Pular para o conteúdo

11 Dicas para economizar combustível

    combustível

    Com o disparo no aumento do combustível, fator este que ocorre com muita frequência, uma verdade é certa: o dia a dia da maioria das pessoas precisou ser, de alguma forma, reestruturada, repensada e recalculada.

    O ato de economizar se tornou mais do que um hábito, e se mostra como uma conduta estratégica para que as despesas básicas não sejam fortemente afetadas. Estes aumentos causam impactos muito profundos e desequilibram o orçamento mensal.

    Todos os setores da economia são atingidos de uma forma ou de outra com a alta significativa dos combustíveis. A indústria, a agricultura, os trabalhos formais ou informais, dentre tantos outros, não escapam do famoso “apertar o cinto”.

    O segmento da construção também sofre com isso. Muitas pessoas foram pegas de surpresa com estes aumentos, e aqueles que estavam apostando na reforma hidráulica de um imóvel, tiveram de conter as despesas.

    Comprar um adaptador soldável rosca interna para tais reformas deve ser calculado, pois trata-se de um produto de alto custo no mercado. A pesquisa por locais de vendas mais baratos com certeza contribuirá na economia dos gastos.

    A mudança de hábito de consumo vai muito além da diminuição dos produtos básicos a serem comprados, e da eliminação de tantos outros. Ela também provoca a escolha de quando, como e onde comprar.

    A forte elevação do combustível exigiu despesas adicionais, como com transporte. No orçamento mensal, redefinido nesta condição em que a inflação ataca novamente, a população se pergunta se vale a pena andar de carro ou é melhor o transporte público.

    Pense, então, no aluguel de munck, para quem necessita deste tipo de caminhão. Mesmo que o mercado ofereça preços razoáveis, o valor pode ser alterado de acordo com a quantidade de horas contratadas ou pela distância percorrida.  

    A contratação deste tipo de serviço pode ter um gasto bem elevado, o que demanda a pesquisa pelos locais que forneçam os melhores preços, para que uma economia bem diferenciada possa ser diagnosticada e aplicada ao bolso.

    Como já falado anteriormente, o segmento da construção sofreu impactos nos aumento dos combustíveis. Qualquer construtora, atualmente, precisa rever o orçamento anteriormente previsto em um empreendimento.

    A construção cisterna alvenaria demanda um alto investimento. O uso de cimento, cal, pedras e ferro é excessivamente grande e todos estes produtos também sofreram grandes aumentos ligados aos do combustível.

    A construção desses elementos é uma importante alternativa para armazenar a água da chuva e garantir o abastecimento doméstico em períodos de escassez. O preço médio cobrado para construir varia de acordo com o tamanho e o modelo escolhido.

    Portanto, quanto mais economia nestes gastos, maior será a redistribuição do dinheiro para outros setores importantes dentro de uma construtora.

    Nessa corrida preocupante em direção a uma economia mais condizente com este período inflacionário, os cuidados com certas despesas, como a encomenda de um banner personalizado com foto mais acessível podem ser analisados e adotados.

    Assim, há uma maior tranquilidade e economia em demais gastos, e é possível voltar o foco quanto à economia na compra de combustível.

    Cuidados na hora de abastecer o veículo

    É importante considerar uma série de pequenas ações no momento de abastecer seu automóvel, visando economizar combustível, como:

    • Desligue sempre o motor;
    • Confira a bomba;
    • Verifique a tampa do combustível;
    • Não encha o tanque após o desarme da bomba;
    •  Não ande com o veículo na reserva.

    Adotando tais medidas, as despesas mudarão e a economia financeira dará espaço a outros gastos importantes que tiveram de ser reavaliados. Desligar o motor no abastecimento também é um serviço de segurança para com o veículo e o motorista.

    Em algumas pesquisas encontradas na internet, muitos consumidores diminuíram a frequência de ida às compras e o aumento nos preços dos combustíveis influenciou no local onde realizar as despesas.

    Logo, o mercadinho na vizinhança passou a ser o local preferido, porque é onde podemos ir a pé. Locais mais distantes e dispendiosos foram deixados de lado e o comércio online também passou a ser uma opção de compras, tudo pela economia.

    Os pequenos locais demoram para atualizar os preços e o consumidor passa a gastar um pouco menos, trazendo vantagem na economia.

    Assim, encomendar bloco de notas capa dura personalizado em grande quantidade é melhor um uma gráfica indicada por alguém, pois pode sair muito mais em conta do que solicitar o serviço em um local escolhido aleatoriamente.

    A economia também é notada quando não temos o hábito de andar com o veículo na reserva de combustível. Adotando essa medida e procurando um posto onde existe aplicação de descontos e promoções, o impacto nos gastos é bem menor.

    É fato que a capacidade de compra dos cidadãos mudou sobremaneira e os aumentos constantes nos combustíveis provocaram um estrago considerável na renda de cada um dos cidadãos.

    Logo, repensar em uma maneira mais particular de oferecer um brinde de adesivo personalizado para loja ao cliente é uma ideia para que ocorra redução nas despesas de quem tem um comércio deste tipo.

    Todo este cenário é um obstáculo para a vida financeira, fazendo com que a rotina seja readaptada e o empenho no trabalho fique mais intenso, além da manutenção dele ser um fator extremamente preocupante e estressante.

    Assim, um atendente que trabalha em uma loja que vende pin broche personalizado tende a desdobrar-se nas tarefas diárias para não perder o emprego e, com isto, desequilibrar totalmente a vida financeira, o que se mostra uma preocupação constante.

    Como economizar no combustível?

    Calcular o consumo de combustível é, também, uma prática inteligente de monitoramento dos gastos. Um passo a passo para isso é o seguinte:

    •  Encha o tanque;
    • Zere o marcador de quilometragem;
    • Quando for novamente ao posto, enche o tanque;
    •  Observe quantos quilômetros rodou com o tanque anterior;
    • Se não tem a informação, da atual subtraia a anterior.

    Além disso, se não for possível zerar o tanque, anote a quilometragem anterior. Ou seja, se antes era, e foram percorridos 510 quilômetros 34.820 com o tanque anterior, o atual é 35.330.

    Anote o valor e identifique na nota fiscal quantos litros foram colocados neste reabastecimento. Em seguida, supondo que 50 litros foram colocados, divida 510 por 50. O resultado é 10,2 quilômetros por litro. 

    Calcular este consumo de combustível é uma forma de saber o quanto é gasto na locomoção do dia a dia ou em uma viagem. O resultado mostra a vantagem de ir ou não de carro.

    Não valendo a pena, optar por andar de ônibus, trem ou metrô pode trazer uma economia considerável.

    Além disso, considere as dicas a seguir, para evitar que o motor consuma mais combustível e aumente a vida útil do veículo:

    1.  Respeite a troca de marchas, fazendo na rotação correta, mantendo o giro do motor;
    2. Mantenha a manutenção do veículo em dia;
    3. Troque os filtros de ar, de óleo, de combustível e substitua as velas;
    4. Use o ar-condicionado apenas quando for necessário;
    5. Não acelere o veículo com ele desengatado;
    6.  Evite levar muito peso no veículo, pois aumenta o gasto de combustível;
    7. Verifique a pressão dos pneus e não deixe que eles fiquem murchos;
    8.  Mantenha em dia o alinhamento e balanceamento dos pneus;
    9. Não acelere com o veículo parado, nem freie bruscamente;
    10. Mantenha a velocidade constante;
    11. Deixe o carro no ponto morto em descidas. 

    Ao planejar, o principal ponto é identificar as reais necessidades e ter consciência dos limites financeiros e questionar o que realmente é importante no momento. 

    Poupando há uma diminuição nas despesas. Portanto, pergunte-se quais despesas podem ser reduzidas e como a economia de combustível traz vantagem ao estilo de vida adotado. 

    Vários fatores influenciam na economia, não somente os preços dos combustíveis, sendo necessário não gastar mais daquilo que é previsto na renda mensal. 

    O consumo descontrolado, por vezes, é apenas um gasto desnecessário, que mais à frente causará muitos problemas, considerando que ele pode ter sido feito em um momento financeiro não tão adequado.

    Esses fatores, além do preço dos combustíveis, podem ser observados para que uma economia mais racional seja realizada. 

    Portanto, organize o que realmente deve ser comprado no supermercado, pois compras mensais são mais adequadas. Diminuir o consumo de bebidas durante as refeições também economiza um bom dinheiro.

    Reveja assinaturas de revistas que não são lidas e de canais de TV com centenas de canais, e troque o pacote por um mais em conta.

    Realizar pequenos serviços domésticos sem a necessidade de contratar alguém para isto pode ser solucionado vendo tutoriais fornecidos na internet.

    Além disso, evite compras por impulso na internet, além de evitar adquirir constantemente produtos em liquidação ou em promoções.

    Considerações finais

    Para acertar nos gastos com combustível, é importante pesquisar e organizar o orçamento financeiro, além de levantar todas as despesas, considerando desde as maiores até as menores. Em alguns casos, é exatamente nestes pontos que não é dada a devida atenção. 

    Anote todas em uma planilha e faça o monitoramento com frequência. Isto possibilita a identificação para saber quais contas têm onerado mais o orçamento familiar ou pessoal. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.