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3 dicas para elaborar um briefing com seu cliente

    A mídia está sempre procurando especialistas em áreas específicas para entrevistar, tudo isso irá adicionar comentários pautados em estudos e darão mais profundidade aos seus artigos, sejam eles relacionados à matemática, exaustor centrífugo ou qualquer outro. 

    Os briefings também podem ser incrivelmente úteis para uma empresa, sendo uma ótima maneira de gerar conscientização, desde que o gestor esteja bem preparado e saiba entregá-lo. Quer entender melhor sobre o assunto? Então, vem com a gente!

    O que é um briefing?

    Um briefing é um documento (ou um tipo de resumo criativo) que inclui informações importantes que o profissional da área precisa saber para produzir um conteúdo. Isso o ajuda a entender o negócio do cliente, o público-alvo e quaisquer outros itens obrigatórios que estarão dentro das peças publicitárias.

    Use resumos para postagens de blog, páginas de destino, cópia de mídia social, boletins informativos por e-mail e qualquer outra forma de marketing de conteúdo.

    É importante observar que um resumo não é o mesmo que uma descoberta. A descoberta geralmente envolve a coleta de informações do cliente, mas o resumo é o que resulta neste desfecho. Ou seja, essa estratégia servirá como uma esteira transportadora, entre o consumidor e a empresa.

    Os benefícios de elaborar um briefing com seu cliente

    Quando se trata de lidar com clientes, é crucial que você esteja sempre ciente dos seus objetivos e expectativas e o briefing é uma das melhores maneiras de garantir isso. 

    Afinal, elaborar um briefing com o seu cliente pode parecer uma tarefa intimidadora, mas na verdade é bastante simples. Assim, os benefícios de fazer um briefing com o seu cliente são inúmeros. Aqui estão alguns dos principais benefícios de elaborar um briefing com o seu cliente:

    Ganha tempo precioso

    Um dos principais benefícios de fazer um briefing com o seu cliente é que você poupa muito tempo. Isso porque você consegue obter todas as informações necessárias de uma só vez, em vez de ter que ficar pedindo várias vezes ao longo do projeto de um toldo articulado, por exemplo. 

    Vale ressaltar que ele evita que você precise fazer muitas perguntas desnecessárias, já que terá todas as respostas que precisa.

    Melhora a comunicação

    Outro grande benefício de fazer um briefing com o seu cliente é que isso melhora significativamente a sua comunicação. Além disso, você consegue obter uma compreensão clara do que o cliente realmente quer e espera do projeto. Dessa forma, fica muito mais fácil para você cumprir as expectativas do cliente e evitar problemas futuros.

    Estabelece as expectativas corretamente

    Muitos problemas surgem no meio do projeto porque as expectativas não foram devidamente estabelecidas desde o início. Com um bom briefing, você consegue definir claramente os objetivos do projeto e as expectativas das pessoas. 

    Diminui a margem para erros

    Fazer um briefing com os clientes diminui significativamente a margem para erros. Afinal, todos os detalhes são discutidos e esclarecidos desde o início, evitando assim problemas futuros causados ​​por mal-entendidos ou lacunas na informação.

    Demonstra profissionalismo

    Por último, mas não menos importante, elaborar um bom briefing também demonstra profissionalismo por parte da sua empresa. Isso mostra ao cliente que você está disposto a investir tempo e energia para garantir que o serviço atenda às suas necessidades e expectativas.

    Dicas para elaborar um briefing com seu cliente

    1. Entreviste o cliente para tirar as dúvidas e evitar contratempos

    Primeiro, obtenha todas as informações que precisa do cliente fazendo uma entrevista. Seja por telefone ou no Zoom, não importa. O que vale é estar atento a cada dado e informação repassada e anotá-las em um só lugar. 

    Outra dica (que talvez não seja tão ‘pessoal’ quanto um bate papo) é o envio de um questionário. Coloque uma data limite para devolução pois, desta forma, o briefing seguirá com o dinamismo necessário.

    2. Escreva o briefing com base nas respostas do seu cliente

    Quando tiver todas as informações mencionadas acima, vá em frente e escreva seu resumo de conteúdo. Não há necessidade de se alongar no documento. Ou seja, uma tabela listando suas seções e algumas linhas sobre sua compreensão das expectativas já servirá.

    Quando terminar, envie seu briefing àquela pessoa ou empresa, deixando uma mensagem curta dizendo que gostaria que eles aprovassem as diretrizes antes de começar. Isso se tornará um diferencial para a concorrência!

    3. Incorpore edições e revisões e comece o trabalho

    O cliente, provavelmente, vai querer fazer um ou dois ajustes, assim como é feito a confecção de uniformes de uma marca. Isso é extremamente comum e prova a razão exata pela qual escrever um resumo importa. Dê uma olhada em suas sugestões e faça os ajustes que eles pedem.

    Agora, estarão ‘falando a mesma língua’ e redigir algo eficaz não demandará tanto tempo, não é mesmo? Aliás, pode ser bastante simples, desde que não haja suposições, mas sim, muita transparência nos tópicos e itens retratados. 

    E lembre-se, se for necessário outras reuniões, marque o quanto antes para provar toda a dedicação em prol do contrato que assinou. Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

    Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

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