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Por que a separação de leads melhora sua estratégia de marketing?

    O marketing B2B está cada vez mais complexo. Com a proliferação de canais de marketing e aumento da concorrência, as empresas estão buscando formas de melhorar suas estratégias para atrair e reter clientes. Uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é separar os leads por segmento.

    A separação de leads permite que as empresas direcionem seus esforços para o público-alvo certo, o que resulta em uma campanha bem-sucedida e um ROI (retorno sobre o investimento) maior, sem que haja necessidade de utilizar fitas do bonfim para mudar essa situação.

    Neste artigo, vamos mostrar por que a separação de leads é importante para o marketing B2B e como fazer isso da maneira certa. Gostou da pauta? Então fique conosco!

    O que é um lead?

    Um lead é um possível cliente que demonstrou interesse em seus produtos ou serviços. Ele pode ser gerado de diversas maneiras, como através de uma landing page, um formulário de cadastro ou uma inscrição em um newsletter.

    Os leads precisam ser qualificados para determinar se são clientes em potencial. Portanto, é importante verificar se eles estão realmente interessados no que sua empresa oferece para traçar as melhores estratégias. 

    O que é a separação de leads?

    A separação é o processo de classificar os leads em grupos com base em seu potencial de compra. Isso permite que as empresas direcionem suas mensagens e ofertas para o público-alvo certo, o que aumenta as chances de conversões. 

    Além disso, facilita o gerenciamento de leads, pois os vendedores podem visualizar facilmente quais são os melhores candidatos para uma determinada oferta.

    Por que a separação de leads é importante para sua estratégia de marketing?

    Leads são o combustível que alimenta qualquer estratégia de marketing bem-sucedida, sendo tão importante quanto um inversor de frequência para um motor. A capacidade de identificar, segmentar e nutrir leads em diferentes estágios do funil de vendas é crucial para o sucesso a longo prazo.

    Infelizmente, muitas empresas ainda não separam seus leads de acordo com o estágio do funil. Isso significa que os esforços de marketing estão sendo direcionados indiscriminadamente, independentemente de onde eles estejam no processo de compra.

    Isso acaba sendo um desperdício de tempo, energia e dinheiro. Além disso, pode levar a uma diminuição da taxa de conversão geral, já que as mensagens não estão sendo direcionadas para o público certo.

    A separação dos leads permite que você crie conteúdo e campanhas específicas para cada etapa do funil. Isso garante que suas mensagens estejam sempre alinhadas com o que o potencial cliente está procurando e aumenta as chances de conversão.

    Vale ressaltar que esse processo facilita a identificação dos problemas em cada etapa do funil. Isso permite que você corrija esses problemas rapidamente e melhore a taxa de conversão global.

    Por fim, é possível medir o ROI (retorno sobre investimento) das campanhas de marketing. Com todas as métricas isoladas, fica mais fácil identificar quais campanhas estão funcionando e quais precisam ser melhoradas.

    Como você pode implementar uma estratégia de separação de leads em sua campanha?

    As campanhas de marketing são, naturalmente, focadas em atrair o maior número possível de leads qualificados. No entanto, é igualmente importante ter uma estratégia para separá-los em diferentes grupos, de acordo com o seu potencial e interesse. 

    Dessa forma, uma estratégia de separação de leads bem implementada pode fazer uma enorme diferença para os resultados da sua campanha. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a implementar uma estratégia bem-sucedida:

    1. Crie um formulário de inscrição claro e conciso

    O primeiro passo é ter um formulário de inscrição claro e conciso que solicite apenas as informações necessárias para classificar o lead. Além disso, você pode solicitar detalhes adicionais mais tarde, quando o potencial cliente estiver mais engajado com a sua marca. 

    Mas lembre-se de não criar um formulário longo e complexo, pois você vai acabar assustando os leds antes mesmo de iniciar o processo.

    2. Ofereça opções de inscrição diferentes

    Oferecer diferentes tipos de inscrições também pode ser útil para classificar os leads. Por exemplo, você pode oferecer uma inscrição gratuita para um e-book ou palestra sobre uma balança industrial digital

    Outra forma é solicitar um pagamento antecipado para um curso online ou evento presencial. Isso permite que você segmente os leads com base no seu nível de interesse e disponibilidade financeira.

    3. Utilize perguntas adicionais no formulário

    Lembre-se de colocar perguntas adicionais no formulário para identificar as necessidades específicas do usuário. Por exemplo, você pode ter um campo que pergunte qual é a principal preocupação do cliente que deseja comprar uma lavadora de piso, com as opções “orçamento”, “disponibilidade”. 

    Essas respostas podem ser usadas para redirecionar automaticamente os leads para conteúdo relevante após o preenchimento do formulário.

    4. Ofereça descontos progressivos

    Outra maneira interessante de segmentar seus clientes em potencial é oferecendo descontos progressivos nas etapas subsequentes da compra . Por exemplo, você pode oferecer 10% off na inscrição inicial , 20% na confirmação da compra e 30%  no pagamento final . 

    Essa abordagem geralmente funciona melhor quando houver múltiplos produtos / serviços envolvidos, pois isso incentiva o lead a continuar avançando na jornada de compra.

    5. Identifique os clientes potenciais

    Um fator importante a ser considerado é a identificação de leads que possuem maior potencial de conversão, ou seja, aqueles que estão mais próximos da jornada final do comprador.

    Afinal, um lead que acabou de acessar sua página de destino provavelmente não está pronto para comprar, mas um usuário que já baixou vários de seus materiais provavelmente está mais perto de tomar a decisão final.

    Dessa forma, pode valer a pena capturar dados adicionais para aumentar o valor percebido da oferta e, assim, converter leads em prospects.

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