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O que são CTAs? Saiba como usar de forma eficaz?

    As chamadas para ação, ou CTAs, são fundamentais para o sucesso de qualquer campanha de marketing digital. Elas são responsáveis por direcionar o tráfego para um determinado objetivo e, consequentemente, converter leads em clientes.

    No entanto, muitas marcas cometem erros ao criar suas CTAs. Portanto, é importante lembrar que elas devem ser bem planejadas e pensadas para atender às necessidades do seu público-alvo.

    Neste artigo, vamos abordar o que são CTAs e como usá-las de forma eficaz para alavancar as suas campanhas digitais.

    O que são CTAs?

    Os CTAs, são ferramentas que instruem o usuário a tomar uma determinada ação, com o fim de ajudá-lo com conteúdos de um produto específico como motor para portão eletrônico, por exemplo. 

    Dessa forma, a intenção final seria baixar um arquivo, preencher um formulário ou até mesmo realizar a compra. Elas podem ser inseridas em qualquer tipo de conteúdo online e são essenciais para aumentar as taxas de conversão.

    As mesmas devem ser bem escritas e diretas, de modo que o usuário saiba exatamente o que precisa fazer, além disso, elas devem ser visíveis e facilmente identificáveis. Quando bem utilizadas, elas podem ter um impacto significativo nas taxas de cliques.

    Afinal, se você não tiver uma CTA em seu site ou blog, os visitantes provavelmente não farão nada além de olhar para o conteúdo e, em seguida, deixar sua página. Por isso, a CTA é importante, pois oferece aos seus visitantes uma razão específica para fazer algo, seja assinar um boletim informativo, comprar um produto ou serviço. 

    CTAs na jornada do cliente

    Na jornada do cliente, as (chamadas para ação) são fundamentais para direcionar o usuário a tomar a ação desejada. Elas devem ser bem planejadas e estratégicas, de acordo com o objetivo de cada etapa da jornada.

    As CTAs podem ser divididas em três grandes categorias: topo de funil, meio de funil e fundo de funil. Cada uma dessas categorias tem um objetivo diferente e, consequentemente, uma abordagem diferente.

    Topo do funil

    Nessa etapa, o objetivo é atrair o usuário para o site ou blog, com qualquer tipo de conteúdo gratuito, como um eBook ou webinar. Assim, será mais fácil capturar o e-mail do usuário para que possamos entrar em contato com ele posteriormente.

    Meio do funil

    O foco nessa fase é converter o usuário em um cliente potencial. Além disso, as CTAs geralmente oferecem algum produto ou serviço por um preço reduzido (ou mesmo gratuitamente).

    Para deixar esse conceito mais claro, imagine se o seu ramo for de Serviços de Caldeiraria, por exemplo, o objetivo aqui é fazer com que o usuário experimente nosso serviço para que possa avaliar se ele atende às suas necessidades.

    fundo do funil

    O propósito é converter o usuário em um cliente paying (ou seja, que está disposto a pagar pelo produto/serviço). Por isso, é importante oferecer descontos exclusivos para os clientes potenciais que estão mais avançados na jornada e, consequentemente, fechar a venda e conquistá-lo.

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    Como fazer uma CTA eficaz?

    Uma CTA eficaz deve ser clara, concisa e direta. Deve fornecer instruções simples sobre o que o leitor deve fazer a seguir e por que essa ação é importante. Para criá-las, siga estas dicas:

    1. Identifique o objetivo da sua CTA

    Verifique qual é a ação que você deseja que o seu leitor tome? Seja específico sobre o que você quer que ele faça, seja assinar um boletim informativo, baixar um ebook ou assistir a um vídeo.

    2. Use verbo de ação para impulsionar o clique

    As CTAs funcionam melhor quando elas incluem um verbo de ação, como “Baixe agora”, “Assine hoje” ou “Compre agora”. Isso faz com que as pessoas saibam exatamente o que precisam fazer e as motiva a realizá-la.

    3. Ofereça algo valioso em troca da ação solicitada

    Se uma empresa de coleta de lixo quer que as pessoas assinem seu boletim informativo,  certifique-se de oferecer conteúdo valioso em troca, como dicas úteis, descontos exclusivos ou conteúdo premium.

    Assim, se você estiver pedindo para as pessoas assistirem a um vídeo, certifique-se de que ele realmente vale a pena assistir e ofereça algo útil no final, como uma lista de verificação gratuita ou um cupom de desconto.

    4. Coloque sua CTA em destaque no seu site ou blogue

    A mesma não será muito eficaz se as pessoas não conseguirem encontrá-la facilmente. Coloque-a em um lugar visível em seu site ou blogue e certifique-se de destacá-la usando cores chamativas ou uma fontes grandes e bold (negrito). Além disso, evite colocar muitas CTAs juntas, pois isso pode tornar difícil para as pessoas decidirem qual clicar.

    5. Teste-a para garantir que esteja funcionando corretamente

    Não assume que sua CTA esteja funcionando bem apenas porque você acredita que ela é boa. Portanto, teste para ter certeza! Existem muitos testes A/B gratuitos online (comparando duas versões diferentes da mesma CTA) que podem te dizer qual versão está gerando mais cliques e conversões. 

    Dessa forma, executar testes A/B regulares é uma ótima maneira de garantir que suas CTAs estejam sempre funcionando da melhor maneira possível .

    Exemplos de CTAs bem sucedidas

    As chamadas para ação, são fundamentais para o sucesso de qualquer campanha de marketing digital. Afinal, essa é a principal forma de incentivar os seus potenciais clientes a tomarem uma ação desejada, seja baixar um e-book ou até mesmo comprar um produto.

    No entanto, é importante ter em mente que nem todas as CTAs são igualmente eficazes. Para garantir que a sua campanha atinja o seu potencial máximo, é essencial criar CTAs bem pensadas e relevantes para o seu público-alvo.

    Felizmente, nós separamos alguns exemplos de CTAs bem sucedidas para lhe inspirar na criação da sua própria campanha. Confira abaixo algumas das melhores maneiras de criar uma CTA eficiente:

    Seja específico sobre o que quer que seus visitantes façam

    Uma das principais razões pelas quais as CTAs falham é porque elas são muito vagas. Em vez de simplesmente pedir para os seus visitantes “clicarem aqui”, diga exatamente o que você quer que eles façam e por quê. Por exemplo, “Cadastre-se agora para receber nossas ofertas exclusivas” ou “Baixe nosso e-book gratuito sobre XYZ”.

    Quanto mais específico você for, maior será a probabilidade de as pessoas realmente tomarem a ação desejada.

    incentive seus visitantes com algo em troca

    Por fim, uma das melhores maneiras de fazer com que as pessoas sigam sua CTA é oferecer algo em troca. Imagine uma empresa que vende Carregador Florestal e pode ter um desconto em um produto futuro, um cupom de desconto para uma compra online, um presente grátis ou qualquer outra coisa que possa ser valiosa para seus potenciais clientes. 

    Além disso, certifique-se de destacar claramente o valor do incentivo em sua CTA, isso fará com que as pessoas percebam imediatamente quanto podem economizar caso sigam sua chamada à ação.

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