Além de pesquisar as taxas de outras operadoras, vale oferecer métodos de pagamento à vista, como o Pix
O aumento dos juros e da inflação pode se tornar um grande problema para quem trabalha com vendas. Quando as taxas crescem, pode ser necessário subir os preços, e isso significa perder clientes — por mais que, com a mudança de ano, eles já estejam preparados para ver essas alterações.
Além disso, as taxas das máquinas também sofrem alterações, e aí fica a dúvida: assumir isso ou repassar ao cliente? Dividir esse custo entre os dois?
O ideal é testar e saber como comparar taxas de juros, usando simuladores, por exemplo, da sua própria máquina. Saiba o que mais você pode fazer para driblar o aumento e vender mais.
Oferecer meios de pagamento alternativos

Ofereça outras opções de pagamento para seus clientes além da máquina de cartão. Você pode aceitar dinheiro e Pix, por exemplo. Essa segunda ideia, inclusive, anda bastante em alta nos casos de pagamento à vista.
Uma maneira de incentivar as pessoas a usarem o Pix nesses casos é oferecer algum desconto, seja nessa ou na próxima compra. O pagamento com boleto também pode ser interessante, inclusive na versão parcelada. Vale lembrar que algumas empresas de máquina de cartão têm a opção de gerar boleto de forma online.
Procure por maquininhas com taxas melhores
As empresas de máquina de cartão trabalham com taxas diferentes, com vantagens para cada perfil de vendedor. Analise se a que você utiliza atualmente é a mais adequada para o seu negócio, com as melhores taxas.
Caso note que os custos estão muito elevados, comece a pesquisar por outras operadoras. Você pode encontrar taxas bem mais interessantes e até pensar em trocar o modelo da máquina para uma mais moderna.
Limite o número de parcelas
Para compras parceladas, quanto mais parcelas, maiores são os juros sobre as compras. Normalmente o estabelecimento assume esse custo, então, para não ter que aumentar o preço do produto, experimente limitar o número de parcelas sem juros.
Por exemplo, se antes você trabalhava com até cinco vezes sem juros, pode considerar reduzir para quatro ou três vezes. Se a pessoa quiser parcelar em mais vezes, terá que arcar com os juros. Isso educa o consumidor a pensar melhor sobre o parcelamento.
Dê desconto no pagamento à vista
Outra dica é dar prioridade para o pagamento à vista, mesmo quando feito no cartão. Como a taxa é menor, vale convencer os clientes a apostarem nessa alternativa.
Ofereça algum desconto. Para isso, você pode até colocar na divulgação do produto que o valor à vista difere do parcelado, para ficar claro essa prioridade. Muitos podem até se interessar por outras formas de pagamento, como o Pix e o dinheiro.
Divida o aumento dos preços entre você e o comprador
As taxas subiram muito e você terá que aumentar o preço para conseguir um bom resultado? Para não perder o cliente, experimente não arcar com o custo sozinho. Assim, você pode subir um pouco o preço (situação sentida pelo cliente) e arcar com parte do aumento da taxa.
Quem visitar sua loja até vai notar os preços diferentes, mas pode não sentir tanto o impacto. Assim, ainda existe o interesse em continuar fazendo negócio com a sua empresa.
Pense em estratégias de recompensa e fidelidade
Hoje está muito em alta a ideia do cashback ou de cupons de desconto, ainda mais quando se fala das gerações mais jovens. Considere trazer essa ideia para o seu negócio, principalmente se busca fidelizar seu público.
Pode ser um cupom para a próxima compra, com uma data de validade (até 30 dias) ou um desconto que aumenta de acordo com o valor da compra, por exemplo, se a pessoa comprar R$ 100 ganha 5% de desconto, se atingir R$ 150 o desconto aumenta para 8%.