Pular para o conteúdo

Lavando a roupa e os itens do bebê recém-nascido

    itens do bebê

    Saiba como lavar as roupas e os itens do bebê para garantir o cuidado com a pele sensível dele.

    Dos diversos cuidados que as mães precisam ter com um bebê recém-nascido, um deles é a forma de lavar roupas e os itens da criança. É comum surgir dúvidas se essas peças podem ou não serem lavadas com as roupas do restante da família e se existem produtos específicos. 

    Um dos motivos dessa preocupação é que a pele do bebê é extremamente sensível e mais propensa a desenvolver alergias, assaduras e dermatites. Por isso, é muito importante saber como lavar os itens do seu recém-nascido corretamente. 

    Apesar dos cuidados específicos, essa tarefa é mais simples do que parece. Então, acompanhe este artigo e confira todas as dicas na hora da lavagem das roupas. Boa leitura!

    Dicas para lavar a roupa e os itens do bebê recém-nascido corretamente 

    Para que você entenda cada processo, listamos as dúvidas mais comuns, acompanhada de dicas para lavar e higienizar todas as peças sem causar alergias e outros problemas para o seu bebê. Confira a seguir!

    Sabão 

    A escolha do sabão é um ponto muito importante na hora de lavar os itens do seu recém-nascido. Isso porque existem tipos diferentes de sabão e alguns deles são fortes demais e podem agredir a pele do bebê. 

    Nesse sentido, o melhor sabão para lavar as roupas do recém-nascido é aquele formulado especialmente para a pele das crianças — dermatologicamente e hipoalergenicamente testados. Alguns exemplos mais comuns são o sabão de coco ou o neutro, que tenham menos ácido e perfume para não causar alergias. 

    Lembre-se: nada de usar amaciantes, alvejantes, sabão em pó comum ou removedor de manchas!

    Seleção de peças para lavagem

    Geralmente, as mães não sabem exatamente quais peças de roupas da criança devem ser lavadas e com qual frequência essa higienização deve ocorrer. 

    Basicamente, todas as roupas que têm contato direto com a pele do bebê precisam ser lavadas. Desde lençóis de cama até roupinhas, lenços e paninhos usados para limpar o bebê. 

    Tudo isso precisa passar pelo processo de lavagem devido à exposição a sujeiras, ácaros e poeiras. Portanto, sempre lave as peças do bebê, quando usadas, e caso fiquem paradas por muito tempo no armário, lave antes do recém-nascido usar, para não irritar a pele com poeiras e outras bactérias.

    Cuidados com a máquina de lavar 

    Não há nenhuma contraindicação sobre lavar as roupas da criança na máquina. No entanto, é interessante ter alguns cuidados para não deixar a roupa em contato com peças e produtos que podem agredir a pele do bebê. 

    Por exemplo, separe as roupas por cor, dividindo as peças coloridas das brancas e pretas, lavando-as separadamente. Assim, é possível evitar que as roupas sejam manchadas ou acumulem pequenos pelos e linhas no tecido. 

    Outra dica é lavar apenas as roupas do bebê, sem misturar com as da família toda. Isso porque o produto que deve ser usado é específico para as crianças e, geralmente, as roupas dos adultos podem trazer mais micro-organismos e fragrâncias que não são adequadas para misturar com as peças do bebê. 

    Por fim, faça a lavagem na máquina de lavar no modo delicado. Isso reduz o ciclo de lavagem e ajuda a não danificar as peças. 

    Secagem e armazenamento das peças

    Agora que você sabe como lavar e cuidar dos itens do seu recém-nascido, é hora de aprender como lidar com o processo de secagem e armazenamento das peças. 

    As roupinhas das crianças podem ser centrifugadas normalmente na máquina e levadas à secadora, mas, para preservar a maciez do tecido das peças, é ideal deixar elas secarem naturalmente em um local arejado e fresco. Então, use a secadora apenas nos dias chuvosos ou frios.

    Para manter a higienização das roupas, guarde-as embaladas individualmente em sacos plásticos, principalmente as roupas de cama e as toalhas. Assim, tudo fica protegido de poeiras e micro-organismos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.