Pular para o conteúdo

8 dicas para planejar a sua viagem de carro

viagem de carro

Saiba como evitar “perrengues” e garantir uma viagem de carro tranquila e segura

Pode parecer simples, mas planejar uma viagem de carro costuma dar um pouco de trabalho. É importante saber tudo o que você precisa fazer para não esquecer nada, não se perder na estrada e controlar o orçamento da viagem. 

Para te ajudar nessa missão, trouxemos diversas dicas de planejamento de viagem. Assim você fará sua viagem em família, casal ou solo sem passar por nenhum “perrengue”. 

Confira as nossas dicas abaixo:

Faça uma revisão no carro 

Mesmo que a viagem não seja tão longa, é fundamental que você faça uma revisão no carro antes de viajar. Leve o veículo no seu mecânico de confiança e verifique as condições de pneus, freios, bateria, óleo, filtro de motor, vela, luzes externas, entre outros itens. 

Assim, você pode conferir se o carro está preparado para a viagem e fazer qualquer troca de peça necessária para garantir a segurança no trajeto. Além disso, você pode fazer uma revisão na documentação do veículo para saber se está tudo em dia e não ter problemas com blitz na estrada. 

Defina a rota da viagem 

Com o destino definido, você precisa traçar a melhor rota de sua viagem. Faça um roteiro bem detalhado das estradas que irá percorrer, buscando a melhor opção de trajeto. Dessa maneira, você pode encontrar o caminho mais seguro e até mais barato para chegar no seu destino. 

Calcule os gastos da viagem 

É importante calcular os gastos da sua viagem para não ser surpreendido na estrada. Uma viagem de carro envolve custos com combustível, pedágio, estacionamento, paradas para alimentação, isso sem falar nas despesas com hospedagem e outros gastos comuns. 

Por isso, calcular os custos da sua viagem é importante para controlar o orçamento e deixar um dinheiro a mais em caso de emergências. 

Reserve a sua hospedagem 

Onde você irá se hospedar? Para calcular os custos da viagem por completo, você deve reservar a sua hospedagem. Inclua os custos de hospedagem no seu orçamento de viagem, assim como custos com alimentação, transporte e visitas a pontos turísticos, por exemplo. 

Faça uma lista com todos os itens indispensáveis de sua viagem 

Outra dica importante é fazer uma lista com todos os itens indispensáveis para a viagem de carro. 

Na lista, você pode colocar itens como garrafas de água para consumo, uso de radiador e pára-brisas, carregador de celular, pen drive com playlist, frutas, sucos, sanduíches, dinheiro em espécie, um kit de primeiros socorros, entre outros. 

Planeje pausas para descansar em viagens longas 

Em viagens mais longas, é importante planejar pausas para descansar. Ao fazer o seu roteiro de viagem, busque por estabelecimentos com postos de combustível e conveniência, lanchonetes e restaurantes no caminho. Assim, você pode fazer paradas para comer, dormir ou revezar a direção com outra pessoa para descansar. 

Leve um mapa ou baixe um mapa no celular 

Para não ser surpreendido por uma possível falta de internet no caminho, afinal podem ter trechos na estrada em que o sinal esteja fraco, é bastante recomendado que você leve um mapa físico ou baixe o mapa do trajeto no seu celular para acessar offline e não correr nenhum risco de se perder durante a viagem. 

Defina a melhor época para a viagem 

Como nossa última dica, é importante definir a melhor época para a sua viagem. Para isso é fundamental considerar períodos do ano, de alta e baixa temporada, além de clima e outras dificuldades no trajeto como engarrafamentos, por exemplo. Assim, você pode viajar em um fim de semana mais tranquilo e não ter problemas no trajeto.

As dicas do artigo são essenciais para que você faça uma viagem tranquila, segura e evite passar perrengues na estrada. Dessa forma, você garante que está tudo em ordem para fazer uma viagem marcante em sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.