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Saiba como ser assertivo na gestão de frete

    Fazer uma gestão de frete é fundamental porque se trata de um elemento que vai impactar na decisão de compra do seu cliente.

    Por isso, quem tem um negócio precisa procurar boas transportadoras, que além de ágeis e responsáveis trabalhem com preço acessível. Administrar as entregas é necessário tanto para a loja quanto para a transportadora.

    Caso isso não seja feito, vários problemas começam aparecer, possibilitando até mesmo que a empresa reduza sua participação no mercado, ou seja, muita atenção com a maneira como o seu negócio faz a gestão de fretes.

    Para trabalhar bem nesse sentido, é necessário controlar todas as etapas da entrega, e quanto mais organizada a empresa for nesse sentido, mais competitiva ela será.

    Tendo o objetivo de não perder nenhum detalhe, muitas organizações apostam na automação da gestão de fretes, por isso, acabam tendo acesso a vantagens ainda maiores.

    Se o seu negócio também depende dessa etapa, não deixe de conferir este texto até o final, pois trazemos informações importantes sobre a gestão de fretes.

    Vamos explicar o seu conceito, mostrar sua importância e dar algumas dicas para ser mais assertivo. Acompanhe a leitura conosco.

    Entenda o conceito de gestão de fretes

    A gestão de fretes, como o próprio nome sugere, é o gerenciamento do transporte de mercadorias da companhia.

    O objetivo dessa atividade é reduzir os custos, mantendo a qualidade do transporte e garantindo a satisfação do cliente.

    Mas para qualquer empresa, como um fabricante de desengraxante para aluminio, é necessário muito foco e trabalho para garantir esse resultado. 

    Isso se dá porque boa parte dos clientes deseja isenção da taxa de frete e entrega ágil.

    A partir disso, começamos a entender a importância de fazer uma boa gestão nesse processo, e vamos falar um pouco mais sobre isso no próximo tópico.

    Por que a gestão de fretes é importante?

    Qualquer empresa que queira se manter firme no mercado precisa de processos qualificados, que trazem mais produtividade e agilidade, principalmente quando o assunto são as entregas.

    Devido ao acesso facilitado à informação por conta da internet, os clientes estão mais exigentes e apreciam serviços de qualidade e empresas ágeis.

    Nesse cenário, ter uma boa gestão de fretes ajuda o seu negócio a se destacar em meio à concorrência. Isso porque ele permite:

    • Otimizar diferentes atividades;
    • Operações mais rápidas;
    • Mais controle financeiro;
    • Administração mais eficiente.

    Com isso, a corporação gerencia melhor o ciclo de contratação de transportes, indo desde a cotação até a negociação de valores. Mas, além disso, a boa gestão traz as seguintes vantagens:

    Boa administração financeira

    Uma gestão de fretes eficientes traz uma boa administração financeira, gerando mais economia e aumentando os lucros.

    Por meio de um sistema voltado a essa tarefa, uma distribuidora de açaí controla os saldos da transportadora, demonstra com mais clareza os valores cobrados e ainda pode conceder descontos.

    Também é possível mapear o histórico do negócio em relação a cada um de seus produtos, saber quais são os custos por região e controlar melhor o gasto mensal deste serviço.

    É isso que traz mais controle financeiro e reajuste de preço, sabendo quais são as variações da tabela e podendo comparar com situações anteriores. Com isso, fica mais fácil negociar reajustes.

    Boa análise de informações

    Uma boa gestão de fretes conta com recursos que mensuram os dados, reduzindo os riscos de erros em cálculos ou até mesmo por esquecer alguma informação.

    A empresa consegue acessar facilmente o histórico, simular cálculos e controlar melhor os custos de futuras negociações.

    Todos esses dados são importantes porque eles garantem a qualidade do atendimento e podem integrar a rede de transportadores da companhia.

    Em outras palavras, por meio de uma boa gestão de fretes, é possível fazer uma análise completa das informações que vai embasar as tomadas de decisão.

    Entregas mais efetivas

    Essa gestão também permite que um fabricante de brindes corporativos diferenciados conte com operações bem executadas e gerenciadas.

    A corporação consegue visualizar pendências logísticas e gerenciar os embarques de entrega. 

    É a melhor forma de garantir o cumprimento dos prazos de entrega, tornar os processos mais eficazes, aumentar a satisfação do cliente e evitar perda de tempo.

    Maior controle dos processos

    Uma boa gestão de fretes centraliza todas as informações, o que facilita o gerenciamento de pendências de submissão e recepção de EDIs.

    A empresa também otimiza as cotações e consegue acompanhar a liberação de pagamentos. E se o negócio conta com um sistema apropriado para essa gestão, consegue reunir informações importantes.

    São elas que vão agilizar a gestão de clientes, ajudar na contratação de transportes e evitar tomadas de decisão errôneas por causa de dados incompletos.

    Um fabricante de  barracas para eventos consegue reduzir os custos para os clientes, fidelizando-os e se tornando preferência no mercado.

    Mas, para ter acesso a todas essas vantagens, é fundamental fazer uma boa gestão de fretes. Veja mais sobre esse assunto no próximo tópico.

    Dicas para uma gestão de fretes assertiva

    O frete é um divisor de águas na vida de qualquer empresa e influencia muito na decisão de compra dos clientes. Por isso, para torná-la mais assertiva, é necessário:

    Antecipar-se à demanda

    Uma boa gestão de frete precisa estar sempre um passo à frente de qualquer eventual problema, para isso, a melhor coisa é garantir uma gestão de qualidade.

    Assim sendo, para reduzir os problemas e eliminar erros, faça uma gestão de estoques baseada em sua demanda mensal ou semanal.

    Mas para qualquer empresa, como uma de frete de cargas, isso só é possível se você tiver acesso a dados atualizados sobre a corporação e trabalhar com análises qualificadas.

    Por meio de uma estimativa de vendas é possível gerenciar o seu frete, preparar melhor os fornecedores e melhorar a produtividade da sua equipe.

    Criar uma estratégia de entrega

    Uma estratégia de entrega é essencial para alcançar os melhores resultados, o que quer dizer que o gestor precisa compreender suas necessidades e planejar o transporte para as entregas.

    Na hora de escolher seu parceiro, é necessário contar com um especialista no seu produto. Por exemplo, uma empresa do mercado de agronegócio precisa contar com o auxílio de uma transportadora que entregue seus produtos intactos.

    Por essa razão, um produtor de alimentos veganos deve fazer seus cálculos e analisar tudo o que é necessário para planejar o transporte de seus produtos, levando em conta o modal de transporte, embalagem, prazos e outras operações.

    Ter um bom relacionamento com o fornecedor

    É muito importante conhecer seus parceiros logísticos para que seu negócio atue da melhor maneira possível. 

    Além disso, é fundamental preparar a sua equipe para que ela possa trabalhar com os terceirizados.

    Essas ações ajudam a identificar limitações e falhas em relação aos processos de trabalho de seu fornecedor. 

    Quando eles são percebidos a tempo, é possível se organizar para evitar novos problemas que possam impactar até mesmo os lucros.

    Um exemplo disso é quando o fornecedor não consegue suprir toda a matéria-prima para garantir a estabilidade da produção.

    Se isso acontecer, uma empresa de serviços de certificação pode procurar novos parceiros e negociar prazos melhores para seus negócios.

    Monitorar as atividades

    A logística é um dos setores mais beneficiados pelos recursos tecnológicos, fazendo com que seu trabalho seja mais ágil, eficiente e seguro.

    Os gestores mais eficientes entendem a importância de estar atento às novidades no que diz respeito aos recursos tecnológicos, e o quanto podem aperfeiçoar o próprio trabalho por meio deles, principalmente para monitorar a carga.

    A possibilidade de acompanhar a movimentação do frete e até mesmo se certificar de que o percurso está sendo cumprido trouxe muitas mudanças positivas para o mercado.

    As organizações, como as que fornecem os equipamentos para um projeto de ar condicionado, exigem mais segurança no transporte, e o monitoramento em tempo real trouxe muitos benefícios em relação a isso.

    O cliente tem a liberdade de rastrear seu pedido e acompanhar todas as atualizações de entrega. 

    Consequentemente, ele se sente mais à vontade para fazer negócios com diferentes tipos de companhias, como o e-commerce.

    Por essa razão, sua empresa precisa avaliar a possibilidade de investir nesse recurso, formando parcerias com empresas que fazem uso dele e contem com integração entre os sistemas.

    Conclusão

    Portanto, uma boa gestão de fretes depende de atitudes condizentes com os resultados que o seu negócio pretende alcançar.

    A política de entrega e os transportes utilizados fazem toda a diferença para a corporação e podem melhorar sua imagem no mercado.

    Nesse sentido, procure começar o quanto antes a otimizar sua gestão de fretes, pois ela garante a satisfação de seus clientes e leva a sua empresa para um novo patamar. 

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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