Pular para o conteúdo

Psicologia aponta o que atrai ou afugenta consumidores

    Mulher olha produtos em loja

    As pessoas tendem a comprar mais quando são influenciadas por outras opiniões

    No momento das compras, existem diversos fatores que levamos em consideração antes de realmente levar o item. Como exemplos, temos o valor, o desconto em produtos, a qualidade e até mesmo os benefícios aplicados, como cashback e frete grátis. Mas será que são mesmo esses os pontos que atraem a atenção do consumidor? 

    O mercado está cada vez mais competitivo e acirrado. Conquistar a atenção e atrair os consumidores é uma luta frequente para os comerciantes. Tanto os que trabalham em estabelecimentos físicos quanto os do ambiente digital passam por esse desafio. Por isso, é importante entender sobre a psicologia das compras. Saber o que afeta diretamente o consumidor, seja de forma positiva ou negativa, ajuda a alavancar as vendas.

    Afinal, o que atrai ou afugenta os consumidores?

    Existem vários pontos de influência que a psicologia aponta sobre o comportamento de quem está apto a consumir algum produto. Essas informações são valiosas, pois podem definir quem será o mais indicado para fazer o cliente aceitar e comprar o produto.

    Identificação social

    O primeiro ponto a ser considerado é o papel social daquele consumidor e da marca. Os indivíduos tendem a escolher produtos e marcas que façam parte do ambiente social deles, da rotina e da cultura. Daí vem o termo “identificação”.

    É importante conhecer a fundo seu cliente, saber quais círculos sociais ele frequenta, a profissão, os relacionamentos. Não é possível fazer isso com cada um, mas, sim, entender, de forma geral, o perfil do consumidor. Assim, fica mais fácil criar um ambiente favorável à realidade deles, incentivando a compra por meio de conceitos em que ele acredita e da sua vivência cotidiana. 

    Tendências

    Outro ponto importante ligado à atração de consumidores são as tendências. Acompanhar o que está surgindo e o que vira moda é fundamental para conseguir mais atenção de potenciais clientes. 

    As tendências ditam o que vende mais e ajudam a persuadir os consumidores. Como os produtos estarão em alta nas redes sociais, por exemplo, as pessoas serão influenciadas por anúncios, artigos ou outros posts que as levarão a pensar mais positivamente sobre a compra. Por isso, investir em tendências é um ótimo negócio. Fica mais fácil reter os clientes fiéis e ainda conseguir a atenção de novas pessoas. 

    Prova social

    Vivemos em um mundo globalizado, e que vive de influências. O Brasil, por exemplo, é considerado o país com mais influenciadores digitais no mundo. Isso mostra o quanto somos cativados pela opinião alheia.

    Quando o assunto é consumo, não é diferente. Os consumidores costumam pesquisar opiniões de outros compradores antes de realmente adquirir um produto. Além disso, muitas vezes são influenciados pelo que outras pessoas afirmam. Por vezes, as pessoas nem têm a intenção de comprar, mas acabam comprando apenas devido a uma experiência de compra positiva vista em outro indivíduo.

    Por isso, é importante investir em qualidade e na entrega dos produtos e serviços, garantindo que os clientes tenham uma boa experiência para passar adiante. Além disso, acionar influencers para falar do produto pode ser uma ótima ferramenta de marketing, desde que seja criada uma boa estratégia por trás da campanha. 

    3 dicas práticas para atrair mais consumidores

    Confira como alguns pontos de atenção podem fazer a diferença nas suas vendas.

    1. Dígito da esquerda

    Reduzir o dígito da esquerda é uma técnica utilizada há muitos anos, e continua funcionando na mente do consumidor. A ideia é causar uma percepção de que o produto é mais barato, mesmo sendo um valor quase insignificante. 

    Então, troque o R$ 10 por R$ 9,99 e até valores maiores, como R$ 500, por R$ 499,90. Aplique nos seus produtos e faça o teste.

    1. Mencione o valor por dia

    Muitas vezes, um número grande assusta. Por isso, divida o valor por dia e, se for possível, faça comparações com itens supérfluos, do dia a dia. Assim, o cliente vai entender o quanto estará poupando por dia. Por exemplo, em vez de dizer que um serviço custa R$ 90, diga que ele custa apenas R$ 3 reais por dia, mais barato do que um cafezinho na padaria. 

    1. Aplique porcentagem em descontos

    Para finalizar, vale dizer que as porcentagens são muito mais eficientes do que o desconto em reais. Por isso, em vez de dizer que o produto está R$ 20 mais barato, coloque a porcentagem do desconto, 15% off, por exemplo.

    Essas dicas são muito úteis e influenciam diretamente a mente dos consumidores. São gatilhos da psicologia que auxiliam a melhorar as vendas e a levar resultados positivos para os comerciantes e as empresas.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *