Pular para o conteúdo

Python para quem está começando: qual a melhor alternativa?

python

Todo mundo que quer ser um grande desenvolvedor de sucesso, porém muitos se perguntam sobre qual linguagem de programação deverá ser aprendida primeiro.

Não existe uma resposta certa, mas podemos ter certeza de que não importa o que você escolher, aprender Python é sempre uma opção. De acordo com a Stack Overflow 2020 Developer Survey, uma pesquisa anual que mapeia o uso global de recursos de programação.

Portanto, a linguagem de programação Python é a quarta linguagem mais utilizada pelos programadores.

Se você deseja construir um projeto usando essa tecnologia, você pode aprender sobre ela através de um bom Curso de Python, com ele você vai explorar as melhores maneiras de entender sobre essa programação.

O que é Python e para que serve?

Podemos definir que o Python é uma linguagem de alto nível. Aqueles que possuem uma sintaxe próxima a uma linguagem escrita. Isso significa que ele usa recursos de script e é orientado a objetos.

Ele foi criado em 1992 pelo matemático e programador Guido Van Rossum. Embora muitos comparam seu nome a um réptil devido à pronúncia familiar (Python), seu nome é em homenagem ao seriado britânico Monty Python.

Ele é uma linguagem muito flexível, você pode usá-la de várias maneiras, como:

• Criar aplicações web utilizando o framework Django;

• Construir projetos utilizando recursos de machine learning e inteligência artificial utilizando bibliotecas conhecidas como Keras ou Scikit-Learn;

• Realize análise de dados com a biblioteca NumPy, visualização de dados Pandas e Matplotlib.

Como aprender a programar em Python?

Com o objetivo de aprender mais sobre essa linguagem, você deve se comprometer a entender a teoria e executar comandos na prática. Apesar de ser considerado fácil de entender, é preciso ter cuidado.

Abaixo, listamos alguns métodos que podem te ajudar nessa tarefa, confira:

Busque conhecimento técnico

Ter uma base teórica sólida é a primeira dica para construir um conhecimento sobre o assunto. Dentro da Internet, você pode encontrar diversas informações interessantes. Ainda assim, quando começamos, era difícil dizer se os números eram reais.

Nesse caso, é importante usar conteúdo de uma fonte segura como python.org ou python.org.br. Lá você encontrará informações em português.

Você também pode encontrar uma determinada documentação completa, saber mais sobre a história do idioma e conferir as novidades.

O melhor de tudo, você pode contar com uma grande comunidade ativa e engajada dentro do Python.

Aprenda a programar fazendo

De acordo com a pirâmide de aprendizado, quando praticamos algo, 80% do nosso aprendizado se torna realmente eficaz.

Ainda de acordo com a Stack Overflow Developer Survey 2020, os profissionais que se especializam nessa linguagem de programação podem ganhar um salário médio anual de mais de US$ 55.000.

No entanto, se levarmos em conta a volatilidade da demanda por desenvolvedores de um determinado idioma e os países em que são contratados, esse valor pode variar muito.

Então o ideal é encontrar alguma forma de começar a codificar. Neste caso, haverá duas opções:

1) Instale o Python no seu computador

2) Programe na nuvem usando o Jupyter ou o Google Notebook Collaboratory.

O Jupyter Notebook tem um aplicativo da Web de código aberto que tem o objetivo de permitir que os usuários possam criar e compartilhar código interativo.

O Google Collaboratory também tem um ambiente que fica armazenado dentro da nuvem.

Lá você pode salvar seus projetos com segurança em um ambiente totalmente online e economizar o tempo necessário para o processo de instalação offline.

Inscreva-se para um bootcamp de codificação

Os bootcamps podem ser sua porta de entrada para informações exclusivas, orientação especializada e até mesmo compartilhar um determinado conhecimento com outras pessoas.

O processo de aprendizagem nessas atividades é baseado em novas abordagens que combinam prática e teoria, simulando problemas do mundo real. Desta forma, ao final do curso, os alunos serão capazes de colocar todas as suas ideias em prática.

O que o Python pode fazer?

Uma vez que essa linguagem de programação seja aprendida, os desenvolvedores poderão ganhar mais liberdade com seu código e conexões.

Os aplicativos são variados e devem ser usados ​​para resolver seu problema. Com ele você pode:

• Use Django para construir um site backend;

• Análise de dados mais confiável com Numpy e Pandas;

• Desenvolver projetos de IA usando Scikit Learn e Keras;

• Escreva jogos usando PyGames.

Com essa flexibilidade de aplicação, é um dos motivos pelos quais a grande maioria dos Cursos de Python são importantes para o seu currículo. Isso o ajudará a subir de nível rapidamente como programador.

Por que aprender Python?

É uma linguagem fácil de aprender, você já a conhece. Um conhecimento básico de inglês será totalmente suficiente no objetivo de compreender a lógica por trás dessa linguagem técnica.

Mas há outros motivos que fazem do Python uma das escolhas mais utilizadas pelos desenvolvedores em seus projetos.

Veja alguns motivos:

• Velocidade e estabilidade de aplicativos da web: essa linguagem possui uma biblioteca de frameworks para criar sites poderosos e bonitos, como Instagram ou Pinterest.

• Aprendizado de máquina: com outras bibliotecas de aprendizado de máquina, os programadores podem atribuir recursos de IA nativos, como NPL ou linguagens de processamento natural.

• Facilidade de teste: O framework Python integra elementos de teste. Além disso, os profissionais podem anexar módulos que auxiliam nessa tarefa.

• Computação Gráfica: você tem o objetivo de aprender a programar para criar jogos? Portanto, o Python pode lhe ajudar. Com ele, você pode utilizar diversos módulos para simplificar todo o seu processo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.