Pular para o conteúdo

Conheça a ciclovia da Marginal pinheiros em são paulo

    ciclovia da Marginal Pinheiros

    Uma das ciclovias mais frequentadas de São Paulo, a ciclovia da Marginal Pinheiros também é uma das mais seguras para praticar o ciclismo

    Nos últimos anos, a cidade de São Paulo tem se adaptado para novos meios de transporte: os carros e os ônibus passaram a dividir o protagonismo das ruas com as bicicletas, que se tornaram um dos meios de transporte alternativos favoritos dos paulistanos.

    Por isso, alugar bicicleta em SP e encontrar lugares para fazer passeios se tornou algo fácil: existem diversos locais e aplicativos para alugar bikes e ainda mais lugares para passear com elas, como é o caso da ciclovia da Marginal Pinheiros, que se tornou popular entre os ciclistas que buscam relaxar com passeios, além de ser muito usada por quem se locomove para trabalhar na zona oeste da cidade.

    Por isso, conhecer a ciclovia da Marginal Pinheiros é imperdível para qualquer um que tenha o costume de andar de bicicleta em São Paulo ou queira começar a fazer isso. Saiba tudo sobre essa ciclovia agora!

    Benefícios de andar de bicicleta

    Trocar o carro pela bicicleta ou inseri-la em seu dia a dia como um exercício não é bom apenas para o meio ambiente: andar de bicicleta traz uma série de benefícios para a saúde física e mental!

    Além de emagrecer, já que a atividade queima calorias rapidamente, melhorar a musculatura do corpo — graças ao esforço feito na pedalada, as coxas e os glúteos são fortalecidos, ficando “durinhos” — e aumentar a força física, andar de bicicleta melhora a coordenação motora, sem prejudicar as articulações — ou seja, é uma atividade que pode ser praticada por pessoas de todas as idades —, atuando até mesmo para melhorar lesões ósseas e artrite.

    Pedalar também ajuda no controle do colesterol e da diabetes, além de melhorar a pressão arterial, já que esse exercício fortalece as veias e as artérias do corpo e aumenta o fôlego, evitando aquela sensação ofegante que toma conta de algumas pessoas após a prática de atividades físicas.

    Por último, andar de bicicleta aumenta o bem-estar, já que pedalar libera endorfina e serotonina, os hormônios responsáveis pela sensação de prazer, diminuindo a ansiedade e o estresse das pessoas que costumam pedalar.

    A ciclovia da Marginal Pinheiros

    Se você já se convenceu a andar de bicicleta, você provavelmente quer saber onde pode fazer isso. A ciclovia da Marginal Pinheiros é uma ótima opção tanto para os iniciantes nessa atividade quanto para os veteranos que procuram por novos lugares para pedalar.

    Com 30 km de extensão, a ciclovia, que também é conhecida como Rio Pinheiros, se inicia na Av. Miguel Yunes e vai até o Parque Villa Lobos, seguindo um caminho semelhante ao feito pela Linha Esmeralda da CPTM, e possui nove acessos em seu percurso: 

    • Rua Miguel Yunes, entre as estações Jurubatuba e Autódromo;
    • Estação Jurubatuba;
    • Estação Santo Amaro, com um acesso em cada margem do rio;
    • Ponte Laguna;
    • Passarela da EMAE, na estação Vila Olímpia;
    • Passarela do Parque do Povo;
    • Ponte Cidade Jardim;
    • Ponte Cidade Universitária.

    Além de seus acessos, que permitem que o ciclista comece a pedalar em qualquer um dos trechos do caminho — tanto indo quanto voltando, já que ela é dividida em dois lados —, a ciclovia chama atenção por ser totalmente plana, bem sinalizada e não possuir acesso para carros, o que a torna segura e evita acidentes de trânsito. 

    Outro ponto que chama atenção na ciclovia é a conexão tanto com a natureza quanto com as paisagens urbanizadas dos bairros paulistas. Localizada ao lado do Rio Pinheiros, árvores, flores e outras plantas nativas fazem parte do trajeto, que também permite que o ciclista observe os prédios construídos na Marginal Pinheiros e os diferentes estilos arquitetônicos presentes na cidade.
    Seguro para pessoas de todas as idades, o caminho também permite que o ciclista visite pontos da cidade: desde a Cidade Universitária, que possui museus, praças e eventos em seu interior, até shoppings, todos são acessíveis através da Ciclovia da Marginal Pinheiros, o que garante um passeio completo.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.