Pular para o conteúdo

Benefícios e desvantagens da prática de jejum intermitente para a saúde

    jejum

    O jejum intermitente oferece muitos benefícios à saúde, mas também pode causar efeitos colaterais desagradáveis. Dentre eles, podemos citar o aumento da fome, dores de cabeça, fadiga e problemas de humor. 

    Ou seja, é importante segui-lo corretamente e não fazer sozinho, tendo sempre a ajuda de um nutricionista. Tudo porque, este tipo de dieta é como um cofre digital, que tem uma senha correta para conhecer o que há no interior. Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, continue com a gente.

    O que é jejum intermitente?

    Com o jejum intermitente, você só come durante um horário específico. Pesquisas mostram que jejuar em determinados momentos ou comer apenas uma refeição alguns dias por semana pode trazer benefícios à saúde.

    Estudos citam que nossos corpos evoluíram para poder ficar sem comida por muitas horas. Tudo porque, na pré-história, também éramos a caça e, como caçadores, podíamos passar longos períodos sem ingerir nada.

    Há 50 anos, era mais fácil manter um peso saudável, tudo porque não haviam computadores, smartphones e etc. e, ao mesmo tempo, as porções eram muito menores. Mais pessoas trabalhavam e brincavam ao ar livre e faziam exercícios. 

    E isso tudo é tão imprescindível quanto um bico de bunsen para o setor de laboratório, para aquecer certas substâncias. Calorias extras e menos atividade podem significar um risco maior de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e outras doenças. Logo abaixo, veremos as vantagens e desvantagens desta prática.

    Vantagens do jejum intermitente

    • Perda de peso

    O jejum intermitente pode levar à perda de peso ao diminuir os níveis de insulina. Ou seja, essa porcentagem cai quando uma pessoa não está consumindo alimentos. Durante um período de jejum, é possível liberar seus estoques de glicose como energia.

    Repetir esse processo regularmente, como no jejum intermitente, pode levar à perda de peso e, além disso, akida na diminuição de calorias em geral, o que também pode contribuir para a perda de peso.

    • Menor risco de diabetes tipo 2

    Outro benefício incrível é a prevenção do diabetes, pois pode ajudar na perda de peso e, potencialmente, influenciar outros fatores ligados a um risco de ter a doença. Lembrando que nosso corpo é como um terminal elétrico, ou seja, ambos estão conectados e conduzem energia.

    Estar acima do peso ou obeso é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes tipo 2 e outras problemáticas que afetarão seu dia a dia. Portanto, somar o jejum intermitente aos exercícios é sinônimo de sucesso.

    • Melhoria da saúde do coração

    Os pesquisadores também descobriram que a prática pode melhorar aspectos da saúde do coração. Eles relatam que isso pode levar a uma redução na pressão arterial, frequência cardíaca, colesterol e triglicerídeos. 

    Tudo precisa ser feito com acompanhamento e com todos os cuidados, já que esses prós e contras irão variar de pessoa para pessoa. Pontuamos novamente que é necessário falar com seu nutricionista antes de começar a dieta.

    Desvantagens do jejum intermitente

    • Fome

    Pode não ser surpresa que a fome seja um dos efeitos colaterais mais comuns relacionados ao jejum intermitente. Quando se reduz a ingestão de calorias ou passa longos períodos sem ingerir calorias, isso é óbvio de ocorrer.

    Um estudo feito com mais de 100 pessoas ao longo de 1 ano, revelou que tinham pontuações de fome mais altas do que aqueles que consumiram uma dieta de baixa caloria com restrição calórica contínua.

    • Dores de cabeça

    Dores de cabeça geralmente ocorrem durante os primeiros dias. Outro estudo submeteu algumas pessoas a jejuns intermitentes e eles relataram efeitos colaterais, alguns participantes disseram ter dores de cabeça leves.

    Ou seja, dependendo do seu ritmo cardíaco, taxas de glicose, gordura e etc., pode se sentir pior que outros que fazem o mesmo esquema. E assim como uma empresa de terraplenagem precisa avaliar os materiais que irá adquirir, você também deve saber até onde pode ir com seu corpo.

    • Irritabilidade e outras alterações de humor

    Algumas pessoas podem sentir irritabilidade e outras terem variações de humor quando praticam o jejum intermitente. Quando o açúcar no sangue está baixo, as chances disso acontecer são enormes.

    Ou seja, a hipoglicemia pode ocorrer durante períodos de restrição calórica ou períodos de jejum. Isso pode levar à irritabilidade, ansiedade e falta de concentração. Ressaltando outro estudo, feito com 52 mulheres, notou-se que elas ficavam significativamente mais irritadas durante um período de 18 horas sem se alimentar, do que durante um período sem jejum.

    Ressaltamos que todos esses detalhes devem ser levados em conta na hora de uma consulta médica. desta forma, o profissional poderá encaixar uma dieta que caiba em seu dia a dia e não afete, de maneira agressiva, seu humor ou a forma pela qual está acostumada a se alimentar.

    O jejum intermitente é válido, assim como boa parte das dietas, mas previna-se e tenha cuidado com este templo sagrado que é seu corpo.

    Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

    Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

    Marcações:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *