Pular para o conteúdo

Carro elétrico: Quais os benefícios de possuir um!

carro

Ninguém mais tem dúvida sobre a necessidade e as facilidades que o avanço tecnológico trouxe para a sociedade. Entre as muitas invenções e aprimoramentos que ele proporcionou, um dos que merece grande destaque é o carro elétrico.

A história do surgimento do carro é bastante interessante. Por volta de 1769, aparece a criação do primeiro veículo com motor a vapor, com capacidade de transportar pessoas. Depois, em 1807, surgem os carros movidos por motor de combustão.

Posteriormente, já em 1885, os automóveis movidos a gasolina são introduzidos no mercado, mostrando um grande avanço na área. Então, por volta de 1886 é que se considera o lançamento dos carros modernos que se vê atualmente. 

Mas, como não poderia deixar de ser, o surgimento do carro e o desenvolvimento de novos mecanismos de funcionamento nunca param. Nesse sentido, nada mais natural do que esperar que a tecnologia mudasse, mais uma vez, o cenário.

Hoje em dia, uma das maiores novidades na área automobilística são os carros elétricos, que foram surgindo no setor já no século XX, e vão conquistando o seu espaço por vários motivos.

Da mesma forma que um veículo hoje pode ser levado até uma loja de envelopamento de carros para ganhar uma nova aparência, os motores foram sendo modificados até chegarem, nos últimos anos, aos carros movidos a energia elétrica.

No Brasil, os veículos elétricos começaram a ser comercializados há poucos anos, mas já se mostram boas opções para quem não apenas é adepto das tecnologias, mas que também preza pelo meio ambiente. 

Nesse sentido, não há como negar que, após anos vendo a quantidade de gases emitidos pelos veículos movidos a combustão, os carros elétricos podem mudar esse problema de modo bastante positivo. 

Para conhecer mais sobre a importância dos carros elétricos, os impactos que eles podem trazer ao planeta e as vantagens proporcionadas por eles, não deixe de continuar na leitura deste conteúdo e entender melhor sobre esse tema de grande relevância para a sociedade.

Qual a importância de um carro elétrico?

Quem mora nas grandes cidades se depara, a todo o tempo, com uma série de características que precisam ser levadas em conta por vários motivos. A instalação de um portão basculante alumínio, por exemplo, é um modo de proteger a residência.

Da mesma maneira, ter um carro é um modo de se locomover com maior facilidade, além de ser uma forma de ter independência e conforto. A grande maioria dos motoristas, ao menos no Brasil, ainda dirige carros a combustão.

Um motor que funciona a combustão pode ser um dos fatores que mais contribui para a emissão de gases e poluentes. Com isso, o meio ambiente é prejudicado de forma considerável, o que gera preocupação para o futuro do planeta.

Mas, além disso, há também o problema da escassez de petróleo, questão essa que preocupa governos e montadoras de automóveis no mundo todo. Diante disso, os pesquisadores buscam alternativas para solucionar essa dificuldade. 

Uma das maiores apostas para o futuro do mercado automobilístico e dos transportes como um todo são os carros elétricos. Meios de locomoção individuais e comerciais, como os utilizados por transportadora de cargas pequenas, devem convergir para esse modelo.

De fato, vale ressaltar que os carros movidos a energia elétrica não são novidades no setor. Muito pelo contrário. Eles já são antigos, mas dependiam da tecnologia certa para garantir uma maior autonomia para se tornarem verdadeiramente funcionais. 

Com o avanço conquistado no setor automobilístico, essa autonomia e um melhor desempenho finalmente foram desenvolvidos, de modo que os carros elétricos se tornaram uma opção para motoristas em vários locais do mundo. 

Diante desse cenário, no qual é possível contar com as indústrias e com subsídios públicos, os veículos elétricos e os híbridos ganham cada vez mais pontos positivos, se tornando máquinas eficientes.

Dessa forma, uma das maiores preocupações com os motores a combustão vai sendo substituída pela empolgação e pelas vantagens que os carros elétricos oferecem para o meio ambiente.

Ou seja, os efeitos da queima de combustíveis vão sendo contornados por essa nova tecnologia, reduzindo uma série de impactos para as atuais e para as futuras gerações, resolvendo, ao mesmo tempo, problemas a nível mundial.

Como este tipo de veículo impacta no planeta?

Não há quem nunca tenha visto o problema de um trânsito caótico nas grandes cidades. A poluição, decorrente da emissão dos gases de motores veiculares é visível e, na grande maioria dos casos, bastante incômoda.

Mas, da mesma maneira que um carro depende de sistemas e de itens para funcionar, como é o caso de uma bateria de carro 60 amperes, os combustíveis são essenciais para os motores que funcionam a combustão.

Porém, diante dessa necessidade, a população do mundo todo é impactada pelos efeitos desse processo veicular. O meio ambiente é igualmente prejudicado, pois sofre com uma série de problemas causados pela queima de combustível.

O aquecimento global, a poluição do ar causada pela emissão de CO2 (gás carbônico) e a provável escassez do petróleo são apenas alguns dos maiores impactos que o uso de carros convencionais pode trazer para o planeta.

É aqui que entra a importância e a necessidade da ampla utilização dos carros elétricos. Isso porque eles trazem uma série de benefícios, que auxiliam não apenas na manutenção do meio ambiente, como também trazem vantagens aos motoristas.

As vantagens deste tipo de carro

Já não há como negar que os carros elétricos se tornaram meios de locomoção de grande valor e importância para a sociedade. De fato, eles trazem vantagens expressivas, sendo algumas das principais:

  • Não emitir gases poluentes;
  • Pouca manutenção;
  • São modelos silenciosos;
  • Boa eficiência energética;
  • Alto desempenho.

Quando se compara um carro a combustão com um elétrico, não restam dúvidas de que o segundo faz toda a diferença para o planeta. Afinal, do mesmo modo que um motor portao valoriza um imóvel, o carro elétrico se destaca entre outros meios de transporte.

1. Não emite gases poluentes

O diesel e a gasolina são combustíveis fósseis que, ao sofrerem a queima necessária para o funcionamento do motor de um veículo, emitem gases tóxicos e poluentes. Diante disso, se tornam vilões, pois podem causar doenças e contribuir para o aquecimento global.

O carro elétrico não emite poluentes pois não depende de combustíveis. Além disso, não produz resíduos durante o uso, o que garante maior segurança para o meio ambiente. 

2. Pouca manutenção

Qualquer veículo, seja uma moto ou um caminhão, depende da manutenção das suas partes ou sistemas para o funcionamento adequado. Para isso, é possível solicitar o serviço de mecânica a domicílio ou levar o carro até um estabelecimento do setor.

A depender dos componentes que precisam ser trocados, a conta pode ficar cara. Nos carros elétricos, nos quais o funcionamento não exige altas temperaturas e nem depende do atrito de peças, esse tipo de custo acaba sendo mais vantajoso.

3. São modelos silenciosos

Além da poluição vista nas grandes cidades, outro problema comum é a alta emissão de ruídos, vinda do funcionamento dos veículos. Os carros elétricos, mais uma vez, se destacam nesse aspecto: os motores não geram barulho.

Ao mesmo tempo, não produzem grande quantidade de calor, justamente porque o motor não depende do mesmo sistema dos modelos convencionais, o que é um outro benefício para as metrópoles.

4. Boa eficiência energética

Os carros elétricos demandam o uso de energia que, a depender do tipo de fonte, podem acabar gerando um ou outro tipo de poluente. Porém, o aproveitamento desse tipo de modelo é alto, chegando a 90%.

Em comparação com um motor a combustão, esse valor é bastante significativo, já que estes aproveitam apenas 40% da energia gerada. 

É como ter dúvidas sobre a instalação de motores para portão ou não. Um motor pode trazer vantagens como segurança e comodidade, enquanto um portão comum vai realizar apenas a sua função de manter o imóvel devidamente fechado.

5. Alto desempenho

Ao contrário do que se imaginava, a tecnologia dos carros elétricos e híbridos se mostra cada vez melhor. Isso ajuda, por exemplo, no desempenho do automóvel. Isso porque o torque do propulsor do modelo elétrico é instantâneo, gerando a potência necessária.

Por todos esses motivos, os carros elétricos ganham cada vez mais destaque no mercado automobilístico, que não para de investir nesse tipo de modelo. Assim, a promessa é de que eles sejam cada vez melhores e mais vantajosos.

Considerações finais

A tecnologia é um dos elementos mais importantes para a sociedade, e ela pode ser vista, por exemplo, na fabricação e no aprimoramento dos carros elétricos. As vantagens desse tipo de veículo são cada vez mais visíveis e se tornam mais amplas e difundidas no mundo.

Dessa forma, tal como um aluguel de van com motorista é uma solução benéfica para quem precisa desse tipo de serviço, os carros elétricos são máquinas importantes para a sociedade, e vão conquistar o seu espaço merecido em pouco tempo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Marcações:

1 comentário em “Carro elétrico: Quais os benefícios de possuir um!”

  1. Pingback: Conheça o futuro para os postos de gasolina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.