Pular para o conteúdo

Cachorros podem comer alimentos além de ração?

    Cachorros podem comer

    A resposta para essa pergunta é: depende. Saiba agora quais são os 7 alimentos que os cachorros podem comer!

    Às vezes, é difícil mesmo resistir à carinha de pidão dos nossos cachorros quando eles nos veem comer alguma coisa. Não dividir a comida com eles se torna uma tarefa quase impossível. Porém, o que é pouco divulgado por aí é que esse hábito de dar porções de comida humana para os cães pode ser um grande problema para esses animais: a alimentação canina é restritiva, e muitos dos alimentos que são comuns para os humanos podem causar problemas de saúde para os cachorros.

    Isso porque esses alimentos, muitas vezes, possuem substâncias que não são suportadas pelo sistema digestivo dos cães, causando problemas que vão desde alergias até intoxicações. 

    Por isso, neste artigo, vamos discutir quais são as melhores opções de alimentos para dar para seus pets para que eles não tenham problemas de saúde por comer o que não é permitido para ele.

    Ração é sempre a melhor opção

    As rações são alimentos desenvolvidos por especialistas, após uma série de estudos que garantem que todos os nutrientes necessários façam parte de sua composição.

    Por isso, quando falamos sobre alimentação para animais — não só para cachorros, mas também para gatos, pássaros e hamsters, por exemplo — as rações são sempre a melhor opção. Elas são nutritivas, garantem todas as vitaminas e minerais necessários para o desenvolvimento do animal e, mesmo não parecendo aos olhos humanos, são apetitosas para os bichinhos — até porque, ultimamente, existem rações dos mais diversos sabores e gostos.

    Porém, mesmo assim, é comum que tutores de cachorros queiram variar a alimentação de seus pets, dando outras opções de comidas. Essa atitude pode ajudar a fortalecer a relação entre os dois e até mesmo facilitar o adestramento do animal, mas é preciso ser tomada com muito cuidado devido às restrições alimentícias do cachorro.

    Por isso, se você pensa em oferecer outros alimentos além da ração, é preciso estar atento ao que pode e ao que não pode ser consumido pelos cães.

    De batata doce à manga: tudo o que seu cão pode comer

    Primeiro de tudo, é preciso saber o que evitar: alimentos industrializados devem passar longe da boca do seu cão. A quantidade de gordura e sódio presente neles pode prejudicar o sistema digestivo e, consequentemente, a saúde do seu amigo.

    Evite oferecer chocolate e derivados do cacau, uvas — sejam as comuns ou uva passa —, abacate, macadâmia, leite, café, alho e cebola para os pets: esses alimentos, tão comuns em nossa dieta, possuem substâncias que podem causar de diarreias e vômitos a anemias e alterações no sistema nervoso.

    Por outro lado, existe uma lista de alimentos que podem ser oferecidos aos cães e que fazem parte da dieta humana. Fique atento: sempre opte por servir estes alimentos sem temperos, pois isso pode irritar o estômago do animal.

    Alimentos permitidos para os cachorros 

    Batata doce

    Rica em vitamina E, betacaroteno e fibras, a batata doce não faz parte apenas da dieta dos esportistas: os cães também podem adotá-la em sua alimentação.

    Abóbora

    Abóboras são cheias de betacaroteno, vitamina C, fibras e outros nutrientes. Mas sempre sirva-as em pedaços pequenos e cozidos para evitar engasgos!

    Cenoura

    Coelhos podem até não gostar de cenouras, como aprendemos assistindo desenhos, mas cachorros são grandes fãs delas: a cenoura tem betacaroteno, cálcio e outras vitaminas, além de ajudar no processo de mastigação e limpar os dentes do cão.

    Beterraba

    A beterraba ajuda a aumentar a imunidade do cachorro, mas deve sempre ser servida cozida e sem tempero. Cachorros diabéticos devem consultar um veterinário antes de comê-la: essa é uma raiz cheia de açúcar, o que pode fazer mal para o cão.

    Banana

    Uma favorita dos macacos, a banana também agrada muito os cães, além de fazer muito bem para a saúde deles: ela possui potássio, magnésio e vitamina B6.

    Goiaba

    Rica em ferro e vitaminas A, B e C, a goiaba aumenta muito seu valor nutricional se consumida com casca. Mas fique atento: sirva-a em pedaços para evitar engasgos.

    Manga

    O cão chupando manga na verdade é algo muito fofo! Mangas são ricas em vitamina C e podem ser incluídas na dieta de cachorros sem problema algum.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.