Pular para o conteúdo

Saiba qual é o melhor: alugar ou comprar um carro?

    A resposta para a dúvida entre alugar ou comprar um carro depende do que você precisa, além de outros aspectos que pesam nessa escolha, como o seu estilo de vida, a intensidade de uso do veículo, e assim por diante.

    Sabemos que o automóvel é um meio de transporte muito importante no Brasil, já que o sistema de transporte público ainda deixa muito a desejar. Ele é necessário para nosso dia a dia e para outras atividades, como passeios.

    Se você está de passagem em uma cidade ou até país, alugar um carro é uma boa opção, mas se você está em sua cidade e precisa sair para trabalhar todos os dias, levar os filhos na escola, dentre outras necessidades, então é recomendado adquirir o seu próprio.

    De qualquer forma, você terá acesso a esse meio de transporte necessário e útil, que pode até mesmo te ajudar em uma emergência. Entretanto, antes de se comprometer com um financiamento ou gastar toda a sua poupança, leia este artigo.

    Vamos explicar as vantagens de comprar e alugar um carro e qual dessas opções é mais benéfica para cada perfil de pessoa. Confira a leitura até o final e saiba mais!

    Vantagens de comprar um carro

    O momento de comprar um carro é a realização do sonho de muitas pessoas, mas pode se tornar um pesadelo se a compra não for bem planejada.

    Quando adquirimos um bem de alto valor, grandes expectativas são criadas: nos sentimos eufóricos e isso abre portas para ações impulsivas.

    Portanto, antes de fazer uma dívida de financiamento ou investir toda a sua reserva financeira em um carro, veja se você realmente precisa comprar um.

    A princípio, uma pessoa que trabalha fora, como em um açaí revenda, pode achar que precisa do veículo para ir ao trabalho todos os dias. Contudo, saiba que, muitas vezes, o transporte por aplicativo sai mais barato.

    É preciso se sentar, fazer as contas e rever o seu estilo de vida se quiser responder a essa pergunta com precisão.

    Para te ajudar com esse dilema, vamos mostrar algumas das principais vantagens de comprar um carro, que são:

    • Maior mobilidade;
    • Mais conforto;
    • Economia de tempo;
    • Facilidade no transporte;
    • Acesso a lazer;
    • Segurança.

    É indiscutível o fato de que quem tem um carro consegue se locomover com mais facilidade para onde quiser e quando bem entender. Você nunca mais precisa esperar o ônibus ou depender de alguma carona para fazer o que precisa.

    A vida se torna muito mais confortável, pois você está sendo autônomo, controla a temperatura do ar-condicionado, escuta suas músicas preferidas e não vivencia mais o sufoco do transporte público lotado.

    Desse modo, se você trabalha em uma empresa afastada da sua casa, como um fabricante de bloco de anotações atacado, não precisa mais sair de casa horas antes para chegar a tempo.

    Além disso, em alguns momentos da vida, como durante uma mudança de residência, você pode transportar seus pertences e agilizar tudo. Se tiver que ir ao trabalho ou à academia, pode levar tudo dentro do carro também.

    Os momentos de lazer serão sempre mais seguros, principalmente para quem gosta de sair à noite. Ou seja, não é preciso se arriscar esperando o último ônibus ou esperar um táxi ou carona para ir embora.

    Por fim, ter um carro é sinônimo de uma vida mais segura, principalmente quem precisa se locomover em áreas de risco, onde é perigoso ser assaltado ao esperar um ônibus ou metrô.

    Benefícios de optar pelo aluguel do carro

    Assim como existem uma série de vantagens em comprar um veículo, também existem muitos benefícios em alugar um carro, dentre os que mais se destacam estão:

    • Mais liberdade de locomoção;
    • Sem gastos com manutenção;
    • Sem obrigações com impostos;
    • Mais praticidade;
    • Economia.

    Alugar um carro também traz mais liberdade de locomoção, principalmente se você está viajando de férias e quer conhecer os principais pontos turísticos de seu destino.

    Da mesma maneira, se precisar comprar algum item difícil de carregar em um ônibus, como bateria de carro 60 amp, pode fazer isso com mais tranquilidade.

    Mas, sem dúvidas, a maior vantagem de alugar um carro é que você não precisa se preocupar com a manutenção do veículo. As locadoras cuidam dessa parte e o proprietário tem acesso a automóveis em perfeito estado de conservação.

    Outro ponto vantajoso é que você não precisa pagar impostos que pesam no bolso, como IPVA, licenciamento, emplacamento, entre outros. Toda documentação é de responsabilidade da locadora e você pode dirigir tranquilo.

    Você escolhe o tipo de veículo que atende às suas necessidades, desde modelos mais compactos até os maiores e mais luxuosos. Além disso, sua rotina se torna muito mais prática, já que vai usar um transporte condizente com sua realidade.

    Por fim, ao alugar um carro, você pode utilizá-lo quantas vezes quiser durante o período de contratação, sem precisar gastar a cada nova viagem, como acontece com os táxis e motoristas por aplicativo.

    Até mesmo uma empresa de transporte de cargas pode optar pela locação, desde que ela seja compatível com suas necessidades. Por falar nisso, vamos mostrar a melhor opção para cada perfil de cliente, no próximo tópico.

    Quando optar pela compra de um carro?

    Até aqui, ficou claro que existem benefícios tanto em comprar quanto em alugar um carro, como vimos no tópico anterior. No entanto, eles dependem das suas necessidades reais. Por isso, você deve comprar um carro quando:

    1 – Precisa se locomover longas distâncias diariamente

    Financeiramente falando, não é viável alugar um carro se você precisa se locomover todos os dias por longas distâncias, salvo se a situação for temporária.

    Agora, uma pessoa que trabalha em uma empresa de serviços de certificação longe de sua casa, que precisa levar os filhos na escola, que mora com pessoas debilitadas, dentre outras situações, precisa de um veículo próprio.

    2 – Trabalha com serviços de entrega

    Hoje em dia, muitas pessoas trabalham com serviços de entrega por meio de aplicativos ou por conta própria, por isso, precisa ter o próprio carro para trabalhar com mais tranquilidade e economia.

    O veículo é próprio, portanto, pode transportar qualquer tipo de mercadoria, sem se preocupar se ela pode causar danos que você precisaria pagar para a transportadora depois.

    3 – Trabalha como motorista de aplicativo ou é taxista

    Se você vai trabalhar como taxista, precisa do seu carro, pois é necessário providenciar documentação específica, personalizar o veículo, entre outros pormenores.

    Da mesma forma, os motoristas de aplicativo precisam do seu próprio carro para compensar as despesas e fazer valer a pena os ganhos do dia a dia de trabalho.

    Em quais situações alugar um automóvel?

    Algumas pessoas possuem o perfil ideal para alugar um carro ao invés de comprar, quando:

    1 – Precisam do veículo esporadicamente

    Se você quer sair para pesquisar preço de computador novo em várias lojas da cidade, mas não usa carro todos os dias, alugar é mais vantajoso.

    Você pode se locomover a todos os pontos que quiser, independentemente do horário e fazer tudo o que precisa, sem precisar pagar um táxi ou pegar ônibus. Assim, é possível realizar suas tarefas de modo mais prático e menos cansativo.

    2 – Quando estiver viajando

    Se você está em outra cidade ou país a passeio, obviamente, não precisa comprar um carro apenas para usar enquanto estiver viajando.

    A locação é o mais assertivo e pode ser usufruída por qualquer tipo de condutor, inclusive quem possui cnh deficiente físico.

    Você pode visitar todos os pontos turísticos que desejar, sem depender do transporte público do local, especialmente quando você não fala o idioma local.

    Com o auxílio do GPS no celular, você configura o idioma que deseja e chega a todos os lugares de maneira rápida, prática e segura.

    3 – Seu carro está no mecânico

    Uma pessoa que precisa de carros todos os dias também pode se beneficiar da locação quando seu veículo estiver no mecânico ou passando por qualquer tipo de reparo, como conserto ar condicionado.

    Algumas pessoas simplesmente dependem de seus automóveis, e mesmo que precisem ficar sem eles por apenas alguns dias, a vida pode se complicar, imagine quando o reparo é mais longo?

    Por isso, quem está com o carro no mecânico pode alugar outro veículo para seguir com sua rotina sem maiores problemas e prejuízos.

    Considerações finais

    Contar com seu próprio meio de locomoção é uma necessidade nos dias de hoje, diante de uma rotina cada vez mais intensa e corrida.

    É possível ter acesso aos carros comprando ou alugando, e as duas opções são benéficas quando são condizentes com sua realidade e sua necessidade.

    Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre as vantagens de cada uma e quando deve optar por elas. Assim, você usa o carro que precisa e torna a sua vida muito mais prática.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.