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Aplique o trade marketing em sua loja e melhore a experiência de compra dos clientes

    O trade marketing é uma estratégia que tem como objetivo principal aumentar as vendas das empresas atacadistas e varejistas. Se você é um empreendedor e deseja vender uma mesa rustica de madeira, o trade marketing será essencial, pois engloba ações de promoção, merchandising, treinamento e relacionamento com os clientes. Tudo isso certamente ajudará a mudar o seu negócio da água para o vinho.

    Para aplicar o trade marketing na sua loja, é importante entender as necessidades dos seus clientes e oferecer soluções que atendam às suas expectativas e interesses. Além disso, é preciso ter um bom planejamento para executar as ações de trade marketing de maneira eficiente e assertiva.

    Neste conteúdo, você vai aprender como aplicar o trade marketing na sua loja para melhorar a experiência de compra dos seus clientes. Gostou do tema? Então continue com a leitura!

    Quais são as principais técnicas de trade marketing?

    O trade marketing é uma das áreas da gestão empresarial que se dedica ao planejamento e execução de estratégias de marketing voltadas ao canal de distribuição, ou seja, para as lojas e demais pontos de venda. Afinal, quando se fala em vender uma mesa inox industrial, é preciso investir no trade marketing, isso faz com que sua loja física e até mesmo online sejam vistas de maneira positiva pelo consumidor final.

    Sua principal função é aumentar as vendas dos produtos da empresa, por meio da promoção de marcas, aumentando a visibilidade dos produtos e estabelecendo parcerias com os clientes. As técnicas de trade marketing mais utilizadas são: merchandising, promoções e ponto de compra (PDC). Veja a seguir a explicação sobre cada uma dessas técnicas:

    1. Merchandising

    O merchandising é uma técnica que visa aumentar a visibilidade dos produtos na loja, através da exposição adequada. Para isso, são utilizados diversos elementos, como gôndolas, displays e banners promocionais. O objetivo é chamar a atenção do consumidor para o produto e despertar o interesse por ele no ponto de venda, fazendo com que os produtos sejam mais atrativos e chamem atenção nos corredores da loja.

    2. Promoções

    As promoções são uma ótima ferramenta para estimular a venda de produtos. Elas podem ser realizadas dentro das próprias lojas ou em pontos extras, como quiosques e bancas de jornal. As promoções mais comuns são de descontos progressivos (quanto mais o cliente compra, maior o desconto), brindes e concursos. Esse tipo de promoção faz com que a sua marca se destaque em meio a concorrência, afinal, quem não gosta de pagar mais barato, não é mesmo?

    3. Ponto de compra (PDC)

    O PDC é uma estratégia que permite direcionar a visualização dos produtos no comércio, ou seja, nos chamados pontos de compra. Estes pontos são áreas pré-definidas dentro das lojas onde os clientes costumam visitar ao longo do seu percurso.

    A ideia é colocar nesses locais itens que possam despertar o interesse do cliente na jornada final de compra. Afinal, os PDCs estão localizados perto de caixas registradoras incentivando as pessoas a comprarem outros produtos.

    Como posso aplicar o trade marketing na minha loja?

    O trade marketing é uma estratégia que visa aumentar as vendas das empresas atacadistas e varejistas, podendo até mesmo aumentar a demanda em uma empresa de manutenção hidráulica. Ele engloba ações de promoção, merchandising e ponto de venda (PDV), além de treinamento de equipes e parceiros comerciais.

    Para utilizar o trade marketing de forma efetiva, é importante identificar os objetivos da campanha e direcionar as ações para atingir esses objetivos. Além disso, é fundamental monitorar o andamento do projeto para medir seus resultados e fazer eventuais ajustes nas estratégias.

    Uma boa maneira de começar é analisando o mix de produtos oferecidos pelo seu negócio e identificando os principais pontos positivos em relação à concorrência. A partir daí, você pode traçar uma estratégia para destacar esses pontos fortes na campanha de marketing, seja por meio de ações promocionais, design de PDV ou treinamento da equipe de vendas. 

    Dessa forma, se a sua empresa realiza o descarte de lixo eletrônico de forma correta e está envolvida em projetos de sustentabilidade, é importante que o consumidor final tenha conhecimento disso para dar credibilidade a sua marca. 

    Vale ressaltar que é fundamental envolver todos os departamentos da empresa na campanha de marketing. Afinal, são várias as áreas que podem contribuir para o sucesso dessa estratégia, desde o setor financeiro até o departamento jurídico (que pode assessorar na elaboração de contratos com parceiros comerciais).

    Devo aplicar o trade marketing em meu negócio?

    Embora o trade marketing tenha se mostrado eficiente em vários aspectos, é importante considerar alguns pontos antes de adotá-lo como estratégia principal. O primeiro deles é o alto nível de investimento inicial, que pode ser um impeditivo para as pequenas e médias empresas.

    Além disso, é preciso ter em mente que o trade marketing demanda uma abordagem diferente para cada canal de vendas, o que exige um bom planejamento e execução. Por fim, é essencial monitorar constantemente os resultados para garantir que a estratégia esteja surtindo efeito.

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