Pular para o conteúdo

Saiba como ter renda extra direto da sua casa estudando gerenciamento

    A construção de uma boa carreira, que proporcione a sensação de satisfação e realização profissional é um dos maiores objetivos de muitos brasileiros. No entanto, muitas vezes a conquista de uma renda extra em sua casa se faz necessária.

    Isso porque, com um número cada vez maior de profissionais capacitados no mercado de trabalho e com as crises econômicas e sanitárias que temos enfrentado, a renda mensal pode acabar ficando muito prejudicada e, com isso, acabamos perdendo o controle financeiro.

    Assim, mesmo as pessoas que possuem um trabalho formal ou que estejam estudando para começar a construir uma carreira – em uma faculdade de gestão de marketing e branding, por exemplo –, se sentem na obrigação de encontrar formas de estabilizar a renda com o auxílio de meios alternativos.

    E uma boa forma de fazê-lo é utilizando a internet e as plataformas digitais como aliados no planejamento e execução de um projeto que vise encontrar novas fontes de renda extra, sem precisar sair de casa.

    O que é a renda extra e sua importância

    Além de servir como forma de suprir as necessidades mais básicas – considerando que o desemprego vem batendo recordes nos últimos anos, chegando a atingir mais de 13 milhões de brasileiros –, a renda extra é uma boa forma de complementar o seu salário.

    Ou seja, esse dinheiro extra diz respeito a todo aquele montante suplementar que você recebe mensalmente e que possui a finalidade de agregar valor à sua receita anual fixa, permitindo a realização do suprimento de necessidades adicionais, como:

    Desta forma, por meio da renda extra você se torna capaz de conquistar objetivos e realizar sonhos pessoais, além de alcançar um pouco mais de estabilidade financeira.

    Encontrar uma fonte de renda complementar auxilia também nos momentos de crise pessoal e ainda viabiliza novas conquistas.

    Formas de complementar a renda sem sair de casa

    Encontrar uma fonte de dinheiro extra é sempre uma boa ideia para manter as contas em dia e uma saúde financeira mais estável, e isso todo mundo já sabe.

    No entanto, o que muita gente ainda tem dúvidas é sobre a possibilidade de adquirir esse adicional sem sair de casa.

    Neste contexto, o avanço tecnológico e a expansão do acesso a dispositivos eletrônicos e a internet, tem disponibilizado inúmeras alternativas para a construção de fontes de rendas extras, que podem fazer toda a diferença ao fim do mês.

    E isso inclui desde a revenda de produtos até a disponibilização de consultorias acerca de um assunto em que se tenha um domínio maior. Para isso, é possível utilizar diferentes métodos e plataformas, como um blog pessoal, as redes sociais e até o e-mail.

    Assim, se você planeja ganhar um pouco mais de dinheiro sem precisar sair de casa – e esse período pandêmico pode exigir isso – ou nas suas horas vagas, atente-se a opções como:

    1. Lojas virtuais

    O e-commerce é um segmento que tem ganhado muita notoriedade nos últimos anos e que passou por um impulsionamento muito forte em decorrência da pandemia e da necessidade de afastamento social.

    Para se ter uma ideia, de acordo com um relatório sobre o comércio eletrônico realizado no Brasil, pela Ebit|Nielsen, apenas no primeiro trimestre de 2021, o crescimento deste setor chegou a bater 31%, movimentando cerca de R$ 53 bilhões.

    Além disso, a pesquisa também aponta para um aumento no Ticket Médio – valor médio gasto por compra – geral dos compradores digitais, em aproximadamente 22%.  Isso mostra que a utilização das lojas virtuais não é somente rentável, mas que também veio pra ficar.

    Assim, se você deseja revender produtos, comercializar artigos artísticos, vender doces ou produtos alimentícios – como marmitas fitness –, a abertura de uma loja virtual pode ser uma ótima opção.

    Neste caso, o investimento em uma faculdade de vendas e marketing também pode ser um adicional importante para fazer o seu negócio crescer e ser mais próspero, tornando mais possível o alcance de novos clientes e aumentando os valores das compras.

    1. Aulas de idiomas ou de reforço

    Vivemos em uma era em que o acesso à informação é constante e infinita. Neste sentido, muitas pessoas buscam na internet materiais didáticos que permitam o aperfeiçoamento teórico e a aquisição de novos conhecimentos.

    Por isso, se você possui um entendimento aprofundado acerca de uma matéria específica, como o curso de gestão de recursos humanos, a comercialização de consultorias online ou a venda de aulas particulares pode ser um jeito muito rentável de aumentar a renda.

    E isso também inclui a realização de programas letivos de idiomas estrangeiros e disciplinas básicas, como matemática ou português.

    Atualmente existem cursos de curta duração que auxiliam pessoas com facilidade em um assunto específico, a aprimorar as habilidades na construção de aulas e consultorias digitais. Isso pode tornar o seu trabalho ainda mais relevante e rentável.

    1. Prestação de serviço

    Além do oferecimento de aulas e consultoria, a internet também permite que você utilize o seu tempo livre para prestar serviços online através das redes sociais e até com o auxílio dos aplicativos de troca de mensagem.

    Desta forma, você pode cobrar pela revisão de trabalhos – tanto de níveis superiores, como o curso tecnico de gestão financeira, quanto em níveis mais básicos –, oferecer a edição de imagens ou de vídeos, roteirizar podcasts ou até editar livros.

    1. Redação freelance

    O marketing digital tem crescido muito em todos os setores do mercado, fazendo com que as marcas dediquem cada vez mais recursos financeiros para a produção de conteúdos em plataformas organizacionais, como os blogs ou sites empresariais.

    Por isso, se você está familiarizado com a produção de conteúdos, bem como com a pesquisa de assuntos variados e gosta de aprender, esse trabalho pode ser bastante lucrativo. Esse trabalho envolve a criação de material em diversos formatos, como:

    • Textos para blogs;
    • Vídeos para diversos tipos de plataformas;
    • Áudio;
    • E-books;
    • Infográficos, entre outros.  

    No entanto, como cada uma das plataformas possuem exigências distintas e estratégias de SEO específicas, a formação e especialização nesta área são fundamentais.

    Por isso, existem inúmeras plataformas de ensino EaD que permitem uma formação mais rápida e com a disponibilização de certificações gratuitas, permitindo que você se torne um redator freelancer profissional em pouco tempo.

    1. Gestão de redes sociais

    De acordo com o Relatório Digital 2021, realizado pela We Are Social e Hootsuite, atualmente existem cerca de 150 milhões de brasileiros ativos nas redes sociais. Isso representa cerca de 70% de toda a população nacional.

    Como resultado da popularização dessas plataformas, as empresas têm se interessado muito na produção de conteúdos para esse tipo de mídia e visto a especialização na gestão de redes sociais tão fundamental quanto a graduação ead gestão financeira.

    Afinal, com a utilização desses meios de comunicação, é possível realizar uma aproximação dos clientes, criando uma relação mais forte e duradoura. E ainda construir a reputação da marca, aumentar o Ticket Médio da instituição e conquistar a fidelização dos compradores.

    No entanto, em meio a tantas atividades institucionais, a administração de forma eficiente dessas contas pode acabar ficando em segundo plano. O que torna as análises menos eficientes e as ações publicitárias menos efetivas.

    Por isso, estudar e pesquisar mais sobre o funcionamento das redes sociais e demais estratégias que torna o uso dessas ferramentas mais benéficas para as empresas é uma ótima forma de ganhar um dinheiro extra.  

    Como a especialização em gerenciamento pode auxiliar no alcance da renda extra

    A realização de cursos de gestão de pessoas e liderança ead ou de outros tipos de gestão, são bastante comuns entre os profissionais que têm como objetivo principal a inserção nesta área de atuação e a construção de uma carreira.

    No entanto, estudar sobre gestão também pode ser extremamente benéfico para a conquista de vagas que auxiliam na aquisição de uma renda extra.

    Isso porque, o gerenciamento envolve planejamento, organização, controle e a direção de uma equipe e de uma função específica.

    Assim, as pessoas que possuem esse tipo de conhecimento se tornam mais produtivas e capazes de realizar a administração de e-commerces, de cursos online e até de plataformas sociais com maior eficiência.

    Da mesma forma com que a realização de um tecnologo gestão financeira ead pode te fazer conseguir uma vaga vantajosa em uma empresa.

    Fazendo com que os empresários vejam um diferencial no seu currículo, o estudo do gerenciamento é capaz de aprimorar as decisões que você toma para o seu negócio e de tornar a captação de renda extra mais eficiente.
    Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.