Pular para o conteúdo

Transformadores, o que é, quais os tipos e como funcionam

    Com certeza você já ouviu falar de transformadores, mas você sabe realmente o que é e como funciona um transformador?

    Leia este artigo até o final e descubra para que serve esse aparelho incrível.

    O que é um transformador?

    Um transformador é um dispositivo usado para elevar ou diminuir a tensão elétrica por meio da indução eletromagnética.

    Os transformadores possuem dois enrolamentos de fios, um primário e um secundário, envolvidos em um núcleo metálico.

    A passagem da corrente elétrica alternada no enrolamento primário provoca a formação de uma corrente entre as duas correntes, depende da relação entre o número de voltas em cada um dos enrolamentos.

    Os transformadores são capazes de transmitir a energia elétrica de um circuito para o outro por meio de campos magnéticos, mudando os valores de tensão e de corrente ao mesmo tempo.

    Um bom exemplo disso que comprou o transformador foi a empresa Protegê piscinas que trabalha com coberturas para piscinas goiânia e pode te ajudar.

    Como funcionam os transformadores?

    Se um transformador diminuir uma tensão elétrica, automaticamente ele aumenta a intensidade da corrente elétrica de saída, mantendo constante a potência transmitida pelo produto da corrente pela tensão.

    Por causa da ação do campo magnético, os transformadores possuem a capacidade de transformar a energia elétrica.

    Essa energia elétrica possui uma determinada frequência e tensão, em outra energia elétrica de mesma frequência, mas com um nível de tensão diferente.

    Sendo capaz de elevar ou abaixar a tensão de saída em relação a sua entrada, além disso os transformadores servem como dispositivo isolante no circuito.

    Para os circuitos de energia residenciais, são utilizados baixos valores de tensão elétrica, por motivos de segurança, pois pode haver a possibilidade de descargas elétricas com níveis elétricos muito elevados. 

    É por esse motivo, que vemos grandes transformadores nos postes, cuja função é a de abaixar o nível elétrico da corrente que é transportada pelos fios, direcionando para as residências as tensões de 110 V ou 220 V.

    Caso você esteja procurando por um transformador, fique atento a alguns detalhes importantes:

    • Número de fases
    • Tensão primária com suas derivações
    • Potência nominal
    • Exigências de fabricação
    • Grupo de ligações
    • Polaridade
    • Frequência nominal
    • Grau de proteção
    • Tipo de pintura
    • Tipo da base

    Quais são os tipos de transformadores existentes?

    Os transformadores podem ser classificados como: transformador de corrente, transformador de potência, transformador para aumentar ou baixar a tensão, transformador de força e transformador de distribuição.

    Transformadores de corrente

     O transformador de corrente tem a função de detectar a corrente elétrica que circula em um cabo ou barra de alimentação, e mudá-la para outra corrente de  menor valor.

    E então ser transmitida para um instrumento de medição ou circuito eletrônico. 

    Transformadores de potência

    Já os transformadores de potência, mostram que esta máquina muda os valores de potência, mas na verdade ela transforma os valores de tensão que entram na bobina primária.

    Transformadores de distribuição

    Os transformadores de distribuição têm a função de distribuir a energia em usinas geradoras de energia. 

    São usados para compartilhar energia com os consumidores, com valores diferentes do que o gerador, um número adequado a cada tipo de consumidor.

    Transformadores de força

    São usados para gerar e distribuir energia para usinas, subestações de distribuição de energia elétrica, e grandes indústrias, incluindo fornos de indução e retificadores.

    Transformadores de elevar ou diminuir a tensão

    O nível da tensão após sair do transformador está diretamente conectado ao número de espiras de cada bobina. 

    No caso de um transformador para aumentar a tensão, o número de espiras da segunda bobina é maior do que o número de espiras da primeira bobina.

    Já no caso do transformador para diminuir a tensão, o número de espiras da segunda bobina é bem menor do que o número de espiras na primeira bobina.

    Este artigo: A melhor explicação sobre poços artesianos, foi originalmente criado pela empresa de marketing e otimização de sites Compania Web, que trabalha com diversos serviços de backlinks e seo para o sites de seus clientes.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.