Pular para o conteúdo

Doenças bucais que mais causam perda de dentes e como evitá-las

    doenças bucais

    Algumas pessoas simplesmente não entendem como a saúde bucal é importante para ter uma boa qualidade de vida. Isso porque, devido a algumas doenças bucais, alguns pacientes chegam a perder seus dentes, como é o caso do câncer bucal

    Além da perda dos dentes, em alguns casos mais graves, esse câncer pode levar até mesmo à morte. 

    Fora esse caso mais grave, existem também outras doenças que são consideradas comuns, justamente por serem muito reincidentes. 

    Porém, elas podem fazer um grande estrago, não só no sorriso de uma pessoa, como também em sua saúde mental, já que o sorriso é uma parte importante na construção de uma boa autoestima. 

    Portanto, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito das principais doenças bucais, bem como entenda suas principais características, formas de evitá-las e tratá-las. 

    Para que assim, possa contar com dentes fortes e estéticos por toda a vida, sem precisar se preocupar em ter que colocar um implante dentário, por exemplo. 

    Quais são essas doenças bucais?

    A manutenção da saúde bucal é uma questão que deve ser levada a sério. Isso porque, os dentes e os tecidos bucais, como a gengiva, são extremamente importantes para atividades como a alimentação, mastigação e para a autoestima. 

    Dessa forma, é preciso estar atento a doenças que podem levar a queda dos dentes e a necessidade de realizar um implante de dente. Confira a seguir algumas dessas principais enfermidades. 

    1. Periodontite

    A periodontite, também conhecida como doença periodontal, nada mais é do que uma inflamação grave que acontece na gengiva. 

    Esse problema, a princípio, surge como uma gengivite que é o primeiro estágio. Sua evolução leva o paciente a desenvolver uma doença periodontal. 

    A gengivite, por sua vez, acontece devido a falta de higienização bucal. Dessa forma, microrganismos e bactérias acabam elevando a sua atuação e potencializando seus danos. 

    Então, isso pode causar sangramento nas gengivas, inchaço e sensibilidade nos dentes. Quando a gengivite não é tratada, ela torna-se a periodontite. 

    Em suma, uma vez que esse problema evolui, ele acaba causando a retração das gengivas, que vale lembrar, é o tecido responsável pela sustentação dos dentes. Sem sustentação, os dentes podem acabar caindo e então, o paciente necessitará de uma prótese dentária.

    1. Cárie

    As cáries são problemas bucais bem comuns e podem acontecer em adultos e crianças. Em suma, seu desenvolvimento acontece devido a falta de higiene bucal. 

    Assim como a gengivite, só que dessa vez, as bactérias focam em perfurar os dentes e ir corroendo-os cada vez mais, até que não seja mais possível salvá-los e então acabam caindo. 

    1. Bruxismo

    Por último, mas definitivamente não menos preocupante, também existe o bruxismo. Esse por sua vez é uma síndrome que pode ser causada por diversos fatores. Entre eles, é possível evidenciar, por exemplo, o estresse excessivo e a vida emocional descontrolada. 

    Todos esses fatores levam o paciente a ranger os dentes de forma inconsciente. Isso leva ao desgaste da arcada dentária, que por sua vez enfraquece os elementos dentários e os leva a cair ou precisar serem extraídos e substituídos por uma prótese fixa.

    Quais os sintomas dessas doenças?

    Cada doença tem seus sintomas. Portanto, confira a seguir alguns dos principais deles. O primeiro de todos diz respeito a periodontite que apresenta os seguinte sinais:

    • Gengiva inchada, vermelha e sensível;
    • Sangramento no momento da escovação e uso do fio dental;
    • Retração gengival;
    • Dentes com mobilidade ou espaços entre eles;
    • Pus e secreções entre os dentes e a gengiva;
    • Aftas;
    • Mau hálito persistente. 

    Depois disso, vem a cárie, que é conhecida como a doença bucal mais famosa do mundo e também, é uma das mais perigosas. Então, ela apresenta os seguintes sintomas.

    • Dores de dente – principalmente ao mastigar;
    • Ao comer alimentos doces e gelados, sentir uma sensibilidade;
    • Surgimento de pequenos furos escuros nos dentes;
    • Mau hálito;
    • Gengiva dolorida e inchada.

    Por último, mas não menos importante, vem o bruxismo, que assim como já visto, é conhecido como o hábito de ranger os dentes de forma involuntária e pode trazer diversos malefícios para a saúde bucal de um indivíduo. Veja os principais sintomas. 

    • Ranger ou apertar os dentes;
    • Dor de cabeça;
    • Dentes moles;
    • Zumbido no ouvido;
    • Incômodo no pescoço, na mandíbula e nos músculos do rosto;
    • Alteração do sono;
    • Estalos ao abrir ou fechar a boca.

    Desse modo, esses são todos os sinais apresentados para sempre ficar atento, caso esteja com alguma dessas doenças. 

    Então, caso queira descobrir mais sobre o tratamento e a prevenção dessas enfermidades, basta continuar a leitura. 

    Como tratá-las?

    O tratamento de cada uma dessas patologias bucais é feito de uma única forma. Entretanto, para iniciar o tratamento adequado, o caminho é o mesmo: solicitar a avaliação de um profissional dentista. 

    Apenas ele poderá indicar o melhor caminho a ser seguido pelo paciente. Para saber mais, pesquise por: “quanto custa um implante dentário”.

    Como podemos nos prevenir contra essas doenças?

    Para prevenir cerca de 90% de todas as doenças bucais e evitar não só problemas com a estética do sorriso, como também melhorar a qualidade de vida. 

    Então, é necessário tomar apenas três passos: Realizar a higienização adequada da boca, fazer consultas bimestrais de avaliação e acompanhamento com o dentista, e se alimentar de forma saudável. 
    Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *