Pular para o conteúdo

6 Cuidados ao comprar peças automotivas online

    peças automotivas

    Comprar peças automotivas é uma coisa que todo dono de carro ou profissional que trabalha com mecânica, em algum momento, precisa fazer, mas assim como acontece nos estabelecimentos físicos, é muito importante tomar alguns cuidados na hora de comprar pela internet.

    As compras online vieram para ficar e os consumidores já perceberam todos os benefícios dessa modalidade, principalmente por conta do conforto de receber tudo em casa e da quantidade de opções disponíveis.

    Os preços também são muito mais atraentes e o cliente não precisa se deslocar até o estabelecimento para comprar o que precisa. É possível adquirir todo tipo de produto e serviço na internet, mas é fundamental estar atento.

    Infelizmente, existem alguns sites que não cumprem exatamente o que prometem, não tomam cuidado com a embalagem, demoram para entregar, dentre outros problemas.

    Quando o consumidor passa por isso, pode ir atrás dos seus direitos, mas é tudo muito complicado e burocrático, portanto, é melhor evitar e fazer compras em lugares confiáveis, e é exatamente sobre isso que vamos falar aqui.

    Você vai conhecer a importância de pesquisar as informações antes de comprar, os benefícios das compras pela internet e algumas dicas para fazer um bom negócio.

    Importância de pesquisar antes de comprar

    Existem muitos motivos para pesquisar antes de comprar, é isso não se refere apenas às peças automotivas, mas também a qualquer tipo de produto ou serviço.

    Não é novidade para ninguém que preço e dinheiro são duas coisas muito importantes na vida de qualquer pessoa, assim sendo, quanto mais informações você tiver sobre uma loja, melhor.

    Na internet, é possível comprar rastreador veicular com facilidade e receber o produto no conforto da sua casa, portanto, é uma modalidade que veio para melhorar a experiência dos consumidores.

    Pesquisar na internet é muito fácil, e além do preço, é possível conhecer outras informações sobre a plataforma, como:

    • Reputação entre os clientes;
    • Qualidade dos produtos;
    • Prazo de entrega;
    • Reclamações.

    Além disso, pode-se saber se o atendimento é bom e se existe suporte, caso seja necessário trocar ou devolver a mercadoria. Uma boa pesquisa também é fundamental para evitar erros e arrependimentos.

    A pesquisa é uma maneira de economizar e evitar prejuízos, pois os consumidores querem saber algumas informações sobre o produto, para ter certeza de que ele atende suas necessidades.

    Sem falar no fato de que você pode encontrar produtos similares e com características mais adequadas, o que ajuda, até mesmo, a pagar mais barato.

    Antigamente, os consumidores tinham acesso apenas às informações disponibilizadas pelas empresas, mas, hoje em dia, podem conhecer a opinião de outros compradores.

    Isso não serve apenas para produtos físicos, mas também para os serviços, como no caso de alguém que esteja procurando por uma vistoria veicular mais próxima e queira saber a opinião de outras pessoas, antes de fechar com uma empresa.

    Em outras palavras, o consumidor moderno se baseia nas experiências de outras pessoas para realizar uma compra.

    Benefícios de comprar pela internet

    Comprar pela internet traz muitas vantagens aos consumidores, não somente na hora de adquirir peças automotivas, como para qualquer outro tipo de produto. Alguns dos principais benefícios são:

    • Mais comodidade;
    • Privacidade;
    • Facilidade de pagamento;
    • Preço mais acessível;
    • Pesquisa facilitada;
    • Variedade.

    Uma das principais vantagens em comprar pela internet é a possibilidade de fazer suas compras a qualquer momento do dia, independentemente do lugar em que você esteja.

    Se você está sem tempo para ir até uma loja de peças de automóveis, pode simplesmente pesquisar uma plataforma na web e fazer suas compras, sem prejudicar sua rotina.

    Muitas vezes, as pessoas se sentem constrangidas em comprar alguns produtos, independentemente de quais sejam, mas na internet, esse problema não existe. Ninguém, além da loja, saberá o que você está comprando.

    As peças automotivas para montagem de pneus novos são um investimento para quem vai consertar o veículo ou para os mecânicos profissionais, por isso, é fundamental ter facilidade de pagamento.

    O consumidor pode selecionar o estabelecimento que oferece a modalidade mais adequada, podendo ser cartão de crédito, boleto bancário, pix, dentre outros.

    Os preços costumam ser muito mais atrativos para as pessoas, mesmo que seja necessário pagar o frete de entrega. Se você fizer uma rápida comparação, vai perceber o quanto a diferença de preço é grande.

    Além disso, você não precisa andar de loja em loja para pesquisar os valores das peças que precisa, pois tudo é muito mais rápido e acessível.

    Basta digitar o que precisa comprar, como “câmbio automático” no Google, e encontrar diversos estabelecimentos para saber os valores cobrados.

    De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), existem cerca de 36 mil lojas virtuais ativas no Brasil, atendendo aos mais variados segmentos, portanto, não faltarão opções para encontrar suas peças automotivas.

    Cuidados necessários

    Na hora de comprar peças automotivas, que costumam ter um valor um pouco mais elevado, dependendo da necessidade, é muito importante tomar alguns cuidados. Dentre eles estão:

    1.    Certificar-se de que o site é confiável

    A primeira coisa a ser feita é se certificar de que o site é confiável e seguro, avaliando alguns requisitos mínimos, como protocolo HTTPS, que se encontra na barra de endereços e verificar se ele conta com um pequeno cadeado.

    A presença desse ícone garante que o site é seguro, portanto, você pode prosseguir com a compra, sem maiores problemas.

    2.    Não acredite em ofertas mirabolantes

    Sempre desconfie de uma oferta que pareça muito fora do comum, principalmente se o preço cobrado pelas peças estiver muito abaixo do mercado. Geralmente, são chamariz e fazem muitas vítimas de golpes virtuais.

    Por exemplo, se você precisa comprar bateria start stop bmw, primeiro verifique se o site é confiável e que a empresa em questão realmente existe, e vários sites na internet podem te ajudar com isso.

    Desconfie de ofertas enviadas por e-mail e WhatsApp, pois grandes descontos enviados de maneira aleatória são motivos de sobra para desconfiar.

    Caso a oferta interesse, o que é normal, antes de fornecer os seus dados para o site, verifique sua reputação e confiabilidade.

    3.    Ver o custo total da compra

    Às vezes, ao finalizar uma compra, o consumidor percebe que o valor do frete está muito acima do esperado, o que acaba encarecendo o valor dos produtos. Também é comum notar a inclusão de uma taxa de serviço no valor final da compra.

    Esses pontos merecem muita atenção, pois algumas organizações oferecem produtos por preços muito competitivos, mas compensam os valores com os custos dos fretes.

    4.    Conferir o prazo de entrega

    Supondo que você precise comprar caixa de marcha ap, primeiro veja quais são os prazos de entrega, principalmente, se eu tiver um pouco de urgência.

    Alguns consumidores não se dão conta de que o produto pode demorar várias semanas para chegar e acabam se arrependendo da compra.

    Agora, se não houver um prazo estipulado, o consumidor tem o direito de registrar uma reclamação no Procon do estado, por meio de seus documentos e a nota fiscal do produto.

    5.    Prefira plataformas conhecidas

    Uma pessoa terá poucas chances de ter problemas com marcas conhecidas ao comprar pela internet, pois os sites e aplicativos dessas empresas contam com diversos recursos que garantem uma experiência satisfatória.

    Se você tiver alguma dúvida, pode procurar uma oficina mecânica mais próxima para pedir indicações, pois muitas compram peças automotivas de vários sites.

    De qualquer forma, esteja atento a tentativas de golpes e fraudes de identidade, depois existem quadrilhas que reproduzem páginas falsas de várias marcas para extrair dados bancários e colocam a segurança virtual em risco.

    Nunca acesse links enviados por e-mail e acesse páginas que contam com o indicador de segurança que falamos anteriormente.

    6.    Cuide de seus dados pessoais

    Os formulários de pagamento de sites na internet devem solicitar apenas informações necessárias para o processamento da compra, como dados de pagamento, CPF, nome do comprador e endereço para entrega.

    Assim como uma empresa de laudo veicular para transferência nunca vai solicitar a senha do seu cartão, você não deve informá-la para um site de vendas.

    Fique atento a compras realizadas em lojas que não possuem plataforma e-commerce e solicitam a transferência diretamente para pessoas físicas. Esse tipo de prática é muito comum entre os criminosos.

    Considerações finais

    As peças automotivas podem ser adquiridas pela internet com facilidade, agilidade e preço justo, mas é fundamental prestar muita atenção no site onde você faz suas compras.

    Sua comodidade e segurança precisam estar em primeiro lugar, mas com as dicas que demos aqui, vai ficar muito mais fácil comprar as peças para o seu automóvel, evitar dores de cabeça e recebê-las em casa com tranquilidade.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.