Pular para o conteúdo

Você sabe o que é carro por assinatura?

    Apesar de não ser muito usual a possibilidade de se ter um carro por assinatura existe, e pode se mostrar muito vantajosa.

    Isto porque, possuir um carro pode ser, sem dúvidas, uma forma de obter mais conforto na locomoção no dia a dia, seja no deslocamento cotidiano, na realização de tarefas como ir ao mercado e também para o lazer.

    Mas, ao colocar os gastos na ponta do lápis, muitos repensam diversas vezes antes de adquirir um automóvel.

    Tendo em vista que os custos para mantê-lo são altos, além do valor do veículo, que muitas vezes é comprado a partir de um financiamento, onde as taxas de juros já são uma grande inimiga.

    Além disso, o proprietário arcará com gastos variáveis como combustível, estacionamento, revisões, seguro, IPVA, manutenção e eventuais multas de trânsito.

    Sem contar os diversos serviços e trocas de peças que precisam ser realizados periodicamente, como o plano de manutenção preventiva ar condicionado, troca de rodas ou até mesmo concertos realizados após batidas.

    Sendo assim, ultimamente, cada vez mais tem se tornado popular uma alternativa que vem facilitando a vida dos condutores: o serviço de carro por assinatura.

    Neste texto será explicado um pouco sobre a definição do serviço de carro por assinatura, como este recurso funciona, quais são as vantagens de utilizar este recurso e as desvantagens. 

    Pois, desse modo será possível compreender quais são as reais funcionalidades dessa vertente de serviços e o que a difere de outros como o aluguel.

    Partindo assim, para um ponto principal, que são os casos em que o serviço de assinatura de automóveis se torna viável ou não.

    Até porque, é algo que depende muito do perfil do cliente e daquilo que ele está procurando.

    O que é um serviço de assinatura de veículos?

    A assinatura de um veículo é um tipo de serviço onde uma agência disponibiliza por um plano mensal ou anual, em tempo determinado, oferecendo um carro 0km para o cliente. 

    Alguns adeptos defendem que é um recurso mais econômico para quem não deseja gastar muito com veículos.

    Atualmente, o serviço já é oferecido por locadoras de veículos, seguradoras e até por aplicativos, entretanto, empresa de arquitetura, mesmo sendo locais ótimos para se planejar e investir, não oferecem esse tipo de serviço. 

    Como funciona o serviço de assinaturas?

    A vantagem dessa modalidade é que o cliente, ao invés de financiar um veículo, paga um valor mensal por um veículo 0km. No aluguel estão inclusos os serviços de revisão, pagamento de impostos, taxas e seguro.

    Dessa forma, grande parte das demandas do carro já ficam embutidas no preço da mensalidade, se tornando uma preocupação a menos para o cliente.

    Para quem deseja atuar como motorista de aplicativo ou motorista de funerária de cremações, também já existem planos especiais dedicados a esse público, sem a necessidade de realizar um financiamento e se preocupar com a manutenção do próprio automóvel.

    Assinatura versus locação: entenda a diferença

    Ao optar pelo serviço de assinatura, o cliente paga uma mensalidade fixa para utilizar um automóvel 0km a longo prazo, com contratos com tempo determinado, que podem durar até mesmo anos. 

    Essa é a principal diferença entre a nova modalidade que vem crescendo e o aluguel, tendo em vista que a locação funciona com períodos mais curtos de tempo, e geralmente, oferece carros usados.

    A assinatura, portanto, se consolida como uma boa alternativa para aqueles que querem um veículo novo por um longo período, mas querem se livrar da dor de cabeça e da burocracia da compra.

    Boa parte dos processos ficam muito mais simples porque a documentação, IPVA, seguro, revisões e aquela passada na oficina de alinhamento e balanceamento, já estão inclusos no valor total. 

    Dessa forma, só fica a cargo do condutor as despesas com as necessidades diárias do automóvel.

    É importante também ressaltar que, geralmente, as assinaturas podem ser feitas entre 12, 18, 24, 36 e até 48 meses, ou seja, você pode ficar com o carro durante anos.

    Porém, é necessário ficar atento às limitações de cada tipo de contrato, pois alguns possuem restrições com excesso de quilometragem, o que pode ser prejudicial para motoristas de aplicativo.

    Vantagens de ter um carro por assinatura

    Há diversos fatores que têm chamado a atenção dos consumidores, por exemplo, o fato de que ao final da assinatura, não é preciso se preocupar com a desvalorização do carro. 

    Por isso, e pela menor burocracia, muitas vezes assinar um veículo pode ser vantajoso, quem sabe você até ganhe alguns brindes personalizados para por em seu carro. 

    Segue uma lista as principais vantagens de ter um carro por assinatura:

    • O carro é novo (0km);
    • Revisões incluídas;
    • Impostos incluídos;
    • Taxas inclusas;
    • Seguro incluso; 
    • Aprovação facilitada (sem financiamento, sem juros);
    • Não se preocupar com a revenda;
    • Possibilidade de sempre trocar de carro.

    Enfim, de maneira geral, as possibilidades são extensas, assim como os serviços da assistência técnica saeco, você possui o livre arbítrio de escolher o melhor plano para suprir as suas necessidades.

    Diversidade de opções

    Os clientes podem encontrar uma grande variedade de opções para agradar todo tipo de gosto, desde compactos, subcompactos, SUVs, minivans, jipes, entre outros.

    Há inclusive a possibilidade de alugar veículos comerciais, como vans, picapes e furgões, sendo uma modalidade interessante até mesmo para empresas dos mais diversos segmentos.

    Sem contar, é claro, os serviços de revisões em oficina mecânica completa, que na maioria das vezes estão inclusas no pacote.

    Portanto, ao fazer uma assinatura, poderá optar por carros mais simples ou por carros mais luxuosos, havendo carros para todos os gostos. 

    E segundo especialistas, apesar de a médio prazo o custo de uma assinatura continuar um pouco alta, há a possibilidade de diminuir a longo prazo, caso haja uma popularização do serviço.

    Desvantagens em assinar

    Há detalhes que devem ser levados em consideração, apesar de ter um carro 0km todo ano (ou começo de cada contrato), o veículo não é seu. 

    A empresa pode solicitar no contrato que haja apenas um condutor registrado, ou que sejam registrados outros condutores, impedindo que o carro seja emprestado, por exemplo.

    Outro ponto que vale ser ressaltado no modelo de assinatura é que algumas empresas, ou montadoras que oferecem o serviço de assinatura, não permitem sua contratação por motoristas de aplicativo.

    Como realizar a contratação

    Dito isso, para os que possuem interesse no serviço e desejam assinar basta ter uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e conseguir arcar com as despesas das mensalidades. 

    Contudo, é sempre bom pegar a calculadora, colocando as contas no papel e analisar o quanto está disposto a pagar.

    Valores podem alterar

    Os valores, como é de se esperar, variam de acordo com o modelo do veículo e o tempo de contrato, assim como o aluguel de escritórios, para realizar uma comparação mais corriqueira. 

    Carros mais populares atualmente são encontrados por volta de um valor por mês em um plano de 12 meses, mas ao realizar uma assinatura de 24 meses, o valor da prestação cai.

    Contudo, os valores podem alterar de acordo com a plataforma e com as necessidades do mercado ao longo do tempo. 

    Atualmente, a demanda está em alta e a oferta ainda é pequena, o que ainda torna os preços um pouco elevados.

    Caso você não tenha ainda muito dinheiro para investir, cogite alugar um carro usado por um curto período.

    E o aluguel?

    Como já foi abordado, a principal diferença entre a assinatura e o aluguel é o tempo. O serviço de aluguel é muito benéfico para necessidades imediatas. 

    Em outras palavras, caso deseje um veículo para hoje e não irá utilizá-lo por um longo período, o aluguel pode ser uma opção melhor para você.

    Afinal, nesta modalidade, logo depois de formalizar o contrato, o automóvel já está em mãos, diferente da assinatura, que costuma ser feita pela internet e é necessário aguardar a entrega do veículo, o que pode levar um tempo.

    Conclusão

    Agora que foi lhe apresentado todas essas definições, às comparações, vantagens e desvantagens, basta você escolher o plano de assinatura que mais se encaixa no seu perfil e no seu bolso. 

    É importante lembrar que esse tipo de serviço acabou de começar aqui no país, portanto, vai demorar um pouco para se tornar popular e baratear os preços. 

    Entretanto, se você olhar o lado positivo dessa adversidade, você cogitar em se tornar um dos pioneiros da sua região em contratar os serviços de assinatura de automóveis. 

    Desse modo, você será incumbido de divulgar para outras pessoas as grandes vantagens da assinatura e explicar como funcionam esses serviços. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.