aprovado em um empréstimo com uma instituição bancária ou projetos governamentais.

    Nesse ponto, um plano de negócios é essencial, pois fica mais fácil apresentar a potenciais investidores, incluindo bancos que recorrem a empresas de auditoria em SP, para garantir um empréstimo para cobrir o custo de equipamentos, folha de pagamento, entre outras despesas. 

    Muitos empreendedores buscam empréstimos com financiadoras de empreendimentos especializadas em novos negócios, e assim podem realizar os sonhos de empreendedores.

    Contrate mão de obra especializada

    Administrar um negócio não é tarefa fácil, e nem sempre é focado apenas em uma pessoa. 

    Por isso a contratação de mão de obra especializada é importante para tornar o empreendimento viável em todos os sentidos. 

    Assim, profissionais que trabalham com máquina de solda mig mag podem ser contratados por oficinas mecânicas dedicadas à manutenção da lataria, por exemplo, de modo a oferecer mais expertise e agilidade aos processos.

    Reputação é tudo quando se trata do sucesso ao se empreender no automotivo. Os funcionários e o trabalho que eles fazem são uma representação do empreendedor como empresa e proprietário desse negócio empresarial. 

    Assim, é determinante para o desenvolvimento da marca que estes realizem bem o trabalho e sejam atenciosos no atendimento. Para isso, alinhe a identidade e os protocolos de atendimento, treinando os profissionais.

    Faça o marketing e atraia clientes

    Quando tudo estiver nos devidos lugares, o empreendedor estará pronto para começar a trabalhar. É hora de começar a comercializar e atrair clientes.

    É preciso desenvolver um site onde os clientes possam encontrar a empresa online, e quem sabe até mesmo agendar os serviços automotivos que demandam o uso de peças para compressor de ar na limpeza interna de um veículo. 

    Também é preciso publicar anúncios online e impressos, e assim a propaganda pode ser vista pelas pessoas certas, tendo um maior e mais efetivo alcance.

    Depois que os clientes começam a chegar, é hora de colocar a mão na massa. 

    Conclusão

    Como é possível perceber, empreender no automotivo tem um campo abrangente, sendo que há muito o que fazer para iniciar qualquer negócio nessa área de atuação. 

    Entre o tempo, o dinheiro e o esforço necessários para abrir as portas de um estabelecimento comercial, é preciso entender que é um empreendimento sério que exige muito trabalho.

    Para finalizar, vale levar em consideração a possibilidade de se comprar uma franquia automotiva. 

    O empreendedor que adquire esse modelo de negócio está se associando a uma marca comprovada e estabelecida, prestando suporte ao empreendedor e agregando sua credibilidade – o que traz renome e oportunidades mesmo no começo do negócio.

    Uma franquia de concessionária de veículos, uma rede de lava-jatos com etiquetas para produtos de limpeza, ou centrais de oficinas para marcas automotivas distribuídas em diferentes estados e municípios tem um plano de negócios completo, com todos os detalhes possíveis, agregando facilidades no momento de abertura do novo estabelecimento.

    Dessa forma, quem quer empreender no setor automotivo saberá quanto cobrar pelos serviços, até onde obter as peças e facilitar os processos de contratação de mão de obra especializada. 

    Pode ser um passo decisivo para quem pretende investir nesse setor, tendo um público bastante abrangente para atender, possibilitando o empreendimento e o sucesso do negócio no setor automotivo.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.